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Governo leiloa hoje trecho de ferrovia na Bahia

Rio Verde (GO) - Obras de implantação do Polo de Cargas do Sudoeste de Goiás da Ferrovia Norte-Sul, trecho Rio Verde-Santa Helena de Goiás (Beth Santos/Secretaria-Geral da PR)
Repro­du­ção: © Beth San­tos/­Se­cre­ta­ria-Geral da PR

Concessão vai destravar projeto fundamental para a logística no estado


Publi­ca­do em 08/04/2021 — 07:01 Por Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

O gover­no fede­ral vai lei­lo­ar hoje (8) um tre­cho da Fer­ro­via de Inte­gra­ção Oeste/Leste, entre Ilhéus e Cae­ti­té, na Bahia. Cha­ma­do de Fiol 1, o tre­cho de 537 quilô­me­tros de exten­são entre as duas cida­des pode­rá trans­por­tar mais de 50 milhões de tone­la­das de car­ga em 2035, con­for­me expec­ta­ti­vas do gover­no.

De acor­do com o Minis­té­rio da Infra­es­tru­tu­ra, a con­ces­são vai des­tra­var o pro­je­to, algo con­si­de­ra­do fun­da­men­tal para trans­for­mar a logís­ti­ca no esta­do. Além dis­so, con­tri­bui­rá com a meta de ampli­ar a par­ti­ci­pa­ção fer­ro­viá­ria na matriz de trans­por­tes do Bra­sil.

O ven­ce­dor do cer­ta­me fica­rá res­pon­sá­vel pela fina­li­za­ção do empre­en­di­men­to e ope­ra­ção do tre­cho, em uma con­ces­são que vai durar por 35 anos, tota­li­zan­do R$ 3,3 bilhões de inves­ti­men­tos. Des­se total, R$ 1,6 bilhão serão uti­li­za­dos para a con­clu­são das obras, que estão com 80% de exe­cu­ção. Nas con­tas do gover­no fede­ral, a con­ces­são da Fiol vai per­mi­tir a cri­a­ção de 55 mil empre­gos dire­tos, indi­re­tos e efei­to-ren­da ao lon­go da con­ces­são.

A expec­ta­ti­va é a de que o T aero­re­cho 1 (Ilhéus-Cae­ti­té) come­ce a ope­rar em 2025, já trans­por­tan­do, segun­do estu­dos, mais de 18 milhões de tone­la­das de car­ga, entre grãos e o miné­rio de fer­ro pro­du­zi­do na região de Cae­ti­té. O miné­rio de fer­ro com­põe a mai­or par­te da car­ga a ser trans­por­ta­da no tre­cho, mas tam­bém serão trans­por­ta­dos ali­men­tos pro­ces­sa­dos, cimen­to, com­bus­tí­veis, soja em grão, fare­lo de soja, manu­fa­tu­ra­dos, petroquí­mi­cos e outros mine­rais.

Outros trechos

O gover­no tam­bém pre­ten­de pro­je­tar a con­ces­são de outros dois tre­chos: a Fiol 2, entre Cae­ti­té (BA) e Bar­rei­ras (BA), com obras em anda­men­to, e a Fiol 3, de Bar­rei­ras (BA) a Figuei­ró­po­lis (TO), que aguar­da licen­ça de ins­ta­la­ção por par­te do Iba­ma.

Será, de acor­do com o minis­té­rio, um cor­re­dor de esco­a­men­to que terá 1.527 quilô­me­tros de tri­lhos, ligan­do o por­to de Ilhéus, no lito­ral bai­a­no, ao muni­cí­pio de Figuei­ró­po­lis (TO), pon­to em que a Fiol se conec­ta­rá com a Fer­ro­via Nor­te-Sul e o res­tan­te do país.

Edi­ção: Kle­ber Sam­paio

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