...
quinta-feira ,7 dezembro 2023
Home / Noticias do Mundo / Governo espera que brasileiros deixem Gaza “em breve”, diz embaixador

Governo espera que brasileiros deixem Gaza “em breve”, diz embaixador

Repro­dução: © REUTERS/Arafat BarbakhREUTERS/Arafat Bar­bakh

Listas de estrangeiros começaram a ser divulgadas nesta quarta


Pub­li­ca­do em 01/11/2023 — 10:46 Por Lucas Pordeus León – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

O gov­er­no brasileiro espera que novas lis­tas de estrangeiros autor­iza­dos a deixar a Faixa de Gaza con­tem­plem o grupo de 34 brasileiros que aguar­da no sul do enclave, há mais de 26 dias, para deixar o ter­ritório palesti­no.

“Novas lis­tas serão pub­li­cadas em breve e nos­sos brasileiros devem estar nelas”, afir­mou o embaix­ador do Brasil na Rep­re­sen­tação do Brasil em Ramala, Alexan­dro Can­deas.

Na man­hã des­ta quar­ta-feira (1°), um grupo de 450 estrangeiros foi autor­iza­do a deixar a Faixa de Gaza pela primeira vez des­de o iní­cio das atu­ais hos­til­i­dades no Ori­ente Médio, em 7 de out­ubro.

Segun­do o Ita­ma­raty, são pes­soas da Aus­trália, Áus­tria, Bul­gária, Fin­lân­dia, Indonésia, Jordâ­nia, Japão e Repúbli­ca Tcheca, além de profis­sion­ais da Cruz Ver­mel­ha e de orga­ni­za­ções não gov­er­na­men­tais (ONGs).

O menino palestino Ameer Joma, que ficou ferido em um ataque israelense, espera com seu pai em uma ambulância para ser transportado para tratamento em um hospital egípcio, no posto fronteiriço de Rafa, no sul da Faixa de Gaza, em 1º de novembro de 2023. REUTERS/Arafat Barbakh
Repro­dução: Feri­dos deix­am Gaza e são lev­a­dos para hos­pi­tal egíp­cio — REUTERS/Arafat Bar­bakh

Além dos estrangeiros, foi autor­iza­da tam­bém a saí­da de palesti­nos grave­mente feri­dos. Os cer­ca de 81 feri­dos foram con­duzi­dos em ambulân­cias pela pas­sagem da fron­teira de Rafah, com o Egi­to.

A agên­cia de notí­cias Reuters infor­mou que as autor­iza­ções para saí­da dos feri­dos e estrangeiros foi fru­to de um acor­do, inter­me­di­a­do pelo Catar, entre o Egi­to, Israel e o Hamas.

A autor­iza­ção para a saí­da dos estrangeiros ocorre após a inten­si­fi­cação dos con­fli­tos e do avanço, por ter­ra, dos mil­itares israe­lens­es pela Faixa de Gaza.

O brasileiro Hasan Rabee, de 30 anos, que aguar­da há 26 dias para deixar a Faixa de Gaza com a esposa e as duas fil­has lamen­tou que os brasileiros ain­da não este­jam nes­sa primeira lista.

“Os estrangeiros deixaram Gaza e os brasileiros con­tin­u­am pre­sos. Onde está a diplo­ma­cia brasileira e o gov­er­no, em ter­mos de pressão sobre Israel?”, pub­li­cou em uma rede social.

Cisjordânia

Brasília (DF) 01/11/2023 – Grupo de 33 brasileiros são repatriados da Cisjordânia, na Palestina Foto: Representação Brasileira em Ramala/Divulgação
Repro­dução: Grupo de 33 brasileiros deix­am a Cisjordâ­nia, na Palesti­na — Rep­re­sen­tação Brasileira em Ramala/Divulgação

Nes­sa quar­ta-feira, a Rep­re­sen­tação do Brasil em Ramala, na Cisjordâ­nia, real­i­zou mais uma eta­pa da Oper­ação Voltan­do em Paz e res­ga­tou 33 brasileiros que man­i­fes­taram inter­esse em deixar a região.

Eles saíram de 11 cidades da Cisjordâ­nia com des­ti­no à Omã, cap­i­tal da Jordâ­nia, onde devem embar­car em um voo para o Brasil.

Edição: Denise Griesinger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Ultradireitista Javier Milei vence as eleições argentinas

Repro­dução: © REUTERS/Agustin Mar­car­i­an Futuro presidente venceu disputa acirrada no segundo turno Pub­li­ca­do em 19/11/2023 …