...
domingo ,13 outubro 2024
Home / Esportes / Há 35 anos Fittipaldi conquistava o primeiro título brasileiro na Indy

Há 35 anos Fittipaldi conquistava o primeiro título brasileiro na Indy

Ex-piloto também brilhou na Fórmula 1, com dois mundiais

Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­da em 24/09/2024 — 07:30
Rio de Janeiro
Ver­são em áudio
Emerson Fittipaldi at the Laguna Seca Raceway with his wife for the Toytota Monterey Grand Prix 1992 © 1992 Reuters/Ron Avery/Proibida reprodução
© Reuters/Ron Avery/Proibida repro­dução

O dia 24 de setem­bro tem um lugar espe­cial na história do auto­mo­bil­is­mo brasileiro, pois foi nes­ta data, no ano de 1989, que Emer­son Fit­ti­pal­di se tornou o primeiro pilo­to do país a con­quis­tar um títu­lo da Fór­mu­la Indy.

Quan­do chegou ao Olimpo da Indy, há exatos 35 anos, um vet­er­a­no Fit­ti­pal­di de 43 anos de idade já tin­ha garan­ti­do um lugar de destaque na história do esporte do Brasil com feitos como o de ser o primeiro pilo­to do país a ser campeão na Fór­mu­la 1 (com os títu­los de 1972 e de 1974).

“O Emer­son é o grande pre­cur­sor. É o cara que abriu as por­tas para os brasileiros na Fór­mu­la 1 e na Fór­mu­la Indy. Tive­mos o Jose Car­los Pace antes, mas, em ter­mos de fama, o Emer­son foi muito impor­tante para levar out­ros pilo­tos depois e o primeiro títu­lo da Fór­mu­la 1 para o Brasil. E tam­bém na Fór­mu­la Indy. Foi campeão nas duas. É um grande mito, um grande herói do auto­mo­bil­is­mo nacional. Então, temos que ter mui­ta gratidão pelo que o Emer­son rep­re­sen­ta para o auto­mo­bil­is­mo brasileiro”, declar­ou a pilo­to e comen­tarista de auto­mo­bil­is­mo Bia Figueire­do.

Título na Fórmula 1

O iní­cio de Emer­son Fit­ti­pal­di na Fór­mu­la 1 foi aos 23 anos. Pela cat­e­go­ria ele dis­putou 144 provas entre os anos de 1970 e 1980. O primeiro títu­lo veio em 1972, após vitória no Grande Prêmio da Itália pilotan­do uma Lotus. Assim, com 25 anos, oito meses e 29 dias, ele se tornou o campeão de F1 mais jovem da história até então (feito que só foi super­a­do pelo espan­hol Fer­nan­do Alon­so em 2005).

O suces­so de Fit­ti­pal­di colo­cou o Brasil de vez no mapa da Fór­mu­la 1. Assim, em 1973, o país rece­beu pela primeira vez uma pro­va da cat­e­go­ria auto­mo­bilís­ti­ca. E o públi­co pre­sente à pro­va dis­puta­da no Autó­dro­mo de Inter­la­gos, em São Paulo, viu o brasileiro ficar no lugar mais alto do pódio.

Equipe brasileira

Em 1975, um ano após garan­tir o bicam­pe­ona­to mundi­al, ele deu mais uma demon­stração de pio­neiris­mo, ao fun­dar, ao lado de seu irmão Wil­son Fit­ti­pal­di Júnior, a Cop­er­su­car, a primeira equipe de Fór­mu­la 1 com­ple­ta­mente brasileira. Ape­sar do segun­do lugar con­quis­ta­do no GP do Brasil de 1978, a ini­cia­ti­va não durou muito, e a equipe chegou ao final em 1982.

“O Emer­son abriu inúmeros cam­in­hos para o Brasil. Tan­to na Fór­mu­la 1, como no negó­cio da Cop­er­su­car e depois ao ir para a Fór­mu­la Indy. Ele abriu mer­ca­dos. O que o Emer­son fez foi uma coisa gigan­tesca. É difí­cil men­su­rar. Imag­i­no, que sem ele, o auto­mo­bil­is­mo seria muito difer­ente. Não dá para saber dire­ito como seria, mas seria muito difer­ente. Então é um cara de extrema importân­cia”, afir­mou o pilo­to e comen­tarista de auto­mo­bil­is­mo Felipe Giaf­fone.

Glória na Indy

Após a vito­riosa car­reira na F1, já aos 38 anos de idade, Emer­son Fit­ti­pal­di ini­ciou uma nova fase em sua car­reira, ago­ra na Fór­mu­la Indy. Mes­mo pas­san­do a cor­rer em uma cat­e­go­ria tec­ni­ca­mente difer­ente daque­la na qual esta­va acos­tu­ma­do, o primeiro tri­un­fo não demor­ou, ele veio em 1989 no cir­cuito oval de Michi­gan.

Já o títu­lo mundi­al demor­ou um pouco mais. Em 1989 ele venceu 5 das 15 provas dis­putadas, inclu­sive as tradi­cionais 500 Mil­has de Indi­anápo­lis, para se tornar o primeiro brasileiro a tri­un­far na Indy, cat­e­go­ria pela qual dis­putou 194 Grandes Prêmios, com 22 vitórias. Em 1996, em Michi­gan, o pilo­to bateu a mais de 300 quilômet­ros por hora. O grave aci­dente cau­sou uma séria lesão na cer­vi­cal e out­ras com­pli­cações. Depois dis­so, ele deixou a Fór­mu­la Indy.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Copa de 2027: Fifa encerra 1ª rodada de inspeções de candidatas a sede

Anúncio final das cidades escolhidas será no início de 2025 Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 11/10/2024 …