...
quarta-feira ,11 dezembro 2024
Home / Noticias / Governo vai reforçar policiamento no RJ por causa de jogos e do Enem

Governo vai reforçar policiamento no RJ por causa de jogos e do Enem

Repro­dução: © José Cruz/Agência Brasil

PRF e Força vão atuar em locais de grande concentração de pessoas


Pub­li­ca­do em 31/10/2023 — 17:53 Por Car­oli­na Pimentel — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

O gov­er­no fed­er­al irá reforçar o poli­ci­a­men­to no Rio de Janeiro no próx­i­mo final de sem­ana em razão de jogos de fute­bol e da real­iza­ção do Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem).  

O min­istro da Justiça e Segu­rança Públi­ca, Flávio Dino, infor­mou que agentes da Polí­cia Rodoviária Fed­er­al (PRF) e da Força Nacional irão atu­ar em locais com grande con­cen­tração de pes­soas, como está­dios e estradas.

“Serão dias inten­sos no Rio de Janeiro, por isso, replane­jamos a atu­ação da PRF e da Força Nacional para o próx­i­mo final de sem­ana, para apoiar o gov­er­no do Rio no poli­ci­a­men­to osten­si­vo”, disse.

No sába­do (4), será dis­puta­da a final da Taça Lib­er­ta­dores da Améri­ca entre Flu­mi­nense e Boca Juniors. No domin­go (5), haverá a apli­cação das provas do Enem. No mes­mo dia, esta­va pre­vis­to jogo entre Vas­co e Botafo­go, que foi trans­feri­do para segun­da-feira (6) con­forme acer­ta­do entre o min­istro Dino e o gov­er­nador do Rio de Janeiro, Cláu­dio Cas­tro.

Na sem­ana pas­sa­da, crim­i­nosos queimaram 35 ônibus e até uma cab­ine de trem, provo­can­do o caos em sete bair­ros da zona oeste da cap­i­tal flu­mi­nense, após um líder mili­ciano ter sido mor­to em uma oper­ação da Polí­cia Civ­il. Des­de então, o gov­er­no fed­er­al anun­ciou medi­das para apoiar o gov­er­no local, como envio de home­ns da Força Nacional.

Forças Armadas

O min­istro Flávio Dino infor­mou ain­da que é um pon­to de con­sen­so o apoio das Forças Armadas no com­bate ao crime orga­ni­za­do no Rio de Janeiro, porém sem atu­ação nas ruas.

“Não haverá uma atu­ação urbana das Forças Armadas, em bair­ros e avenidas. Nada desse tipo. Essa esfera per­tence neste momen­to às polí­cias estad­u­ais, às polí­cias do Rio de Janeiro”, disse o min­istro.

Segun­do Dino, o gov­er­no fed­er­al e o gov­er­nador Cláu­dio Cas­tro acer­taram a atu­ação con­jun­ta da Polí­cia Fed­er­al e dos mil­itares com as polí­cias estad­u­ais.

Na próx­i­ma sem­ana, será for­mal­iza­do a cri­ação de um comitê de inteligên­cia, com­pos­to por inte­grantes dos gov­er­nos fed­er­al e estad­ual, para iden­ti­ficar e acabar com fontes de finan­cia­men­to das orga­ni­za­ções crim­i­nosas que agem no Rio.

Nes­ta man­hã, foi real­iza­da reunião na Casa Civ­il, com a par­tic­i­pação dos min­istérios da Justiça e da Defe­sa, para definir como as Forças Armadas e a Polí­cia Fed­er­al irão apoiar o gov­er­no local. Con­forme Dino, a pro­pos­ta é que Exérci­to, Mar­in­ha e Aeronáu­ti­ca reforçam a segu­rança na fron­teira do Rio com out­ros esta­dos, na Baía de Gua­n­abara, nos por­tos e aero­por­tos respec­ti­va­mente. A pro­pos­ta será lev­a­da hoje ou aman­hã para análise e val­i­dação do pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va, infor­mou o min­istro.

Operação Virtude

O Min­istério da Justiça apre­sen­tou nes­ta terça-feira resul­ta­do da Oper­ação Vir­tude, volta­da ao com­bate à vio­lên­cia con­tra idosos ini­ci­a­da em 2 de out­ubro.

Real­iza­da em 25 esta­dos e no Dis­tri­to Fed­er­al, a ação resul­tou na con­dução de 1.007 sus­peitos às del­e­ga­cias, 6 mil boletins de ocor­rên­cia, 701 medi­das pro­te­ti­vas de urgên­cia e inves­ti­gação de homicí­dios, lesão cor­po­ral e vio­lên­cia sex­u­al.

Foram inves­ti­gadas mais de 5 mil denún­cias rece­bidas pela Ouvi­do­ria Nacional dos Dire­itos Humanos (ONDH) do Min­istério dos Dire­itos Humanos e Cidada­nia (MDHC).

Edição: Valéria Aguiar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Hemorragia não afeta função cerebral do presidente, diz médico de Lula

Paciente encontra-se lúcido e acordado Pedro Peduzzi — Repórter da Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 10/12/2024 …