...
quarta-feira ,6 dezembro 2023
Home / Noticias do Mundo / Governo pretende retirar 900 brasileiros de Israel até sábado

Governo pretende retirar 900 brasileiros de Israel até sábado

Repro­dução: © REUTERS/Amir Cohen

Duas aeronaves já deixaram o Brasil em direção a Tel Aviv


Pub­li­ca­do em 09/10/2023 — 22:29 Por Agên­cia Brasil* — Brasília

ouvir:

O gov­er­no brasileiro esti­ma reti­rar 900 brasileiros de terça-feira (10) até sába­do (14) que estão em Israel e na Palesti­na, infor­mou o coman­dante da Aeronáu­ti­ca, Marce­lo Dam­a­s­ceno.

“Esta­mos coor­de­nan­do as lis­tas com o Min­istério das Relações Exte­ri­ores”, disse o coman­dante em entre­vista nes­ta segun­da-feira (9).

De acor­do com o Ita­ma­raty, a pri­or­i­dade é a repa­tri­ação de quem mora no Brasil ou não tem pas­sagem aérea de vol­ta. Até o momen­to, 1,7 mil brasileiros man­i­fes­taram inter­esse em retornar ao Brasil, em razão do con­fli­to entre Israel e o grupo Hamas ini­ci­a­do no fim de sem­ana. A maio­r­ia é de tur­ista que está em Israel. Três brasileiros con­tin­u­am desa­pare­ci­dos.

“Face à incerteza quan­to ao momen­to em que poderão ocor­rer os voos de repa­tri­ação, o Min­istério das Relações Exte­ri­ores reit­era recomen­dação de que todos os nacionais que pos­suam pas­sagens aéreas, ou que ten­ham condições de adquiri-las, embar­quem em voos com­er­ci­ais do aero­por­to Ben-Guri­on, que con­tin­ua a oper­ar”, diz nota divul­ga­da pelo Min­istério das Relações Exte­ri­ores.

Foram reser­vadas seis aeron­aves para a reti­ra­da dos brasileiros. O segun­do avião da Força Aérea Brasileira (FAB) deixou a Base Aérea de Brasília nes­ta segun­da-feira. O KC-30 decolou às 16h20 rumo à cidade de Roma, na Itália. De lá, ele seguirá para Tel Aviv, em Israel.

O primeiro, um Air­bus A330-200 con­ver­tido em um KC-30 com capaci­dade para 230 pas­sageiros, saiu do Brasil na tarde do domin­go (8) e já está na cap­i­tal ital­iana, deven­do deco­lar em direção a Tel Aviv até esta terça-feira (10).

Faixa de Gaza

Em relação aos brasileiros que estão na Faixa de Gaza, região mais afe­ta­da pelo con­fli­to, o gov­er­no prepara um plano de evac­uação, coor­de­na­do pela Embaix­a­da do Brasil no Cairo (Egi­to).

“O Escritório de Rep­re­sen­tação em Ramala segue em con­ta­to com os brasileiros na Faixa de Gaza e, ten­do em con­ta a dete­ri­o­ração das condições secu­ritárias na área, está imple­men­tan­do plano de evac­uação dess­es nacionais da região, em coor­de­nação com a Embaix­a­da do Brasil no Cairo”, diz nota do min­istério.

O Ita­ma­raty esti­ma que ao menos 30 brasileiros vivem na Faixa de Gaza e out­ros 60 em Ascalão e em local­i­dades na zona de con­fli­to. Já em Israel, a embaix­a­da brasileira já tin­ha reunido, até este domin­go, infor­mações de cer­ca de 1 mil brasileiros hospeda­dos em Tel Aviv e em Jerusalém inter­es­sa­dos em voltar ao Brasil.

Conflito

No ter­ceiro dia de con­fli­to, Israel con­vo­cou 300 mil reservis­tas, real­i­zou mais de 2 mil bom­bardeios à Faixa de Gaza e impôs um blo­queio à região, impedin­do a entra­da de comi­da, água e com­bustív­el, em reação aos ataques arma­dos do Hamas, movi­men­to islâmi­co que con­tro­la Gaza. 

Já o Hamas disse que irá exe­cu­tar reféns israe­lens­es para cada bom­ba dis­para­da por Israel que atin­gir civis. Segun­do o grupo, são mais de 100 pri­sioneiros.

Des­de sába­do (7), quan­do o Hamas ini­ciou os ataques, foram iden­ti­fi­ca­dos mais de 1.500 mor­tos, sendo 900 em Israel e 600 em Gaza. Os feri­dos somam 5 mil.

Os secretário-ger­al das Nações Unidas, António Guter­res, pediu aju­da human­itária inter­na­cional aos civis palesti­nos na Faixa de Gaza e o fim dos ataques a Israel e aos ter­ritórios palesti­nos ocu­pa­dos.

O pres­i­dente da Autori­dade Nacional Palesti­na, Mah­moud Abbas, solic­i­tou a inter­venção das Nações Unidas para impedir “agressão israeli­ta em cur­so”. Segun­do ele, é pre­ciso pre­venir uma situ­ação de catástrofe human­itária, sobre­tu­do na Faixa de Gaza.

O primeiro-min­istro de Israel, Ben­jamin Netanyahu, propôs um gov­er­no de união nacional, com a par­tic­i­pação de líderes de oposição. Ele desta­cou que as ações são ape­nas o iní­cio da retal­i­ação ao Hamas.

* Com infor­mações da TV Brasil e da Agên­cia Reuters

Edição: Car­oli­na Pimentel

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Ultradireitista Javier Milei vence as eleições argentinas

Repro­dução: © REUTERS/Agustin Mar­car­i­an Futuro presidente venceu disputa acirrada no segundo turno Pub­li­ca­do em 19/11/2023 …