...
sexta-feira ,13 dezembro 2024
Home / Noticias / Governo premia iniciativas que promovem direitos da criança

Governo premia iniciativas que promovem direitos da criança

Repro­dução: © Clarice Castro/MMFDH

Instituições receberam medalhas e certificados


Pub­li­ca­do em 19/11/2021 — 19:33 Por Agên­cia Brasil — Brasília

Dezoito ini­cia­ti­vas que tra­bal­ham para garan­tir que os dire­itos das cri­anças e dos ado­les­centes sejam cumpri­dos foram pre­mi­adas nes­ta sex­ta-feira (19) pelo Min­istério da Mul­her, da Família e dos Dire­itos Humanos (MMFDH) com o Prêmio Brasil Ami­go da Cri­ança.

As insti­tu­ições rece­ber­am medal­has e cer­ti­fi­ca­dos. As ações foram divi­di­das em sete cat­e­go­rias e são voltadas à pro­moção e for­t­alec­i­men­to dos dire­itos da cri­ança e do ado­les­cente. No total, 76 ini­cia­ti­vas foram homolo­gadas e par­tic­i­param da seleção.

Esta é a primeira edição do con­cur­so, que reuniu inscrições de pes­soas físi­cas e jurídi­cas de dire­ito pri­va­do sem fins lucra­tivos. A pre­mi­ação ocor­reu em refer­ên­cia ao Dia Inter­na­cional dos Dire­itos da Cri­ança, cel­e­bra­do em 20 de novem­bro.

Entre as ações pre­mi­adas está a Cam­pan­ha Doação de Celu­lares, em São José do Cedro (San­ta Cata­ri­na). A ini­cia­ti­va cole­ta apar­el­hos doa­d­os, con­ser­ta e doa para estu­dantes que pre­cisam. Cer­ca de 40 alunos foram ben­e­fi­ci­a­dos.

Out­ra ini­cia­ti­va pre­mi­a­da foi a Chá de Bonecas e Encon­tro de Heróis. Cri­a­do em 2016, o pro­je­to procu­ra, por meio da con­tação de histórias e da musi­cal­iza­ção, ensi­nar cri­anças e ado­les­centes a iden­ti­fi­carem situ­ações abu­si­vas, uti­lizan­do o méto­do 3Rs: Recon­hecer, Recusar e Relatar. Atua em esco­las e igre­jas de 35 cidades de oito esta­dos, além do Dis­tri­to Fed­er­al. Tam­bém foram real­izadas capac­i­tações de pre­venção ao abu­so sex­u­al infan­til e a pub­li­cação de dois livros.

Out­ras ini­cia­ti­vas trazem méto­dos de alfa­bet­i­za­ção, apren­diza­gem profis­sion­al e mobi­liza­ção para alter­ação da leg­is­lação volta­da para mães de pre­matur­os.

Edição: Aline Leal

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Especialistas apoiam proibição de celular em sala de aula

Professora teme que crianças fiquem ansiosas Flávia Albu­querque — Repórter da Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em …