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Grupo Itapemirim suspende as operações da aérea ITA

Repro­dução: © REUTERS/Roosevelt Cassio/Direitos reser­va­dos

Empresa diz que paralisação é temporária


Pub­li­ca­do em 18/12/2021 — 11:57 Por Marce­lo Brandão — Repórter da Agên­cia Brasil* — Brasília

O Grupo Itapemir­im decid­iu par­al­is­ar na noite dessa sex­ta-feira (17) as oper­ações da com­pan­hia aérea, a ITA. Segun­do a empre­sa, a par­al­isação tem caráter tem­porário “para uma reestru­tu­ração inter­na”. A medi­da provo­cou con­fusão entre os pas­sageiros da com­pan­hia que já esper­avam o embar­que nos aero­por­tos.

Em nota divul­ga­da no site, a com­pan­hia ori­en­tou os clientes com pas­sagens com­pradas para os próx­i­mos dias a não irem aos aero­por­tos antes de falar com a ITA. Esse con­ta­to deve ser feito através do e‑mail [email protected].

A ITA entrou em oper­ação no final de jun­ho e oper­a­va nos aero­por­tos de São Paulo-Guarul­hos (SP), Brasília (DF), Belo Hor­i­zonte-Con­fins (MG), Rio de Janeiro-Galeão (RJ), Por­to Ale­gre (RS), Por­to Seguro (BA), Sal­vador (BA), Curiti­ba (PR), For­t­aleza (CE), Flo­ri­anópo­lis (SC), Maceió (AL), Natal (RN) e Recife (PE).

Protestos em Guarulhos

A admin­istrado­ra do Aero­por­to Inter­na­cional de Guarul­hos, em São Paulo, ori­en­ta os pas­sageiros da ITA a procu­rarem infor­mações sobre os voos com a com­pan­hia antes de se diri­girem ao aero­por­to.

Na noite des­ta sex­ta-feira, pas­sageiros pegos de sur­pre­sa pela sus­pen­são dos voos da ITA protes­taram no saguão do aero­por­to.

De acor­do com a asses­so­ria de impren­sa da Gru Air­port, os pas­sageiros da ITA ain­da estão pre­sentes no aero­por­to e a situ­ação no saguão não está nor­mal­iza­da.

Con­fi­ra a nota do Grupo Itapemir­im na ínte­gra:

“O Grupo Itapemir­im infor­ma que por ini­cia­ti­va própria sus­pendeu tem­po­rari­a­mente as oper­ações de sua com­pan­hia aérea, a ITA, no iní­cio da noite des­ta sex­ta-feira (17) para uma reestru­tu­ração inter­na.

A decisão foi toma­da por neces­si­dade de ajustes opera­cionais. A ANAC (Agên­cia Nacional de Avi­ação Civ­il) já foi infor­ma­da da decisão.

A ITA lamen­ta os transtornos cau­sa­dos e afir­ma que irá con­tin­uar pre­stando toda assistên­cia aos pas­sageiros impacta­dos, con­forme pre­vê a res­olução 400 da ANAC.

A com­pan­hia ori­en­ta os pas­sageiros com via­gens pro­gra­madas para os próx­i­mos dias que não ten­tem realizar check-in online e não com­pareçam aos aero­por­tos antes de con­tatar a empre­sa aérea. Todos os pas­sageiros devem entrar em con­ta­to pelo e‑mail [email protected]. A com­pan­hia irá dedicar o máx­i­mo esforço para, em breve, retomar seus voos.

O Grupo Itapemir­im infor­ma tam­bém que essa decisão não afe­ta a prestação de serviço do trans­porte rodoviário, por meio da Viação Itapemir­im, cujas oper­ações seguem nor­mal­mente.”

*Matéria alter­a­da às 12h24 para acrésci­mo de infor­mações. Colaborou Bruno Boc­chi­ni

Edição: Kel­ly Oliveira

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