...
sexta-feira ,21 março 2025
Home / Saúde / Grupo do Mais Médicos irá para terra yanomami em março

Grupo do Mais Médicos irá para terra yanomami em março

Repro­dução: © Rove­na Rosa/Agência Brasil

No total, 19 médicos do programa vão atender os indígenas


Pub­li­ca­do em 23/02/2023 — 21:33 Por Car­oli­na Pimentel — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

No próx­i­mo mês, 14 médi­cos do pro­gra­ma Mais Médi­cos irão aten­der na Ter­ra Indí­ge­na Yanoma­mi, em Roraima. A infor­mação é da min­is­tra da Saúde, Nísia Trindade, entre­vis­ta­da do pro­gra­ma A Voz do Brasil, des­ta quin­ta-feira (23). Segun­do a min­is­tra, o grupo irá para o ter­ritório a par­tir de 14 de março. Depois, mais cin­co profis­sion­ais vão se jun­tar à equipe.

“Primeiro, eles fazem durante uma sem­ana uma preparação para con­hecerem mel­hor a real­i­dade e agirem de for­ma mais ade­qua­da”, expli­cou Nísia Trindade. “Esta é uma ação de caráter per­ma­nente”, acres­cen­tou.

Força Nacional do SUS

A min­is­tra ressaltou ain­da que os yanoma­mi, prin­ci­pal­mente as cri­anças, já apre­sen­tam mel­ho­ra no quadro de saúde em razão dos atendi­men­tos emer­gen­ci­ais da Força Nacional do SUS. “Já temos cri­anças sain­do do quadro mais grave para uma situ­ação de recu­per­ação”, afir­mou.

De acor­do com dados do Min­istério da Saúde, após um mês de dec­re­ta­da a Emergên­cia de Saúde Públi­ca de Importân­cia Nacional (Espin) no ter­ritório yanoma­mi, 78% das cri­anças aten­di­das deixaram quadro grave de desnu­trição para mod­er­a­do. No total, foram real­iza­dos mais de 5 mil atendi­men­tos médi­cos aos indí­ge­nas no perío­do.

A maior parte dos atendi­men­tos ocorre nos polos base das regiões de Auaris, Suru­cu­cu e Mis­são Cat­ri­mani. Os pacientes em situ­ação mais grave são lev­a­dos para hos­pi­tais de Boa Vista.

As doenças diag­nos­ti­cadas entre os indí­ge­nas são desnu­trição, pneu­mo­nia, diar­reia agu­da, malária e tuber­cu­lose. Con­forme os espe­cial­is­tas, a maio­r­ia é pre­venív­el e pode ser trata­da.

Edição: Clau­dia Fel­czak

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Resolução permite que farmacêuticos prescrevam medicamentos

Autorização entra em vigor em 30 dias Paula Labois­sière – Repórter da Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do …