...
domingo ,14 abril 2024
Home / Noticias / Grupo especializado em lavagem de dinheiro do tráfico é alvo da PF

Grupo especializado em lavagem de dinheiro do tráfico é alvo da PF

Repro­du­ção: © Polí­cia Federal/Divulvação

A organização movimentou mais de R$ 2 bilhões nos últimos anos


Publicado em 06/03/2024 — 07:59 Por Agência Brasil — Brasília

ouvir:

A Dele­ga­cia de Repres­são a Entor­pe­cen­tes da Polí­cia Fede­ral (PF) no Para­ná defla­grou na manhã des­ta quar­ta-fei­ra (6) a Ope­ra­ção Fol­low the Money, que inves­ti­ga a lava­gem de dinhei­ro oriun­do do trá­fi­co de dro­gas.

De acor­do com a PF, o gru­po cri­mi­no­so uti­li­za­va diver­sas estra­té­gi­as para dis­si­mu­lar a ori­gem do dinhei­ro, como negó­ci­os com imó­veis, veí­cu­los, trans­por­tes e na área de óle­os e lubri­fi­can­tes. A ação con­ta com apoio da Polí­cia Mili­tar de San­ta Cata­ri­na.

O nome da ope­ra­ção sig­ni­fi­ca “siga o dinhei­ro”. Os poli­ci­ais se con­cen­tra­ram nas com­ple­xas aná­li­ses finan­cei­ras e patri­mo­ni­ais dos inves­ti­ga­dos que abran­ge­ram qua­se 500 con­tas ban­cá­ri­as, que movi­men­ta­ram mais de R$ 2 bilhões entre cré­di­tos e débi­tos nos últi­mos anos.

Com o apoio da Recei­ta Fede­ral tam­bém foram fei­tas aná­li­ses fis­cais, que per­mi­ti­ram refor­çar as con­clu­sões do uso de múl­ti­plas empre­sas para dis­per­sar e ocul­tar os ganhos ilí­ci­tos da orga­ni­za­ção cri­mi­no­sa.

A ope­ra­ção con­ta com 200 poli­ci­ais fede­rais e 20 audi­to­res da Recei­ta Fede­ral. Foram pre­sos os dos prin­ci­pais líde­res do gru­po. Estão sen­do cum­pri­dos 33 man­da­dos de bus­ca e apre­en­são nos esta­dos do Para­ná, de San­ta Cata­ri­na e do Cea­rá.

A Jus­ti­ça deter­mi­nou tam­bém o blo­queio de mais de uma cen­te­na de bens dos inves­ti­ga­dos, tais como con­tas ban­cá­ri­as, imó­veis urba­nos e rurais, veí­cu­los de luxo, cami­nhões e maqui­ná­ri­os agrí­co­las.

Edi­ção: Aécio Ama­do

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

BNDES abre concurso em 2024 para 150 vagas de nível superior

Repro­du­ção: © Fer­nan­do Frazão/Agencia Bra­sil Edital deve ser divulgado no segundo semestre Publicado em 09/04/2024 …