...
sexta-feira ,19 abril 2024
Home / Noticias do Mundo / Governo espera que brasileiros deixem Gaza “em breve”, diz embaixador

Governo espera que brasileiros deixem Gaza “em breve”, diz embaixador

Repro­du­ção: © REUTERS/Arafat BarbakhREUTERS/Arafat Bar­bakh

Listas de estrangeiros começaram a ser divulgadas nesta quarta


Publi­ca­do em 01/11/2023 — 10:46 Por Lucas Por­deus León – Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

ouvir:

O gover­no bra­si­lei­ro espe­ra que novas lis­tas de estran­gei­ros auto­ri­za­dos a dei­xar a Fai­xa de Gaza con­tem­plem o gru­po de 34 bra­si­lei­ros que aguar­da no sul do encla­ve, há mais de 26 dias, para dei­xar o ter­ri­tó­rio pales­ti­no.

“Novas lis­tas serão publi­ca­das em bre­ve e nos­sos bra­si­lei­ros devem estar nelas”, afir­mou o embai­xa­dor do Bra­sil na Repre­sen­ta­ção do Bra­sil em Rama­la, Ale­xan­dro Can­de­as.

Na manhã des­ta quar­ta-fei­ra (1°), um gru­po de 450 estran­gei­ros foi auto­ri­za­do a dei­xar a Fai­xa de Gaza pela pri­mei­ra vez des­de o iní­cio das atu­ais hos­ti­li­da­des no Ori­en­te Médio, em 7 de outu­bro.

Segun­do o Ita­ma­raty, são pes­so­as da Aus­trá­lia, Áus­tria, Bul­gá­ria, Fin­lân­dia, Indo­né­sia, Jor­dâ­nia, Japão e Repú­bli­ca Tche­ca, além de pro­fis­si­o­nais da Cruz Ver­me­lha e de orga­ni­za­ções não gover­na­men­tais (ONGs).

O menino palestino Ameer Joma, que ficou ferido em um ataque israelense, espera com seu pai em uma ambulância para ser transportado para tratamento em um hospital egípcio, no posto fronteiriço de Rafa, no sul da Faixa de Gaza, em 1º de novembro de 2023. REUTERS/Arafat Barbakh
Repro­du­ção: Feri­dos dei­xam Gaza e são leva­dos para hos­pi­tal egíp­cio — REUTERS/Arafat Bar­bakh

Além dos estran­gei­ros, foi auto­ri­za­da tam­bém a saí­da de pales­ti­nos gra­ve­men­te feri­dos. Os cer­ca de 81 feri­dos foram con­du­zi­dos em ambu­lân­ci­as pela pas­sa­gem da fron­tei­ra de Rafah, com o Egi­to.

A agên­cia de notí­ci­as Reu­ters infor­mou que as auto­ri­za­ções para saí­da dos feri­dos e estran­gei­ros foi fru­to de um acor­do, inter­me­di­a­do pelo Catar, entre o Egi­to, Isra­el e o Hamas.

A auto­ri­za­ção para a saí­da dos estran­gei­ros ocor­re após a inten­si­fi­ca­ção dos con­fli­tos e do avan­ço, por ter­ra, dos mili­ta­res isra­e­len­ses pela Fai­xa de Gaza.

O bra­si­lei­ro Hasan Rabee, de 30 anos, que aguar­da há 26 dias para dei­xar a Fai­xa de Gaza com a espo­sa e as duas filhas lamen­tou que os bra­si­lei­ros ain­da não este­jam nes­sa pri­mei­ra lis­ta.

“Os estran­gei­ros dei­xa­ram Gaza e os bra­si­lei­ros con­ti­nu­am pre­sos. Onde está a diplo­ma­cia bra­si­lei­ra e o gover­no, em ter­mos de pres­são sobre Isra­el?”, publi­cou em uma rede soci­al.

Cisjordânia

Brasília (DF) 01/11/2023 – Grupo de 33 brasileiros são repatriados da Cisjordânia, na Palestina Foto: Representação Brasileira em Ramala/Divulgação
Repro­du­ção: Gru­po de 33 bra­si­lei­ros dei­xam a Cis­jor­dâ­nia, na Pales­ti­na — Repre­sen­ta­ção Bra­si­lei­ra em Ramala/Divulgação

Nes­sa quar­ta-fei­ra, a Repre­sen­ta­ção do Bra­sil em Rama­la, na Cis­jor­dâ­nia, rea­li­zou mais uma eta­pa da Ope­ra­ção Vol­tan­do em Paz e res­ga­tou 33 bra­si­lei­ros que mani­fes­ta­ram inte­res­se em dei­xar a região.

Eles saí­ram de 11 cida­des da Cis­jor­dâ­nia com des­ti­no à Omã, capi­tal da Jor­dâ­nia, onde devem embar­car em um voo para o Bra­sil.

Edi­ção: Deni­se Gri­e­sin­ger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Presos fazem motim em penitenciária no Paraguai

Repro­du­ção: © Minis­te­rio de Jus­ti­cia Para­guai Rebelião foi controlada após 3 horas Publi­ca­do em 16/02/2024 …