...
sábado ,18 janeiro 2025
Home / Noticias / Governo federal envia ao Rio Grande do Sul 220 purificadores de água

Governo federal envia ao Rio Grande do Sul 220 purificadores de água

Repro­dução: © Clau­dio Kbene / PR

Equipamentos foram comprados com doações e levados num avião da FAB


Publicado em 08/05/2024 — 18:19 Por Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agência Brasil — Brasília

Em meio à escassez de água potáv­el e ao aces­so restri­to ao serviço públi­co de abastec­i­men­to de água no Rio Grande do Sul, o gov­er­no fed­er­al entre­gou nes­ta quar­ta-feira (8) um total de 220 purifi­cadores de água com­pra­dos a par­tir de doações. Os equipa­men­tos chegaram em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB) que ater­ris­sou em Canoas, na região met­ro­pol­i­tana de Por­to Ale­gre, e devem ser dis­tribuí­dos para abri­gos públi­cos man­ti­dos por prefeituras. Ness­es espaços, estão alo­jadas cer­ca de 70 mil pes­soas, número que deve aumen­tar ao lon­go dos próx­i­mos dias.

Segun­do o min­istro da Sec­re­taria de Comu­ni­cação Social da Presidên­cia (Sec­om), Paulo Pimen­ta, um dos coor­de­nadores da respos­ta do gov­er­no fed­er­al às enchentes no esta­do, os purifi­cadores foram com­pra­dos pelo influ­en­ci­ador dig­i­tal Felipe Neto, a par­tir de doações arrecadadas pela inter­net, com apoio da primeira-dama Jan­ja da Sil­va. Os equipa­men­tos foram fab­ri­ca­dos pela empre­sa PW Tech, de São Paulo.

“É uma tec­nolo­gia muito efi­ciente e de fácil manu­seio. E nós troux­e­mos hoje 220 purifi­cadores. Cada purifi­cador tem a capaci­dade de purificar 5 mil litros de água por dia. Isso nos per­mi­tirá purificar 1,1 mil­hão de litros de água/dia”, afir­mou Pimen­ta em cole­ti­va de impren­sa, em Por­to Ale­gre, para atu­al­iza­ção de infor­mações.

“A grande util­i­dade do purifi­cador é via­bi­lizar água potáv­el para os abri­gos que não têm água potáv­el. Boa parte dos abri­gos pode ter água potáv­el. Então, 220 purifi­cadores, na nos­sa avali­ação, serão sufi­cientes para suprir a deman­da por água potáv­el ness­es abri­gos, que estão con­cen­tra­dos, na sua grande maio­r­ia, aqui na região met­ro­pol­i­tana”, acres­cen­tou o min­istro.

Em posta­gens nas redes soci­ais, Felipe Neto mostrou o embar­que, a chega­da e a mon­tagem dos purifi­cadores na cap­i­tal gaúcha. Os equipa­men­tos foram lev­a­dos para o Cen­tro de Oper­ações da Defe­sa Civ­il em Por­to Ale­gre e, de lá, já está sendo dis­tribuí­dos aos pon­tos finais onde serão usa­dos. Cada purifi­cador cus­tou, segun­do Neto, um total de R$ 22 mil, incluin­do kits de manutenção e fil­tros.

O gov­er­no tam­bém infor­mou que o avião da FAB com os purifi­cadores lev­ou um novo car­rega­men­to de 25 toneladas de pro­du­tos doa­d­os, espe­cial­mente itens de higiene, de limpeza, fral­das, fral­das ger­iátri­c­as, absorventes, entre out­ros. Com cen­te­nas de mil­hares de desabri­ga­dos e desa­lo­ja­dos, a expec­ta­ti­va é que a deman­da por ali­men­tos, pro­du­tos de higiene e água siga em alta.

Edição: Juliana Andrade

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Fies: inscrições para o primeiro semestre começam em 4 de fevereiro

Inscrições gratuitas deve ser feitas exclusivamente pela internet Fabío­la Sin­im­bú – Repórter da Agên­cia Brasil …