...
quarta-feira ,11 dezembro 2024
Home / Política / Governo quer construir diálogo com povos que vivem na região amazônica

Governo quer construir diálogo com povos que vivem na região amazônica

Repro­dução: @ Arte/ Agên­cia Brasil

Evento em Belém visa a condução do desenvolvimento sustentável


Pub­li­ca­do em 04/08/2023 — 20:02 Por Car­oli­na Pimentel — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

banner_cúpula_amazônia

Min­istros reforçaram nes­ta sex­ta-feira (4) que o prin­ci­pal obje­ti­vo do Diál­o­gos Amazôni­cos, real­iza­do em Belém , é con­stru­ir diál­o­go com povos que vivem na região para con­dução do desen­volvi­men­to sus­ten­táv­el.  

De acor­do com o min­istro da Sec­re­taria-Ger­al da Presidên­cia da Repúbli­ca, Már­cio Mace­do, ao final do encon­tro, serão apre­sen­ta­dos cin­co relatórios. Mace­do disse que “todas as orga­ni­za­ções do povo que ten­ham pre­ocu­pação ou inter­face com o desen­volvi­men­to sus­ten­táv­el” terão voz.

“Ess­es Diál­o­gos Amazôni­cos vão pro­duzir uma mas­sa críti­ca impor­tante para servir de arcabouço para trans­for­mação em políti­cas públi­cas den­tro do Brasil e nos país­es da Amazô­nia”, disse em entre­vista à impren­sa.

Além das plenárias ofi­ci­ais, 405 ativi­dades orga­ni­zadas pela sociedade civ­il serão real­izadas durante o Diál­o­gos Amazôni­cos até domin­go (6), even­to prévio à Cúpu­la da Amazô­nia, que reunirá chefes de Esta­do dos país­es da região entre os dias 8 e 9 próx­i­mos.

A pres­i­den­ta Nacional do Grupo de Tra­bal­ho Amazôni­co, Sila Mesqui­ta, espera que os debates se rever­tam em “políti­cas que pos­sam de fato incidir na vida dos povos e comu­nidades amazôni­cos e da Pan-Amazô­nia [país­es que têm a flo­res­ta amazôni­ca em seu ter­ritório]”.

Par­tic­i­pam ain­da do even­to os min­istros Welling­ton Dias (Desen­volvi­men­to e Assistên­cia Social, Família e Com­bate à Fome) e Anielle Fran­co (Igual­dade Racial).

Bolsa Verde

Em entre­vista à impren­sa, o min­istro Welling­ton Dias expli­cou que as famílias que irão rece­ber o Bol­sa Verde poderão ter dire­ito cumu­la­ti­va­mente ao Bol­sa Família.

Mais cedo, gov­er­no anun­ciou a retoma­da do pro­gra­ma Bol­sa Verde, que pre­vê paga­men­to de auxílio a famílias que vivem em áreas de reser­va extra­tivista e comu­nidades tradi­cionais da Amazô­nia e aju­dam na preser­vação da flo­res­ta e regen­er­ação de áreas degradadas.

Dias afir­mou que serão aber­tas, na primeira fase, 20 mil vagas do Bol­sa Verde. “É um repasse de R$ 600 e se faz uma capac­i­tação. O grande desafio é o que se pode pro­duzir com respeito ao meio ambi­ente”.

O repasse para as famílias será feito a cada três meses.

Edição: Aline Leal

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Hemorragia não afeta função cerebral do presidente, diz médico de Lula

Paciente encontra-se lúcido e acordado Pedro Peduzzi — Repórter da Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 10/12/2024 …