...
quarta-feira ,6 dezembro 2023
Home / Noticias / Governo cria comitê de crise para restabelecer comunicação no RS

Governo cria comitê de crise para restabelecer comunicação no RS

Repro­dução: © Defe­sa Civil/RS

Chuvas intensas atinigram 98 municípios


Pub­li­ca­do em 13/09/2023 — 09:11 Por Fabi­o­la Sin­im­bu — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

O Min­istério das Comu­ni­cações criou comitê de crise para apoiar o Rio Grande do Sul no resta­b­elec­i­men­to dos serviços de tele­co­mu­ni­cações e nas ações human­itárias nas áreas atingi­das pelo ciclone extra­t­rop­i­cal, que afe­tou grande parte do esta­do no iní­cio do mês. A por­taria pub­li­ca­da neste quar­ta-feira (13), no Diário Ofi­cial da União esta­b­elece que o cole­gia­do atu­ará até que a situ­ação seja total­mente nor­mal­iza­da na região, sem pra­zo de duração.

“Não ire­mos des­cansar enquan­to não estiv­er asse­gu­ra­da a vol­ta à nor­mal­i­dade para a região Sul”, garan­tiu o min­istro das Comu­ni­cações, Jusceli­no Fil­ho, ao destacar a importân­cia da comu­ni­cação para que as equipes de apoio human­itário pos­sam atu­ar. “A comu­ni­cação, espe­cial­mente pela inter­net, tam­bém é um dire­ito que deve­mos asse­gu­rar a todos”.

Des­de o dia 4 de setem­bro, chu­vas inten­sas e enchentes atin­gi­ram 98 municí­pios no esta­do provo­can­do 47 mortes, até o bal­anço divul­ga­do pela Defe­sa Civ­il, nes­ta man­hã. Nove pes­soas estão desa­pare­ci­das e 342.605 pre­cisam de assistên­cia.

Nos primeiros dias após o desas­tre nat­ur­al, o número de pes­soas desabri­gadas chegou a 4.794, mas con­forme a aju­da foi chegan­do, esse número já diminuiu para 2.318. O Min­istério das Comu­ni­cações anun­ciou que 39 cidades tiver­am o sinal de tele­fo­nia móv­el afe­ta­dos, que foram resta­b­ele­ci­dos nos dias seguintes. Além dis­so tam­bém foram insta­l­adas 13 ante­nas de conexão ban­da larga via satélite nos municí­pios de Encan­ta­do, Roca Sales, Muçum, San­ta Tereza, Lajea­do e Arroio do Meio, com o obje­ti­vo de mel­ho­rar a conec­tivi­dade durante o proces­so de recon­strução da região.

O comitê de crise será coor­de­na­do pelo min­istro das Comu­ni­cações, e terá a par­tic­i­pação de out­ros seis inte­grantes da pas­ta, além de dois rep­re­sen­tantes da Agên­cia Nacional de Tele­co­mu­ni­cações (Ana­tel) e dois da Empre­sa Brasileira de Cor­reios e Telé­grafos.

A atu­ação do grupo tem como obje­tivos lev­an­tar infor­mações e esta­b­ele­cer pri­or­i­dades sobre os danos cau­sa­dos aos sis­temas de tele­co­mu­ni­cações, além de coor­denar doações e a prestação de apoio logís­ti­co para o atendi­men­to das neces­si­dades da pop­u­lação atingi­da pelos efeitos do ciclone.

Segun­do infor­mou o min­istério, uma primeira reunião emer­gen­cial já mobi­li­zou o setor de tele­co­mu­ni­cações e envolveu as empre­sas que oper­am na região. De acor­do com a pas­ta, além das ações emer­gen­ci­ais, como a lib­er­ação do roam­ing (área de cober­tu­ra) e o resta­b­elec­i­men­to dos serviços, as oper­ado­ras tam­bém estão con­tribuin­do com os seus braços soci­ais em ações human­itárias como doação de água, ali­men­tos e roupas.

Edição: Valéria Aguiar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

O que é o sal-gema e por que sua extração gerou problemas em Maceió?

Repro­dução: © Tawatchai/Frepik Produto é usado na produção de soda cáustica e bicarbonato de sódio …