...
sábado ,15 junho 2024
Home / Mulher / Governo e FAO preparam lançamento do Observatório das Mulheres Rurais

Governo e FAO preparam lançamento do Observatório das Mulheres Rurais

Repro­du­ção: © Tomaz Silva/Agência Bra­sil

Programa é destinado a mulheres que se dedicam ao agronegócio no país


Publi­ca­do em 20/03/2022 — 19:49 Por Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

O gover­no bra­si­lei­ro e as Nações Uni­das para a Ali­men­ta­ção e a Agri­cul­tu­ra (FAO) devem lan­çar em abril o Obser­va­tó­rio das Mulhe­res Rurais do Bra­sil, um pro­gra­ma des­ti­na­do às mulhe­res que se dedi­cam ao agro­ne­gó­cio no país. O pro­je­to está em fase final de ela­bo­ra­ção e faz par­te de uma par­ce­ria entre a Embra­pa, o Minis­té­rio da Agri­cul­tu­ra e a FAO. 

O obser­va­tó­rio vai reu­nir estu­dos, arti­gos, dados, publi­ca­ções e even­tos espe­cí­fi­cos para as agri­cul­to­ras, que estão pre­sen­tes em todas as cadei­as pro­du­ti­vas do agro bra­si­lei­ro. Com a reu­nião das infor­ma­ções será pos­sí­vel ela­bo­rar polí­ti­cas públi­cas espe­cí­fi­cas para esse públi­co, como estu­dos soci­o­e­conô­mi­cos e ava­li­a­ção de impac­to de pro­gra­mas desen­vol­vi­dos.

De acor­do com Cris­ti­na Arza­be, pes­qui­sa­do­ra da Embra­pa, a reu­nião de infor­ma­ções rele­van­tes em um úni­co local per­mi­ti­rá iden­ti­fi­car ten­dên­ci­as e cená­ri­os futu­ros para per­mi­tir o pre­pa­ro das agri­cul­to­ras para desa­fi­os e opor­tu­ni­da­des.

“É um esfor­ço con­jun­to que visa obter uma visão sis­tê­mi­ca das con­di­ções das mulhe­res rurais e periur­ba­nas, uma vez que temos dife­ren­tes rea­li­da­des no nos­so país devi­do às suas dimen­sões con­ti­nen­tais”, afir­mou.

A coor­de­na­do­ra-geral de coo­pe­ra­ti­vis­mo do Minis­té­rio da Agri­cul­tu­ra, Fabi­a­na Dur­gant, ava­lia que o Bra­sil e o mun­do reco­nhe­cem a bus­ca pela igual­da­de de gêne­ro e a impor­tân­cia das mulhe­res que tra­ba­lham no cam­po.

“Tam­bém será pos­sí­vel ter uma visão mais cla­ra da par­ti­ci­pa­ção e da orga­ni­za­ção das mulhe­res no agro e como elas con­tri­bu­em para o desen­vol­vi­men­to sus­ten­tá­vel”, comen­tou.

Con­for­me o Cen­so Agro­pe­cuá­rio 2017, o mais recen­te cole­ta­do pelo Ins­ti­tu­to Bra­si­lei­ro de Geo­gra­fia e Esta­tís­ti­ca (IBGE), a par­ti­ci­pa­ção de mulhe­res na dire­ção dos esta­be­le­ci­men­tos agro­pe­cuá­ri­os aumen­tou entre 2006 e 2017, pas­san­do de 12,7% para 18,7% do total de 5,056 milhões de pro­du­to­res.

*Com infor­ma­ções da FAO

 

Edi­ção: Maria Clau­dia

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Quadrilha que lavava dinheiro do tráfico é alvo de operação da PF

Repro­du­ção: © Polí­cia Fede­ral Grupo criminoso agia no estado de Minas Gerais Publicado em 11/06/2024 …