...
sexta-feira ,24 maio 2024
Home / Noticias do Mundo / Grupo de resgatados da Faixa de Gaza chega a Brasília

Grupo de resgatados da Faixa de Gaza chega a Brasília

Repro­du­ção:  © Rafa Neddermeyer/Agência Bra­sil

As 32 pessoas resgatadas foram recebidas pelo presidente Lula


Publi­ca­do em 14/11/2023 — 00:32 Por Caro­li­na Pimen­tel — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

ouvir:

Os bra­si­lei­ros e paren­tes repa­tri­a­dos da Fai­xa de Gaza já estão em Bra­sí­lia. O avião VC‑2 tra­zen­do os 32 res­ga­ta­dos pou­sou às 23h24 na Base Aérea. O pre­si­den­te Luiz Iná­cio Lula da Sil­va rece­beu o gru­po nes­se retor­no ao Bra­sil.

Os repa­tri­a­dos aguar­da­vam há mais de um mês para dei­xar a região do con­fli­to entre Isra­el e Hamas. “Agra­de­ce­mos mui­to do fun­do do cora­ção a todos que aju­da­ram a gen­te a che­gar aqui. Não estou acre­di­tan­do ain­da que estou aqui, que estou viva”, dis­se a jovem Shahed Al-Ban­na, de 18 anos.

O gru­po fica­rá hos­pe­da­do por, pelo menos, dois dias no Hotel de Trân­si­to de Ofi­ci­ais, na Base Aérea. Eles rece­be­rão apoio psi­co­ló­gi­co, cui­da­dos médi­cos e imu­ni­za­ção.

Depois des­se perío­do, o gru­po vai se divi­dir Bra­sil afo­ra. Vin­te e qua­tro pes­so­as irão para São Pau­lo, sen­do que 12 fica­rão na casa de paren­tes e outros 12 em um abri­go espe­ci­a­li­za­do em aco­lhi­men­to de refu­gi­a­dos no inte­ri­or do esta­do. Qua­tro fica­rão em Bra­sí­lia, dois segui­rão para Flo­ri­a­nó­po­lis (SC), um irá para Cui­a­bá (MT) e outro para Novo Ham­bur­go (RS).

Ao che­ga­rem ao Bra­sil, tam­bém será fei­ta a regu­la­ri­za­ção migra­tó­ria, pela Polí­cia Fede­ral, e a emis­são de outros docu­men­tos que per­mi­tam o aces­so a ser­vi­ços públi­cos e ao empre­go.

Das 32 pes­so­as, 22 são bra­si­lei­ros, sete são pales­ti­nos natu­ra­li­za­dos bra­si­lei­ros e três são pales­ti­nos paren­tes pró­xi­mos de bra­si­lei­ros. No total, são 17 cri­an­ças, nove mulhe­res e seis homens.

Resgates

Este é o déci­mo voo de res­ga­te da Ope­ra­ção Vol­tan­do em Paz, lide­ra­da pelo gover­no fede­ral para repa­tri­a­ção de bra­si­lei­ros em áre­as de con­fli­to no Ori­en­te Médio.

Des­de o iní­cio da guer­ra entre Isra­el e Hamas, o Bra­sil res­ga­tou 1.477 pes­so­as e 53 ani­mais domés­ti­cos. Os pri­mei­ros res­ga­ta­dos desem­bar­ca­ram no Bra­sil em 11 de outu­bro. Do total, foram 1.462 bra­si­lei­ros, 11 pales­ti­nos, três boli­vi­a­nas e uma jor­da­ni­a­na. O gru­po que che­gou nes­ta segun­da-fei­ra, no entan­to, é o pri­mei­ro que esta­va em Gaza, região onde se con­cen­tra a mai­or par­te do con­fli­to.

Os outros voos da Ope­ra­ção Vol­tan­do em Paz par­ti­ram de Tel Aviv, em Isra­el, de onde saiu a mai­o­ria dos res­ga­tes, e de Amã, na Jor­dâ­nia, com bra­si­lei­ros que esta­vam em Isra­el e no ter­ri­tó­rio pales­ti­no da Cis­jor­dâ­nia.

Os bra­si­lei­ros que che­gam hoje cru­za­ram a fron­tei­ra da Fai­xa de Gaza com o Egi­to, pelo Por­tal de Rafah, no últi­mo domin­go (12), após serem con­tem­pla­dos na séti­ma lis­ta de auto­ri­za­ção da saí­da de estran­gei­ros de Gaza.

Eles che­ga­ram ao Cai­ro no perío­do da noi­te, onde foram recep­ci­o­na­dos por equi­pes médi­cas e de psi­có­lo­gos. Eles jan­ta­ram, dor­mi­ram e toma­ram café da manhã nes­ta segun­da-fei­ra (13), antes de embar­ca­rem para o Bra­sil. O voo fez duas para­das téc­ni­cas: uma em Las Pal­mas, na Espa­nha, e outra na Base Aérea do Reci­fe, já em solo bra­si­lei­ro.

Guerra

No dia 7 de outu­bro, o Hamas, gru­po que con­tro­la a Fai­xa de Gaza, lan­çou um ata­que sur­pre­sa de mís­seis con­tra Isra­el e a incur­são de com­ba­ten­tes arma­dos por ter­ra, matan­do civis e mili­ta­res e fazen­do cen­te­nas de reféns isra­e­len­ses e estran­gei­ros. Em res­pos­ta, Isra­el bom­bar­de­ou vári­as infra­es­tru­tu­ras do Hamas em Gaza e impôs cer­co total ao ter­ri­tó­rio, com o cor­te do abas­te­ci­men­to de água, com­bus­tí­vel e ener­gia elé­tri­ca.

Os ata­ques já dei­xa­ram milha­res de mor­tos, feri­dos e desa­bri­ga­dos nos dois ter­ri­tó­ri­os, sen­do a mai­or par­te em Gaza.

Veja gale­ria de fotos da che­ga­da dos bra­si­lei­ros:

Edi­ção: Mar­ce­lo Bran­dão

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Governo chama embaixador do Brasil em Israel para consultas

Repro­du­ção: © Geral­do Magela/Agência Sena­do Embaixador de Israel no Brasil foi chamado ao Itamaraty Publi­ca­do …