...
terça-feira ,18 março 2025
Home / Direitos Humanos / Governo promete processo mais humanizado para deportados

Governo promete processo mais humanizado para deportados

Segundo voo vindo dos EUA chegou ontem ao Brasil, com 111 repatriados

Rafael Car­doso — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 08/02/2025 — 13:44
Rio de Janeiro
Brasília (DF) 08/02/2025 - Segundo grupo de brasileiros deportados dos EUA desde o início da gestão Trump desembarcou no Ceará na sexta-feira (7/2) e foi levado em avião da FAB até Belo Horizonte Foto: FAB/Divulgação
Repro­dução: © FAB/Divulgação

O segun­do voo com brasileiros depor­ta­dos pelos Esta­dos Unidos chegou na noite de ontem (8) ao Aero­por­to Inter­na­cional de Belo Hor­i­zonte, em Con­fins. Antes de chegar ao Brasil, o voo fez escala téc­ni­ca em Por­to Rico. A primeira para­da em ter­ritório nacional foi em For­t­aleza, no perío­do da tarde, onde alguns dos pas­sageiros optaram por desem­bar­car. Dos 111 repa­tri­a­dos, 88 seguiram em avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para Minas Gerais.

Fun­cionários do Min­istério dos Dire­itos Humanos e da Cidada­nia (MDHC), sob lid­er­ança da min­is­tra Macaé Evaris­to, rece­ber­am os depor­ta­dos.

“É muito impor­tante, quem pud­er, con­ver­sar com a nos­sa equipe para traz­er algu­mas infor­mações que nos aju­dem nes­sa nego­ci­ação para mel­ho­rar a condição de voo dessas pes­soas que estão voltan­do para o Brasil”, disse a min­is­tra durante recepção em Con­fins. “Aos poucos, a gente vai con­seguir faz­er com que esse proces­so seja menos doloroso e mais human­iza­do. Essa é a nos­sa tare­fa, esta­mos aqui para isso, então con­tem com a gente.”

Segun­do Ana Maria Gomes Rai­et­par­var, da Coor­de­nação-Ger­al de Pro­moção dos Dire­itos das Pes­soas Migrantes, Refu­giadas e Apátri­das, a recepção dos repa­tri­a­dos deixou os brasileiros alivi­a­dos já na primeira para­da em For­t­aleza.

“O atendi­men­to foi muito bom, con­sideran­do que foi a primeira vez em que o Ceará rece­beu repa­tri­a­dos. Tive­mos um apoio enorme, fize­mos um acol­hi­men­to human­itário, e as pes­soas, quan­do viam a gente, ficavam alivi­adas. Alguns chegaram enver­gonhados, mas, quan­do viram como seria a recepção, relaxaram bas­tante”, afir­mou.

Um grupo de tra­bal­ho (GT) for­ma­do por rep­re­sen­tantes do gov­er­no brasileiro e do gov­er­no dos Esta­dos Unidos (EUA) mon­i­torou o voo. Cin­co horas antes da chega­da ao Brasil, o gov­er­no dos EUA disponi­bi­li­zou a lista com o quan­ti­ta­ti­vo e o per­fil dos repa­tri­a­dos. Não hou­ve reg­istros de pas­sageiros sob aler­ta da Inter­pol.

De acor­do com a Polí­cia Fed­er­al, a maio­r­ia dos repa­tri­a­dos é jovem: oito pes­soas têm até 10 anos de idade; 11 têm entre 11 e 20 anos; 38 têm entre 21 e 30 anos; e 33 estão na faixa etária dos 31 a 40 anos. Ape­nas 17 têm entre 41 a 50 anos e qua­tro têm 51 anos ou mais, sendo o mais vel­ho do grupo com 53 anos de idade.

O grupo tem 85 home­ns, dos quais 71 estavam desacom­pan­hados. Ape­nas 26 são mul­heres, das quais 12 estavam desacom­pan­hadas. Cer­ca de 25% (28 pes­soas) do grupo veio em núcleo famil­iar.

A sala de autori­dades do Aero­por­to Inter­na­cional de Belo Hor­i­zonte, em Con­fins, foi trans­for­ma­da em Pos­to de Acol­hi­men­to aos Repa­tri­a­dos. A estru­tu­ra tam­bém inclui aces­so à água, ali­men­tação, pon­tos de ener­gia, inter­net e ban­heiro.

No local, foram disponi­bi­liza­dos canais para que os repa­tri­a­dos pos­sam entrar em con­ta­to com famil­iares e obter ori­en­tações sobre serviços públi­cos de saúde, assistên­cia social e tra­bal­ho, reg­u­lar­iza­ção vaci­nal e matrícu­la na rede de ensi­no.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Vistoria vai decidir se o Cristo Redentor será reaberto ao público

Monumento foi fechado à visitação após morte de turista Dou­glas Cor­rêa — Repórter da Agên­cia …