...
terça-feira ,21 maio 2024
Home / Política / Governo vai antecipar Bolsa Família em municípios atingidos por seca

Governo vai antecipar Bolsa Família em municípios atingidos por seca

Repro­du­ção: © Cadu Gomes/VPR

Estiagem afeta cerca de 500 mil pessoas na Região Norte


Publi­ca­do em 04/10/2023 — 17:15 Por Pedro Rafa­el Vile­la — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

ouvir:

O vice-pre­si­den­te e minis­tro do Desen­vol­vi­men­to, Indús­tria, Comér­cio e Ser­vi­ços, Geral­do Alck­min, visi­tou nes­ta quar­ta-fei­ra (4) a região afe­ta­da pela for­te esti­a­gem que cas­ti­ga a Amazô­nia. Acom­pa­nha­do por uma comi­ti­va de minis­tros, Alck­min desem­bar­cou em Manaus na manhã de hoje e par­ti­ci­pou de reu­niões com auto­ri­da­des, empre­sá­ri­os e repre­sen­tan­tes de comu­ni­da­des locais.

“Não fal­ta­rão recur­sos [do gover­no fede­ral]. Quem tiver neces­si­da­de vai enca­mi­nhan­do pra gen­te poder, den­tro da lei, libe­rar os recur­sos o mais rápi­do pos­sí­vel e aten­der a popu­la­ção”, dis­se o vice-pre­si­den­te a jor­na­lis­tas em entre­vis­ta cole­ti­va. Uma das visi­tas fei­tas por Alck­min foi à comu­ni­da­de de Cata­lão, na região do muni­cí­pio de Iran­du­ba, região metro­po­li­ta­na de Manaus.

Ao todo, cer­ca de 500 mil pes­so­as no Ama­zo­nas, no Acre e em Rondô­nia foram afe­ta­das pela seca extre­ma. Só no Ama­zo­nas, qua­se 60 muni­cí­pi­os estão em situ­a­ção de emer­gên­cia decre­ta­da pelo gover­no esta­du­al. A via­gem ocor­reu a pedi­do do pre­si­den­te Luiz Iná­cio Lula da Sil­va, que se recu­pe­ra de uma cirur­gia em Bra­sí­lia.

Manaus (AM), 04.10.2023 –Vice-Presidente Geraldo Alckmin visita áreas atingidas pela forte estiagem na região de Catalão (AM). Foto: Cadu Gomes/VPR
Repro­du­ção: Vice-pre­si­den­te Geral­do Alck­min sobre­voa áre­as atin­gi­das pela seca na região de Cata­lão — Cadu Gomes/VPR

Ações emergenciais

Entre as medi­das anun­ci­a­das pelo vice-pre­si­den­te em nome do gover­no fede­ral, está a rea­li­za­ção de duas obras de dra­ga­gem, uma no Rio Soli­mões, entre os muni­cí­pi­os de Ben­ja­min Cons­tant e Taba­tin­ga, e outra no Rio Madei­ra, tam­bém no Ama­zo­nas. O obje­ti­vo é recu­pe­rar a capa­ci­da­de de nave­ga­ção de ambos os rios, que são arté­ri­as essen­ci­ais no trans­por­te de pes­so­as e esco­a­men­to de mer­ca­do­ri­as.

A pri­mei­ra obra, no Soli­mões, com 8 quilô­me­tros de exten­são, terá dura­ção de 30 dias e cus­to de R$ 38 milhões. Nes­se caso, a ordem de ser­vi­ço já foi assi­na­da, e os tra­ba­lhos come­çam nos pró­xi­mos dias. A segun­da obra, de 12 quilô­me­tros, ain­da será con­tra­ta­da pelo Minis­té­rio dos Por­tos e Aero­por­tos e terá dura­ção de 45 a 60 dias, a um cus­to total de R$ 100 milhões.

Nos muni­cí­pi­os com situ­a­ção de emer­gên­cia decre­ta­da, o gover­no fede­ral vai ante­ci­par para o pró­xi­mo dia 19 o paga­men­to do Bol­sa Famí­lia e do Bene­fí­cio de Pres­ta­ção Con­ti­nu­a­da (BPC). Agri­cul­to­res do Pro­gra­ma Naci­o­nal de For­ta­le­ci­men­to da Agri­cul­tu­ra Fami­li­ar (Pro­naf) que tive­ram per­da de pro­du­ção terão direi­to ao paga­men­to do segu­ro inte­gral.

O gover­no tam­bém estu­da libe­rar o segu­ro-defe­so aos pes­ca­do­res pelo perío­do em que foram pre­ju­di­ca­dos. O Minis­té­rio do Meio Ambi­en­te e Mudan­ças do Cli­ma anun­ci­ou o envio de 191 bri­ga­dis­tas para refor­çar a equi­pe local que tra­ba­lha no con­tro­le de incên­di­os.

O Minis­té­rio de Minas e Ener­gia infor­mou que uma ação pre­ven­ti­va rea­li­za­da meses atrás per­mi­tiu a esto­ca­gem de óleo die­sel na região, o que garan­ti­rá, pelos pró­xi­mos 30 dias, o sis­te­ma de abas­te­ci­men­to de 169 seto­res iso­la­dos no Ama­zo­nas.

Na par­te de saú­de, o gover­no fede­ral envi­a­rá kits de medi­ca­men­tos para os muni­cí­pi­os afe­ta­dos. Cada kit envi­a­do pelo Minis­té­rio da Saú­de pode aten­der até 15 mil pes­so­as. O levan­ta­men­to sobre a deman­da será fei­to pelas pró­pri­as pre­fei­tu­ras. Tam­bém foram envi­a­dos para Manaus 240 pro­fis­si­o­nais do pro­gra­ma Mais Médi­cos, e 540 vão sen­do dis­tri­buí­dos para o inte­ri­or do Ama­zo­nas e outras loca­li­da­des da Região Nor­te.

Edi­ção: Nádia Fran­co

LOGO AG BRASIL

 

Você pode Gostar de:

O presidente Jango e o embaixador dos Estados Unidos, Lincoln Gordon

60 anos do golpe: como Estados Unidos apoiaram os militares

Repro­du­ção: © Arqui­vo Naci­o­nal Pesquisadores apontam que EUA agiram para desestabilizar Goulart Publicado em 05/04/2024 …