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Governo leiloa hoje trecho de ferrovia na Bahia

Rio Verde (GO) - Obras de implantação do Polo de Cargas do Sudoeste de Goiás da Ferrovia Norte-Sul, trecho Rio Verde-Santa Helena de Goiás (Beth Santos/Secretaria-Geral da PR)
Repro­dução: © Beth San­tos/Sec­re­taria-Ger­al da PR

Concessão vai destravar projeto fundamental para a logística no estado


Pub­li­ca­do em 08/04/2021 — 07:01 Por Agên­cia Brasil — Brasília

O gov­er­no fed­er­al vai leiloar hoje (8) um tre­cho da Fer­rovia de Inte­gração Oeste/Leste, entre Ilhéus e Caetité, na Bahia. Chama­do de Fiol 1, o tre­cho de 537 quilômet­ros de exten­são entre as duas cidades poderá trans­portar mais de 50 mil­hões de toneladas de car­ga em 2035, con­forme expec­ta­ti­vas do gov­er­no.

De acor­do com o Min­istério da Infraestru­tu­ra, a con­cessão vai destravar o pro­je­to, algo con­sid­er­a­do fun­da­men­tal para trans­for­mar a logís­ti­ca no esta­do. Além dis­so, con­tribuirá com a meta de ampli­ar a par­tic­i­pação fer­roviária na matriz de trans­portes do Brasil.

O vence­dor do cer­tame ficará respon­sáv­el pela final­iza­ção do empreendi­men­to e oper­ação do tre­cho, em uma con­cessão que vai durar por 35 anos, total­izan­do R$ 3,3 bil­hões de inves­ti­men­tos. Desse total, R$ 1,6 bil­hão serão uti­liza­dos para a con­clusão das obras, que estão com 80% de exe­cução. Nas con­tas do gov­er­no fed­er­al, a con­cessão da Fiol vai per­mi­tir a cri­ação de 55 mil empre­gos dire­tos, indi­re­tos e efeito-ren­da ao lon­go da con­cessão.

A expec­ta­ti­va é a de que o T aerore­cho 1 (Ilhéus-Caetité) comece a oper­ar em 2025, já trans­portan­do, segun­do estu­dos, mais de 18 mil­hões de toneladas de car­ga, entre grãos e o minério de fer­ro pro­duzi­do na região de Caetité. O minério de fer­ro com­põe a maior parte da car­ga a ser trans­porta­da no tre­cho, mas tam­bém serão trans­porta­dos ali­men­tos proces­sa­dos, cimen­to, com­bustíveis, soja em grão, fare­lo de soja, man­u­fat­u­ra­dos, petro­quími­cos e out­ros min­erais.

Outros trechos

O gov­er­no tam­bém pre­tende pro­je­tar a con­cessão de out­ros dois tre­chos: a Fiol 2, entre Caetité (BA) e Bar­reiras (BA), com obras em anda­men­to, e a Fiol 3, de Bar­reiras (BA) a Figueirópo­lis (TO), que aguar­da licença de insta­lação por parte do Iba­ma.

Será, de acor­do com o min­istério, um corre­dor de escoa­men­to que terá 1.527 quilômet­ros de tril­hos, lig­an­do o por­to de Ilhéus, no litoral baiano, ao municí­pio de Figueirópo­lis (TO), pon­to em que a Fiol se conec­tará com a Fer­rovia Norte-Sul e o restante do país.

Edição: Kle­ber Sam­paio

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