...
sábado ,15 março 2025
Home / Política / Governo vai antecipar Bolsa Família em municípios atingidos por seca

Governo vai antecipar Bolsa Família em municípios atingidos por seca

Repro­dução: © Cadu Gomes/VPR

Estiagem afeta cerca de 500 mil pessoas na Região Norte


Pub­li­ca­do em 04/10/2023 — 17:15 Por Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

O vice-pres­i­dente e min­istro do Desen­volvi­men­to, Indús­tria, Comér­cio e Serviços, Ger­al­do Alck­min, vis­i­tou nes­ta quar­ta-feira (4) a região afe­ta­da pela forte esti­agem que cas­ti­ga a Amazô­nia. Acom­pan­hado por uma comi­ti­va de min­istros, Alck­min desem­bar­cou em Man­aus na man­hã de hoje e par­ticipou de reuniões com autori­dades, empresários e rep­re­sen­tantes de comu­nidades locais.

“Não fal­tarão recur­sos [do gov­er­no fed­er­al]. Quem tiv­er neces­si­dade vai encam­in­han­do pra gente poder, den­tro da lei, lib­er­ar os recur­sos o mais rápi­do pos­sív­el e aten­der a pop­u­lação”, disse o vice-pres­i­dente a jor­nal­is­tas em entre­vista cole­ti­va. Uma das vis­i­tas feitas por Alck­min foi à comu­nidade de Catalão, na região do municí­pio de Iran­du­ba, região met­ro­pol­i­tana de Man­aus.

Ao todo, cer­ca de 500 mil pes­soas no Ama­zonas, no Acre e em Rondô­nia foram afe­tadas pela seca extrema. Só no Ama­zonas, quase 60 municí­pios estão em situ­ação de emergên­cia dec­re­ta­da pelo gov­er­no estad­ual. A viagem ocor­reu a pedi­do do pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va, que se recu­pera de uma cirur­gia em Brasília.

Manaus (AM), 04.10.2023 –Vice-Presidente Geraldo Alckmin visita áreas atingidas pela forte estiagem na região de Catalão (AM). Foto: Cadu Gomes/VPR
Repro­dução: Vice-pres­i­dente Ger­al­do Alck­min sobrevoa áreas atingi­das pela seca na região de Catalão — Cadu Gomes/VPR

Ações emergenciais

Entre as medi­das anun­ci­adas pelo vice-pres­i­dente em nome do gov­er­no fed­er­al, está a real­iza­ção de duas obras de dra­gagem, uma no Rio Solimões, entre os municí­pios de Ben­jamin Con­stant e Tabatin­ga, e out­ra no Rio Madeira, tam­bém no Ama­zonas. O obje­ti­vo é recu­per­ar a capaci­dade de nave­g­ação de ambos os rios, que são artérias essen­ci­ais no trans­porte de pes­soas e escoa­men­to de mer­cado­rias.

A primeira obra, no Solimões, com 8 quilômet­ros de exten­são, terá duração de 30 dias e cus­to de R$ 38 mil­hões. Nesse caso, a ordem de serviço já foi assi­na­da, e os tra­bal­hos começam nos próx­i­mos dias. A segun­da obra, de 12 quilômet­ros, ain­da será con­trata­da pelo Min­istério dos Por­tos e Aero­por­tos e terá duração de 45 a 60 dias, a um cus­to total de R$ 100 mil­hões.

Nos municí­pios com situ­ação de emergên­cia dec­re­ta­da, o gov­er­no fed­er­al vai ante­ci­par para o próx­i­mo dia 19 o paga­men­to do Bol­sa Família e do Bene­fí­cio de Prestação Con­tin­u­a­da (BPC). Agricul­tores do Pro­gra­ma Nacional de For­t­alec­i­men­to da Agri­cul­tura Famil­iar (Pron­af) que tiver­am per­da de pro­dução terão dire­ito ao paga­men­to do seguro inte­gral.

O gov­er­no tam­bém estu­da lib­er­ar o seguro-defe­so aos pescadores pelo perío­do em que foram prej­u­di­ca­dos. O Min­istério do Meio Ambi­ente e Mudanças do Cli­ma anun­ciou o envio de 191 brigadis­tas para reforçar a equipe local que tra­bal­ha no con­t­role de incên­dios.

O Min­istério de Minas e Ener­gia infor­mou que uma ação pre­ven­ti­va real­iza­da meses atrás per­mi­tiu a estocagem de óleo diesel na região, o que garan­tirá, pelos próx­i­mos 30 dias, o sis­tema de abastec­i­men­to de 169 setores iso­la­dos no Ama­zonas.

Na parte de saúde, o gov­er­no fed­er­al enviará kits de medica­men­tos para os municí­pios afe­ta­dos. Cada kit envi­a­do pelo Min­istério da Saúde pode aten­der até 15 mil pes­soas. O lev­an­ta­men­to sobre a deman­da será feito pelas próprias prefeituras. Tam­bém foram envi­a­dos para Man­aus 240 profis­sion­ais do pro­gra­ma Mais Médi­cos, e 540 vão sendo dis­tribuí­dos para o inte­ri­or do Ama­zonas e out­ras local­i­dades da Região Norte.

Edição: Nádia Fran­co

LOGO AG BRASIL

 

Você pode Gostar de:

Congresso e Judiciário retomam sessões após feriado de Carnaval

Pautas incluem LOA, trama golpista, laqueadura e posse no STM André Richter — Repórter da …