...
quarta-feira ,19 março 2025
Home / Saúde / Governo manda recolher lotes de feijão impróprios para consumo

Governo manda recolher lotes de feijão impróprios para consumo

Repro­dução: © JanNijman/ Pix­abay

Produtos têm grãos mofados e ardidos acima do limite permitido


Pub­li­ca­do em 19/05/2023 — 18:11 Por Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

O Min­istério da Agri­cul­tura e Pecuária deter­mi­nou o recol­hi­men­to de qua­tro lotes de fei­jão impróprios para con­sumo humano. Os pro­du­tos são das mar­cas Da Mamãe e Sanes.

De acor­do com a pas­ta, os pro­du­tos apre­sen­taram per­centu­al supe­ri­or a 15%, lim­ite per­mi­ti­do, de grãos de fei­jão mofa­dos e ardi­dos (fer­men­ta­dos), o que rep­re­sen­ta má qual­i­dade e risco à saúde dos con­sum­i­dores.

“Ess­es grãos podem con­ter mico­tox­i­nas prej­u­di­ci­ais ao organ­is­mo, cau­san­do intox­i­cações ali­menta­res e reações alér­gi­cas”, expli­ca o dire­tor do Depar­ta­men­to de Inspeção de Pro­du­tos de Origem Veg­e­tal, Hugo Caru­so, con­forme nota divul­ga­da pelo min­istério.

Os lotes foram iden­ti­fi­ca­dos em uma oper­ação ante­ri­or do Mapa, que apreen­deu mais de 150 toneladas no esta­do do Rio de Janeiro. Após análise lab­o­ra­to­r­i­al, foi con­fir­ma­do que não aten­di­am aos padrões de qual­i­dade e segu­rança para con­sumo. Os fei­jões impróprios foram encon­tra­dos no esta­do do Rio de Janeiro e no Dis­tri­to Fed­er­al.

Os lotes são: lote 51 do fei­jão cores e lote 06 do fei­jão pre­to, ambos da mar­ca Da Mamãe; e os lotes 030423 e 080323 do fei­jão pre­to da mar­ca Sanes.

Denúncia

Se algum con­sum­i­dor encon­trar algum dos qua­tro lotes de fei­jão sendo ven­di­do, deve denun­ciar ime­di­ata­mente às autori­dades. A denún­cia pode ser fei­ta pelo tele­fone do Mapa (61) 3218–2089 ou pelos órgãos de defe­sa do con­sum­i­dor.

O Min­istério da Agri­cul­tura recomen­da que os con­sum­i­dores ver­i­fiquem se tem algum pacote dos lotes e mar­cas citadas em casa ou em restau­rante. Caso ten­ha adquiri­do algum pro­du­to impróprio, o con­sumo deve ser inter­rompi­do e é pre­ciso entrar em con­ta­to com o esta­b­elec­i­men­to onde foi com­pra­do para que seja fei­ta a devolução ou descarte.

Agên­cia Brasil ten­ta con­ta­to com as empre­sas.

Edição: Car­oli­na Pimentel

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Mau humor e falta de foco podem indicar distúrbios do sono

Dia Mundial do Sono alerta para importância de hábitos saudáveis Ana Car­oli­na Alli* Pub­li­ca­do em …