...
sábado ,25 janeiro 2025
Home / Política / Governo de São Paulo cria gabinete de crise para combate a incêndios

Governo de São Paulo cria gabinete de crise para combate a incêndios

Repro­dução: © Defe­sa Civ­il SP/Divulgação

Estradas são interditadas e 30 municípios estão em alerta máximo


Publicado em 24/08/2024 — 10:28 Por Pedro Peduzzi — Repórter da Agência Brasil — Brasília

ouvir:

Os inten­sos incên­dios que estão assolan­do o inte­ri­or de São Paulo levaram o gov­er­no local a cri­ar um gabi­nete de crise para geren­ciar ações de mon­i­tora­men­to e de con­t­role da situ­ação. De acor­do com o Cen­tro de Geren­ci­a­men­to de Emergên­cia (CGE) da Defe­sa Civ­il, há focos ativos de incên­dio em 30 cidades, moti­vo pelo qual foi esta­b­ele­ci­do aler­ta máx­i­mo para grandes queimadas nes­sas local­i­dades.

“São local­i­dades que estão com baixa umi­dade do ar e risco ele­va­do com a onda de calor que atinge todo o esta­do”, infor­mou, em nota, o gov­er­no do esta­do.

“Há riscos de ess­es incên­dios serem poten­cial­iza­dos por rajadas de ven­tos, atingin­do grandes áreas de veg­e­tação nat­ur­al – além de emi­tirem “fumaça den­sa e tóx­i­ca que prej­u­di­ca o meio ambi­ente e a saúde humana, cau­san­do prob­le­mas ao sis­tema res­pi­ratório e des­or­dens car­dio­vas­cu­lares.”

A fumaça tem se espal­ha­do por diver­sas áreas do esta­do, e há reg­istros de umi­dade rel­a­ti­va do ar abaixo dos 20%, além de calor bas­tante inten­so – o que prej­u­di­ca ain­da mais a situ­ação. Segun­do o gov­er­no de São Paulo, dois fun­cionários de uma usi­na em Urupês mor­reram ten­tan­do com­bat­er um incên­dio.

Alguns incên­dios de grande porte levaram o gov­er­no local a inter­di­tar algu­mas rodovias, o que acabou por impactar “sig­ni­fica­ti­va­mente” o trá­fi­co em várias regiões. Aler­tas foram emi­ti­dos sug­erindo aos motoris­tas que evitem algu­mas rotas, e que se atu­al­izem con­stan­te­mente sobre as condições de tráfego no tra­je­to, antes de pegarem estra­da.

“A prin­ci­pal recomen­dação é evi­tar atrav­es­sar áreas com corti­nas de fumaça e fogo. Caso não haja essa pos­si­bil­i­dade, reduza a veloci­dade, man­ten­ha os faróis baixos ace­sos e uma dis­tân­cia segu­ra do veícu­lo à frente”, diz a nota do gov­er­no de São Paulo.

Alerta máximo

Os municí­pios em aler­ta máx­i­mo para incên­dios são: Alumínio, Araraquara, Bernardi­no de Cam­pos, Boa Esper­ança do Sul, Doura­do, Iacan­ga, Itápo­lis, Iti­rap­ina, Jaú, Lucélia, Monte Ale­gre do Sul, Monte Azul Paulista, Nova Grana­da, Piraci­ca­ba, Pira­po­ra do Bom Jesus, Pitangueiras, Poloni, Pom­peia, Pon­tal, Pres­i­dente Epitá­cio, Sabi­no, Salmourão, San­to Antônio da Ale­gria, San­to Antônio do Aran­can­guá, São Bernar­do do Cam­po, São Simão, Sertãoz­in­ho, Taquar­itu­ba, Tor­rin­ha e Ubarana.

Edição: Valéria Aguiar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Famílias de 1,1 mil candidatos eleitos têm Bolsa Família cancelado

Medida segue regras de acesso ao programa, explica governo Lucas Pordeus León — Repórter da …