...
quarta-feira ,6 dezembro 2023
Home / Noticias do Mundo / Grupo de 32 brasileiros é resgatado da Cisjordânia, na Palestina

Grupo de 32 brasileiros é resgatado da Cisjordânia, na Palestina

Repro­dução: © Rep­re­sen­tação Brasileira em Ramala/Divulgação

Eles serão repatriados no âmbito da Operação Voltando em Paz


Pub­li­ca­do em 01/11/2023 — 09:44 Por Lucas Pordeus León* – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília
Atu­al­iza­do em 01/11/2023 — 11:27

ouvir:

A Oper­ação Voltan­do em Paz real­i­zou nes­ta quar­ta-feira (1°) mais uma ação para repa­tri­ar brasileiros da zona de con­fli­to no Ori­ente Médio, dessa vez da Cisjordâ­nia. Foram res­gata­dos 32 pas­sageiros (30 brasileiros, uma jor­da­ni­ana e um palesti­no, ambos casa­dos com brasileiros) que man­i­fes­taram inter­esse em deixar a Palesti­na.  

Eles foram con­duzi­dos em vans e ônibus de 11 cidades difer­entes da Cisjordâ­nia até a cidade de Jer­icó. De lá, todos cruzaram a fron­teira em um ônibus fre­ta­do pelo gov­er­no brasileiro até Amã, a cap­i­tal da Jordâ­nia, em um deslo­ca­men­to de pouco mais de uma hora.

O embaix­ador do Brasil na Cisjordâ­nia, Alessan­dro Can­deas, infor­mou que os veícu­los foram iden­ti­fi­ca­dos com a ban­deira do Brasil para evi­tar bom­bardeios. “Para fins de segu­rança, as pla­cas, tra­je­tos e lis­tas de pas­sageiros foram infor­ma­dos às autori­dades da Palesti­na e de Israel”, desta­cou.

Os brasileiros já embar­caram no Aero­por­to Inter­na­cional Queen Alia, em Amã, em uma aeron­ave cedi­da pela Presidên­cia da Repúbli­ca, e devem pousar na Base Aérea de Brasília às 5h30 des­ta quin­ta-feira (2). Já no ter­ritório nacional, eles seguirão para cin­co cap­i­tais – São Paulo, Flo­ri­anópo­lis, Recife, Rio de Janeiro e Curiti­ba –, além de Foz do Iguaçu (PR).

Com isso, o total de brasileiros repa­tri­a­dos da região do con­fli­to chega a 1.446. Foram oito voos patroci­na­dos pelo gov­er­no brasileiro.

» Clique aqui e acom­pan­he a cober­tu­ra da Agên­cia Brasil, sobre o Con­fli­to no Ori­ente Médio

Out­ro grupo, de 34 brasileiros e famil­iares, ain­da aguar­da para deixar a Faixa de Gaza. Eles estão no Sul do enclave, nas cidades de Khan Yunis e Rafah, próx­i­mos à fron­teira com o Egi­to.

Nes­ta quar­ta-feira (1), a fron­teira foi aber­ta pela primeira vez des­de o iní­cio do con­fli­to para a saí­da de palesti­nos feri­dos e de um grupo de cer­ca de 450 estrangeiros.

“Novas lis­tas serão pub­li­cadas em breve e nos­sos brasileiros devem estar nelas”, afir­mou o embaix­ador Can­deas.

Brasília (DF) 01/11/2023 – Grupo de 33 brasileiros são repatriados da Cisjordânia, na Palestina Foto: Representação Brasileira em Ramala/Divulgação
Repro­dução: Grupo de 33 brasileiros já está na Jordâ­nia, onde aguar­da para ser repa­tri­a­do ao Brasil — Rep­re­sen­tação Brasileira em Ramala/Divulgação

Cisjordânia

O ter­ritório da Palesti­na recon­heci­do inter­na­cional­mente é for­ma­do pela Faixa de Gaza, con­tro­la­da pelo Hamas, e pela Cisjordâ­nia, con­tro­la­da par­cial­mente pela Autori­dade Palesti­na, enti­dade essa que, ao con­trário do Hamas, é recon­heci­da por Israel e pela maior parte da comu­nidade inter­na­cional como o legí­ti­mo rep­re­sen­tante do povo palesti­no.

Des­de o iní­cio das atu­ais hos­til­i­dades na Faixa de Gaza, há 26 dias, a vio­lên­cia na Cisjordâ­nia cresceu com uma série de assas­si­natos e con­fron­tos entre palesti­nos, forças de segu­rança israe­lens­es e da Autori­dade Palesti­na e ataques de colonos con­tra palesti­nos. Os colonos são os israe­lens­es que vivem em assen­ta­men­tos den­tro da Cisjordâ­nia.

Do dia 7 de out­ubro até esta terça-feira (31), foram reg­istra­dos 123 assas­si­natos de palesti­nos na Cisjordâ­nia, incluin­do 34 cri­anças. Out­ros 2.206 ficaram feri­dos. Do lado israe­lense, foi reg­istra­da a morte de 1 sol­da­do e out­ros 13 feri­dos.

 

*Matéria atu­al­iza­da às 11h27 para cor­reção do número de brasileiros no voo

Edição: Denise Griesinger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Ultradireitista Javier Milei vence as eleições argentinas

Repro­dução: © REUTERS/Agustin Mar­car­i­an Futuro presidente venceu disputa acirrada no segundo turno Pub­li­ca­do em 19/11/2023 …