...
quinta-feira ,12 dezembro 2024
Home / Noticias / Governo inicia segunda etapa de vacinação contra peste suína clássica

Governo inicia segunda etapa de vacinação contra peste suína clássica

Repro­dução: © Divul­gação Gov­er­no Fed­er­al

Previsão é imunizar cerca de 120 animais em Alagoas até 30 de abril


Pub­li­ca­do em 21/03/2022 — 20:40 Por Agên­cia Brasil — Brasília

O Min­istério da Agri­cul­tura, Pecuária e Abastec­i­men­to e setores da ini­cia­ti­va pri­va­da ini­cia­ram nes­ta segun­da-feira (21) uma nova eta­pa de vaci­nação con­tra a peste suí­na clás­si­ca (PSC) em Alagoas. A expec­ta­ti­va é imu­nizar cer­ca de 120 mil suínos.

As dos­es apli­cadas nes­ta eta­pa são doadas pela Zoetis Indús­tria de Pro­du­tos Vet­er­inários e a apli­cação será fei­ta por 120 vaci­nadores con­trata­dos pela ini­cia­ti­va pri­va­da. Os recur­sos para exe­cução do pro­je­to pilo­to, que envolve a vaci­nação con­tra a PSC em Alagoas, são prove­nientes de parce­ria públi­co-pri­va­da e somam mais de R$ 2 mil­hões.

Tam­bém con­heci­da sim­ples­mente como febre suí­na, a doença é uma doença viral, alta­mente con­ta­giosa e afe­ta somente suínos domés­ti­cos e sel­vagens, não sendo trans­mis­sív­el a humanos. Os prin­ci­pais sin­tomas nos ani­mais são febre alta, lesões aver­mel­hadas na pele, con­jun­tivite, fal­ta de apetite, fraque­za, diar­reia e abor­to.

Além de Alagoas, out­ros dez esta­dos fazem parte da zona não livre da doença no país: Amapá, Ama­zonas, Ceará, Maran­hão, Pará, Paraí­ba, Per­nam­bu­co, Piauí, Rio Grande do Norte e Roraima. 

O obje­ti­vo da pas­ta é erradicar a doença nos esta­dos que com­põem a Zona Não Livre do Brasil, por isso, a real­iza­ção do pro­je­to pilo­to de implan­tação do Plano Estratégi­co Brasil Livre de Peste Suí­na Clás­si­ca (PSC) em Alagoas. 

Zonas Livres 

As chamadas zonas livres são recon­heci­das pela Orga­ni­za­ção Mundi­al de Saúde Ani­mal (OIE). No Brasil, essa área con­cen­tra mais de 95% de toda a indús­tria suí­na nacional. Toda a expor­tação de suínos e seus pro­du­tos vêm dessa região, com­pos­ta pelo Dis­tri­to Fed­er­al e out­ros 15 esta­dos: Rio Grande do Sul, San­ta Cata­ri­na, Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Mato Groso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Rio de Janeiro, Espíri­to San­to, Bahia, Sergipe, Tocan­tins, Rondô­nia e Acre. As áreas não reg­is­tram caso da doença des­de janeiro de 1998. 

Segun­do o min­istério, os lim­ites entre as zonas livre e não livre de PSC no Brasil são pro­te­gi­dos por bar­reiras nat­u­rais e pos­tos de fiscal­iza­ção, onde pro­ced­i­men­tos de vig­ilân­cia e mit­i­gação de risco são ado­ta­dos con­tin­u­a­mente para evi­tar a intro­dução da doença. 

Edição: Paula Labois­sière

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Procedimento “foi um sucesso” e presidente Lula já está conversando

Segundo Roberto Kalil, Lula está acordado e conversando Andreia Verdélio – Repórter da Agên­cia Brasil …