...
domingo ,27 abril 2025
Home / Mulher / Governo e FAO preparam lançamento do Observatório das Mulheres Rurais

Governo e FAO preparam lançamento do Observatório das Mulheres Rurais

Repro­dução: © Tomaz Silva/Agência Brasil

Programa é destinado a mulheres que se dedicam ao agronegócio no país


Pub­li­ca­do em 20/03/2022 — 19:49 Por Agên­cia Brasil — Brasília

O gov­er­no brasileiro e as Nações Unidas para a Ali­men­tação e a Agri­cul­tura (FAO) devem lançar em abril o Obser­vatório das Mul­heres Rurais do Brasil, um pro­gra­ma des­ti­na­do às mul­heres que se dedicam ao agronegó­cio no país. O pro­je­to está em fase final de elab­o­ração e faz parte de uma parce­ria entre a Embra­pa, o Min­istério da Agri­cul­tura e a FAO. 

O obser­vatório vai reunir estu­dos, arti­gos, dados, pub­li­cações e even­tos especí­fi­cos para as agricul­toras, que estão pre­sentes em todas as cadeias pro­du­ti­vas do agro brasileiro. Com a reunião das infor­mações será pos­sív­el elab­o­rar políti­cas públi­cas especí­fi­cas para esse públi­co, como estu­dos socioe­conômi­cos e avali­ação de impacto de pro­gra­mas desen­volvi­dos.

De acor­do com Cristi­na Arz­abe, pesquisado­ra da Embra­pa, a reunião de infor­mações rel­e­vantes em um úni­co local per­mi­tirá iden­ti­ficar tendên­cias e cenários futur­os para per­mi­tir o preparo das agricul­toras para desafios e opor­tu­nidades.

“É um esforço con­jun­to que visa obter uma visão sistêmi­ca das condições das mul­heres rurais e peri­ur­banas, uma vez que temos difer­entes real­i­dades no nos­so país dev­i­do às suas dimen­sões con­ti­nen­tais”, afir­mou.

A coor­de­nado­ra-ger­al de coop­er­a­tivis­mo do Min­istério da Agri­cul­tura, Fabi­ana Dur­gant, avalia que o Brasil e o mun­do recon­hecem a bus­ca pela igual­dade de gênero e a importân­cia das mul­heres que tra­bal­ham no cam­po.

“Tam­bém será pos­sív­el ter uma visão mais clara da par­tic­i­pação e da orga­ni­za­ção das mul­heres no agro e como elas con­tribuem para o desen­volvi­men­to sus­ten­táv­el”, comen­tou.

Con­forme o Cen­so Agropecuário 2017, o mais recente cole­ta­do pelo Insti­tu­to Brasileiro de Geografia e Estatís­ti­ca (IBGE), a par­tic­i­pação de mul­heres na direção dos esta­b­elec­i­men­tos agropecuários aumen­tou entre 2006 e 2017, pas­san­do de 12,7% para 18,7% do total de 5,056 mil­hões de pro­du­tores.

*Com infor­mações da FAO

 

Edição: Maria Clau­dia

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Samba na Gamboa homenageia Monarco com especial neste domingo

Filho do portelense, cantor Mauro Diniz está no programa da TV Brasil EBC Pub­li­ca­do em …