...
quinta-feira ,12 dezembro 2024
Home / Noticias / Governo lança projeto de revitalização na bacia do Rio Urucuia

Governo lança projeto de revitalização na bacia do Rio Urucuia

Repro­dução:  You Tube Canal Brasil

Projeto prevê plantio de 4,5 milhões de mudas de espécies do Cerrado


Pub­li­ca­do em 17/09/2021 — 11:36 Por Andreia Verdélio – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

O gov­er­no fed­er­al lançou hoje (17) o pro­je­to Pró-Águas Uru­cuia, inte­grante do Pro­gra­ma Águas Brasileiras, que pro­move ações de revi­tal­iza­ção de bacias hidro­grá­fi­cas pelo país. A solenidade de lança­men­to ocor­reu em Ari­nos, Minas Gerais, com a pre­sença do pres­i­dente Jair Bol­sonaro e diver­sas autori­dades.

De acor­do com o Min­istério do Desen­volvi­men­to Region­al, a ini­cia­ti­va vai aten­der 14 cidades de Minas Gerais e Goiás e con­tará com R$ 105,8 mil­hões em inves­ti­men­tos para pro­mover a con­ser­vação do solo e da água e a recom­posição da veg­e­tação nati­va em 2 mil hectares de áreas degradadas do Rio Uru­cuia. O pro­je­to pre­vê o plan­tio de 4,5 mil­hões de mudas de espé­cies nati­vas do Cer­ra­do ao lon­go de sua exe­cução.

Além do lança­men­to do pro­je­to, foram entregues 371 máquinas e equipa­men­tos para serem uti­liza­dos pelas prefeituras na revi­tal­iza­ção de áreas degradadas e em ativi­dades diver­sas de pro­dução e apoio. Cer­ca de R$ 17,7 mil­hões foram investi­dos no maquinário pela Com­pan­hia de Desen­volvi­men­to dos Vales do São Fran­cis­co e do Par­naí­ba (Codevasf).

Ain­da na sex­ta-feira, serão despe­ja­dos cer­ca de 10 mil alevi­nos (peix­es jovens) da espé­cie curi­matã-pacu no Rio Uru­cuia. Os ani­mais são prove­nientes do Cen­tro Inte­gra­do de Recur­sos Pesqueiros e Aqui­cul­tura da Codevasf, em Três Marias (MG).

O Pró-Águas Uru­cuia é um dos 26 pro­je­tos sele­ciona­dos por edi­tal do Pro­gra­ma Águas Brasileiras, lança­do em dezem­bro de 2020. Foram escol­hi­dos 16 pro­je­tos para a Bacia do Rio São Fran­cis­co, dois para a do Rio Par­naí­ba, dois para a do Rio Taquari e seis para a do Rio Tocan­tins-Aragua­ia.

O obje­ti­vo é ampli­ar a quan­ti­dade e a qual­i­dade da água disponív­el para con­sumo e para o setor pro­du­ti­vo. O pro­gra­ma tem a par­tic­i­pação dos min­istérios do Desen­volvi­men­to Region­al, da Agri­cul­tura, Pecuária e Abastec­i­men­to, do Meio Ambi­ente, da Ciên­cia, Tec­nolo­gia e Ino­vação e da Con­tro­lado­ria-Ger­al da União, em parce­ria com esta­dos e municí­pios.

Edição: Lílian Beral­do

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Procedimento “foi um sucesso” e presidente Lula já está conversando

Segundo Roberto Kalil, Lula está acordado e conversando Andreia Verdélio – Repórter da Agên­cia Brasil …