...
segunda-feira ,9 setembro 2024
Home / Noticias / Governo do Rio entrega 1º trecho revitalizado do bonde de Santa Teresa

Governo do Rio entrega 1º trecho revitalizado do bonde de Santa Teresa

Repro­dução: © Tânia Rêgo/Agência Brasil

Trajeto foi liberado para moradores, que têm embarque gratuito


Publicado em 29/08/2024 — 09:08 Por Douglas Corrêa — Repórter da Agência Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

O primeiro tre­cho das obras de revi­tal­iza­ção do sis­tema de bon­des de San­ta Tere­sa, no ramal Paula Mat­tos, foi inau­gu­ra­do de for­ma exper­i­men­tal. A par­tir des­ta quar­ta-feira (28), foi ini­ci­a­do o tra­je­to entre o Largo dos Guimarães e o Pos­to de Saúde Ernani Agrí­co­la, de segun­da a sex­ta-feira, das 8h às 9h, ape­nas para moradores, que têm gra­tu­idade no embar­que.

Com inves­ti­men­to de cer­ca de R$ 70 mil­hões, as obras de revi­tal­iza­ção do sis­tema de bon­des foram ini­ci­adas em janeiro deste ano.

As inter­venções aten­dem a uma reivin­di­cação anti­ga da pop­u­lação, que aguar­da a retoma­da dos ramais Paula Mat­tos e Sil­vestre há mais de dez anos. “É uma ale­gria faz­er essa entre­ga. Hoje, com­ple­tam 13 anos do aci­dente que viti­mou seis pes­soas aqui. Eu não ten­ho dúvi­da que o povo de San­ta Tere­sa gan­ha demais, assim como o tur­is­mo. Opta­mos, com a inau­gu­ração deste ramal, por aten­der quem mora aqui, que pre­cisa sair daqui para tra­bal­har, quem depende do bonde para voltar para casa e ir ao médi­co”, disse o gov­er­nador Cláu­dio Cas­tro.

Cer­ca de 40 mil pes­soas que moram em San­ta Tere­sa serão ben­e­fi­ci­adas com a revi­tal­iza­ção do tra­je­to. Em jul­ho, foram reg­istra­dos cer­ca de 67 mil embar­ques no bonde. Atual­mente, as obras ocor­rem em dois ramais e o próx­i­mo a ser inau­gu­ra­do é o Sil­vestre, que faz a lig­ação entre o Bond­in­ho do Cristo e San­ta Tere­sa.

O secretário de Trans­porte e Mobil­i­dade Urbana, Wash­ing­ton Reis, afir­mou que o momen­to sim­boliza novo capí­tu­lo na história do bonde. “Esta­mos falan­do de uma espera de mais de dez anos. A oper­ação desse tre­cho será fun­da­men­tal para aten­der tan­to quem tra­bal­ha no pos­to quan­to quem pre­cisa ir até o local para rece­ber atendi­men­to. Vamos seguir avançan­do para entre­gar o tra­je­to orig­i­nal com­ple­to à pop­u­lação, até o Sil­vestre”, desta­cou.

Às vésperas do aniver­sário desse meio de trans­porte, que com­ple­tará 128 anos no próx­i­mo domin­go (1º), muitas mudanças já são visíveis. Além do incre­men­to no quadro profis­sion­al, que des­de abril con­ta 34 novos fun­cionários (16 motorneiros, 16 aux­il­iares e dois super­vi­sores), mais de mil met­ros da via per­ma­nente e da rede aérea já foram total­mente ren­o­va­dos.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Bonde de Santa Teresa é tema do Festival Arte de Portas Abertas no Rio

Repro­dução: © Alexan­dre Macieira/Divulgação Evento ocorre neste fim de semana e no próximo Publicado em …