...
terça-feira ,29 abril 2025
Home / Mulher / Governo lança ação para eliminar casos de câncer do colo do útero

Governo lança ação para eliminar casos de câncer do colo do útero

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Projeto prevê teste de detecção de HPV no SUS


Pub­li­ca­do em 22/03/2023 — 20:58 Por Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

O Min­istério da Saúde lançou nes­ta quar­ta-feira (22) estraté­gia para zer­ar os casos de câncer do colo do útero no país. A doença é o quar­to tipo de câncer mais comum entre mul­heres e mata, em média, 6 mil brasileiras ao ano.

A medi­da pre­vê ações para reduzir casos, pre­venção, vaci­nação e inclusão de teste mol­e­c­u­lar (PCR) para detecção do HPV, vírus sex­ual­mente trans­mis­sív­el e cau­sador do câncer do colo do útero, no Sis­tema Úni­co de Saúde (SUS).

Recomen­da­do pela Orga­ni­za­ção Mundi­al da Saúde, o teste iden­ti­fi­ca de for­ma mais pre­cisa a pre­sença do vírus e, com isso, será pos­sív­el ampli­ar o ras­treio da doença na pop­u­lação fem­i­ni­na entre 25 e 64 anos e reduzir casos graves e mortes. Atual­mente, o diag­nós­ti­co é feito na rede públi­ca de saúde pelo exame papan­i­co­lau.

De acor­do com ori­en­tações do min­istério, se o teste PCR for pos­i­ti­vo, a paciente deve pas­sar pelo exame citológi­co (papan­i­co­lau) e trata­men­to. Em caso neg­a­ti­vo, o PCR deve ser repeti­do em cin­co anos.

“Vamos pro­te­ger as mul­heres, jun­to com a vaci­na de HPV e ras­trea­men­to do câncer do colo do útero”, disse a min­is­tra Nísia Trindade, ao anun­ciar a ação, no Recife, ao lado do pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va. No mes­mo even­to, foi relança­do o Pro­gra­ma de Aquisição de Ali­men­tos (PAA).

Out­ra ação é ele­var os índices de vaci­nação con­tra HPV, que apre­sen­tam que­da nos últi­mos anos. Em 2022, a baixa foi de 75% entre meni­nas. A meta é chegar a 90% de cober­tu­ra, per­centu­al con­sid­er­a­do fun­da­men­tal para garan­tir a elim­i­nação do câncer de colo do útero no país. A vaci­na é gra­tui­ta, está disponív­el nas unidades bási­cas de saúde e é recomen­da­da para ado­les­centes de 9 a 14 anos, além de imunos­suprim­i­das.

Projeto-piloto

A cidade do Recife será pio­neira no pro­je­to da Estraté­gia Nacional de Con­t­role e Elim­i­nação do Câncer Cer­vi­cal. Cer­ca de 400 mil mul­heres no esta­do, de 25 a 64 anos, serão tes­tadas. Haverá tam­bém mon­i­tora­men­to de exam­es e implan­tação do pro­je­to nas unidades de saúde.

A par­tir do segun­do semes­tre, as ações serão ampli­adas para todo o país.

Edição: Car­oli­na Pimentel

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Exercícios podem prevenir quedas em idosos e melhorar recuperação

Prática de atividades melhora resistência, flexibilidade e equilíbrio Tâmara Freire – Repórter da Agên­cia Brasil …