...
sexta-feira ,19 abril 2024
Home / Noticias / Governo vai reforçar policiamento no RJ por causa de jogos e do Enem

Governo vai reforçar policiamento no RJ por causa de jogos e do Enem

Repro­du­ção: © José Cruz/Agência Bra­sil

PRF e Força vão atuar em locais de grande concentração de pessoas


Publi­ca­do em 31/10/2023 — 17:53 Por Caro­li­na Pimen­tel — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

ouvir:

O gover­no fede­ral irá refor­çar o poli­ci­a­men­to no Rio de Janei­ro no pró­xi­mo final de sema­na em razão de jogos de fute­bol e da rea­li­za­ção do Exa­me Naci­o­nal do Ensi­no Médio (Enem).  

O minis­tro da Jus­ti­ça e Segu­ran­ça Públi­ca, Flá­vio Dino, infor­mou que agen­tes da Polí­cia Rodo­viá­ria Fede­ral (PRF) e da For­ça Naci­o­nal irão atu­ar em locais com gran­de con­cen­tra­ção de pes­so­as, como está­di­os e estra­das.

“Serão dias inten­sos no Rio de Janei­ro, por isso, repla­ne­ja­mos a atu­a­ção da PRF e da For­ça Naci­o­nal para o pró­xi­mo final de sema­na, para apoi­ar o gover­no do Rio no poli­ci­a­men­to osten­si­vo”, dis­se.

No sába­do (4), será dis­pu­ta­da a final da Taça Liber­ta­do­res da Amé­ri­ca entre Flu­mi­nen­se e Boca Juni­ors. No domin­go (5), have­rá a apli­ca­ção das pro­vas do Enem. No mes­mo dia, esta­va pre­vis­to jogo entre Vas­co e Bota­fo­go, que foi trans­fe­ri­do para segun­da-fei­ra (6) con­for­me acer­ta­do entre o minis­tro Dino e o gover­na­dor do Rio de Janei­ro, Cláu­dio Cas­tro.

Na sema­na pas­sa­da, cri­mi­no­sos quei­ma­ram 35 ôni­bus e até uma cabi­ne de trem, pro­vo­can­do o caos em sete bair­ros da zona oes­te da capi­tal flu­mi­nen­se, após um líder mili­ci­a­no ter sido mor­to em uma ope­ra­ção da Polí­cia Civil. Des­de então, o gover­no fede­ral anun­ci­ou medi­das para apoi­ar o gover­no local, como envio de homens da For­ça Naci­o­nal.

Forças Armadas

O minis­tro Flá­vio Dino infor­mou ain­da que é um pon­to de con­sen­so o apoio das For­ças Arma­das no com­ba­te ao cri­me orga­ni­za­do no Rio de Janei­ro, porém sem atu­a­ção nas ruas.

“Não have­rá uma atu­a­ção urba­na das For­ças Arma­das, em bair­ros e ave­ni­das. Nada des­se tipo. Essa esfe­ra per­ten­ce nes­te momen­to às polí­ci­as esta­du­ais, às polí­ci­as do Rio de Janei­ro”, dis­se o minis­tro.

Segun­do Dino, o gover­no fede­ral e o gover­na­dor Cláu­dio Cas­tro acer­ta­ram a atu­a­ção con­jun­ta da Polí­cia Fede­ral e dos mili­ta­res com as polí­ci­as esta­du­ais.

Na pró­xi­ma sema­na, será for­ma­li­za­do a cri­a­ção de um comi­tê de inte­li­gên­cia, com­pos­to por inte­gran­tes dos gover­nos fede­ral e esta­du­al, para iden­ti­fi­car e aca­bar com fon­tes de finan­ci­a­men­to das orga­ni­za­ções cri­mi­no­sas que agem no Rio.

Nes­ta manhã, foi rea­li­za­da reu­nião na Casa Civil, com a par­ti­ci­pa­ção dos minis­té­ri­os da Jus­ti­ça e da Defe­sa, para defi­nir como as For­ças Arma­das e a Polí­cia Fede­ral irão apoi­ar o gover­no local. Con­for­me Dino, a pro­pos­ta é que Exér­ci­to, Mari­nha e Aero­náu­ti­ca refor­çam a segu­ran­ça na fron­tei­ra do Rio com outros esta­dos, na Baía de Gua­na­ba­ra, nos por­tos e aero­por­tos res­pec­ti­va­men­te. A pro­pos­ta será leva­da hoje ou ama­nhã para aná­li­se e vali­da­ção do pre­si­den­te Luiz Iná­cio Lula da Sil­va, infor­mou o minis­tro.

Operação Virtude

O Minis­té­rio da Jus­ti­ça apre­sen­tou nes­ta ter­ça-fei­ra resul­ta­do da Ope­ra­ção Vir­tu­de, vol­ta­da ao com­ba­te à vio­lên­cia con­tra ido­sos ini­ci­a­da em 2 de outu­bro.

Rea­li­za­da em 25 esta­dos e no Dis­tri­to Fede­ral, a ação resul­tou na con­du­ção de 1.007 sus­pei­tos às dele­ga­ci­as, 6 mil bole­tins de ocor­rên­cia, 701 medi­das pro­te­ti­vas de urgên­cia e inves­ti­ga­ção de homi­cí­di­os, lesão cor­po­ral e vio­lên­cia sexu­al.

Foram inves­ti­ga­das mais de 5 mil denún­ci­as rece­bi­das pela Ouvi­do­ria Naci­o­nal dos Direi­tos Huma­nos (ONDH) do Minis­té­rio dos Direi­tos Huma­nos e Cida­da­nia (MDHC).

Edi­ção: Valé­ria Agui­ar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Brasil deve recuperar 25 milhões de hectares de vegetação nativa

Repro­du­ção: © Symbiosis/ Divul­ga­ção Meta deve ser cumprida até 2030 Publicado em 15/04/2024 — 10:39 …