...
domingo ,23 março 2025
Home / Noticias / Governo federal reconhece calamidade em seis municípios paulistas

Governo federal reconhece calamidade em seis municípios paulistas

Repro­dução: © Rove­na Rosa/Agência Brasil

Decisão permite agilizar medidas de assistência à população


Pub­li­ca­do em 20/02/2023 — 13:08 Por Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

A Defe­sa Civ­il Nacional recon­heceu, de for­ma sumária, esta­do de calami­dade públi­ca nos seis municí­pios paulis­tas mais atingi­dos pelas chu­vas do fim de sem­ana. Segun­do infor­mações do Min­istério da Inte­gração e Desen­volvi­men­to Region­al, os municí­pios nes­sa situ­ação são: São Sebastião, Caraguatatu­ba, Guaru­já, Bertio­ga, Ilha­bela e Ubatu­ba.

Com a decisão, é pos­sív­el agilizar medi­das de assistên­cia à pop­u­lação afe­ta­da, resta­b­elec­i­men­to de serviços essen­ci­ais e recon­strução da infraestru­tu­ra públi­ca dan­i­fi­ca­da. Uma equipe da Defe­sa Civ­il Nacional está na região des­de ontem (19) para elab­o­rar planos de tra­bal­ho a fim de que pos­sam ser solic­i­ta­dos recur­sos fed­erais.

A ideia é, num primeiro momen­to, lib­er­ar ver­bas para ces­tas bási­cas, kits de limpeza de residên­cias, de higiene pes­soal e de dor­mitório, colchões, redes, refeições para as equipes de tra­bal­ho, água min­er­al, com­bustív­el e aluguel de cam­in­hão-pipa e de out­ros veícu­los.

De acor­do com o min­istério, tam­bém dev­erão ser lib­er­a­dos recur­sos para limpeza de ruas, des­ob­strução de bueiros, resta­b­elec­i­men­to de estradas e recon­strução de pontes, bueiros, pré­dios públi­cos, unidades habita­cionais e out­ras infraestru­turas públi­cas destruí­das.

O min­istro Waldez Góes esteve hoje em São Sebastião, a cidade com mais víti­mas, acom­pan­hado do pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va.

“Neste primeiro momen­to, esta­mos apoian­do as famílias que tiver­am vidas ceifadas. Já esta­mos no local com uma equipe do Grupo de Apoio a Desas­tres (Gade), com­pos­ta por espe­cial­is­tas, para faz­er um tra­bal­ho em parce­ria com a Defe­sa Civ­il munic­i­pal e con­seguirmos ser mais ágeis nas respostas, nas infor­mações e na apu­ração dos fatos”, disse o min­istro, em nota pub­li­ca­da pelo  min­istério.

Tragédia

As chu­vas que caíram no litoral norte de São Paulo deixaram pelo menos 36 mor­tos e cer­ca de 40 desa­pare­ci­dos na cidade de São Sebastião e uma cri­ança mor­ta na cidade de Ubatu­ba. Em toda a região, segun­do o gov­er­no de São Paulo, são 970 desa­lo­ja­dos e 747 desabri­ga­dos.

As chu­vas provo­caram desliza­men­tos de ter­ra, alaga­men­tos, blo­queio de estradas e afe­taram o abastec­i­men­to de água e ener­gia.

O Min­istério da Saúde está envian­do kits com 25 medica­men­tos e 13 difer­entes insumos para pop­u­lações em situ­ação de emergên­cia, que podem aten­der cer­ca de 4,5 mil pes­soas durante um mês.

“Uma vez assis­ti­das as víti­mas, deve­mos tratar da recu­per­ação, da recon­strução das cidades. Seja de uma estra­da que foi inter­romp­i­da, uma ponte que caiu, por exem­p­lo. Vamos garan­tir, e isso é um com­pro­mis­so do pres­i­dente Lula, os recur­sos necessários para que a pop­u­lação e os municí­pios sejam aten­di­dos”, disse o min­istro.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

ONU alerta sobre impactos da mudança climática nas geleiras

Países em desenvolvimento nas montanhas precisam de US$ 187 bi anuais Fabío­la Sin­im­bú — Repórter …