...
sexta-feira ,4 outubro 2024
Home / Saúde / Governo vai enviar vacinas contra dengue para 29 municípios

Governo vai enviar vacinas contra dengue para 29 municípios

Repro­dução: © Takeda/Divulgação

Lote completa lista de 521 cidades que receberão o imunizante


Pub­li­ca­do em 25/02/2024 — 13:50 Por André Richter – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

O Min­istério da Saúde infor­mou que vai enviar dos­es de vaci­nas con­tra dengue para 29 municí­pios nos próx­i­mos dias. O lote vai com­ple­tar a lista de 521 municí­pios sele­ciona­dos para rece­ber as dos­es até a primeira quinzena de março. Até o momen­to, 492 cidades já rece­ber­am os imu­nizantes.

A vaci­nação con­tra a dengue começou neste mês e é des­ti­na­da à apli­cação em cri­anças de 10 e 11 anos. Até o fim deste ano, a vaci­nação com a Qden­ga, nome com­er­cial do imu­nizante, será ampli­a­da para ado­les­centes de 12,13 e 14 anos que moram nos 521 municí­pios.

Os municí­pios foram escol­hi­dos para rece­ber os primeiros lotes das vaci­nas por estarem local­iza­dos em áreas de com alta incidên­cia da dengue tipo 2 (Sorotipo 2), que provo­ca infecção mais grave da doença.

A restrição de regiões que vão rece­ber a vaci­nação foi fei­ta diante das difi­cul­dades apre­sen­tadas para pro­dução e ofer­ta da vaci­na, elab­o­ra­da pelo lab­o­ratório Take­da. A par­tir da entre­ga de mais car­rega­men­tos, a vaci­nação será ampli­a­da pelo Sis­tema Úni­co de Saúde (SUS).

Segun­do o Min­istério da Saúde, foram com­pradas 5,2 mil­hões de vaci­nas neste ano. Em 2025, serão mais 9 mil­hões.

A vaci­na Qden­ga teve o reg­istro aprova­do pela Agên­cia Nacional de Vig­ilân­cia San­itária (Anvisa) em março de 2023. Em dezem­bro do ano pas­sa­do, a pas­ta anun­ciou a incor­po­ração do insumo no SUS.

Pelo menos seis esta­dos já declararam situ­ação de emergên­cia dev­i­do aos casos reg­istra­dos de dengue na pop­u­lação. Rio de Janeiro, Espíri­to San­to, Minas Gerais, Acre, Goiás e o Dis­tri­to Fed­er­al estão na lista.

Edição: Denise Griesinger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Saiba o que é doença de Crohn, que afeta o jornalista Evaristo Costa

Síndrome não tem cura, mas o tratamento pode controlar os sintomas Éri­ca San­tana — Repórter …