...
sábado ,25 janeiro 2025
Home / Noticias / Hacker apresenta à PF áudio de conversa com assessora de Zambelli

Hacker apresenta à PF áudio de conversa com assessora de Zambelli

Repro­dução: © Lula Marques/ Agên­cia Brasil

Delgatti diz que recebeu R$ 40 mil da deputada


Pub­li­ca­do em 18/08/2023 — 13:52 Por Alex Rodrigues — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

O hack­er Wal­ter Del­gat­ti Net­to apre­sen­tou à Polí­cia Fed­er­al (PF), nes­ta sex­ta-feira (18), um áudio que afir­ma ter rece­bido de uma asses­so­ra da dep­uta­da fed­er­al Car­la Zam­bel­li (PL-SP). Segun­do o advo­ga­do de Del­gat­ti, Ari­o­val­do Mor­eira, na men­sagem de voz, envi­a­da por What­sApp, a asses­so­ra tra­ta do paga­men­to para que o hack­er invadisse o sis­tema do Con­sel­ho Nacional de Justiça (CNJ).

“Ele [Del­gat­ti] apre­sen­tou ao del­e­ga­do que pre­side a inves­ti­gação um áudio onde esta pes­soa, asses­so­ra da Zam­bel­li, faz promes­sa de paga­men­to”, disse Mor­eira a jor­nal­is­tas após a con­clusão do novo depoi­men­to de Del­gat­ti à PF.

Del­gat­ti já tin­ha presta­do depoi­men­to à PF na quar­ta-feira (16). Na ocasião, o hack­er afir­mou ter rece­bido R$ 40 mil da dep­uta­da fed­er­al Car­la Zam­bel­li para invadir o sis­tema do CNJ e inserir fal­sos doc­u­men­tos no Ban­co Nacional de Man­da­dos de Prisão, entre eles, um fal­so man­da­do de prisão con­tra o min­istro Alexan­dre de Moraes, do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF). A dep­uta­da nega as acusações.

De acor­do com o advo­ga­do Ari­o­val­do Mor­eira, Del­gat­ti já tin­ha men­ciona­do aos poli­ci­ais fed­erais a con­ver­sa com a asses­so­ra da dep­uta­da, mas só hoje ele lem­brou o nome da asses­so­ra, que Mor­eira não rev­el­ou aos jor­nal­is­tas.

Ain­da segun­do o advo­ga­do, no depoi­men­to que prestou à PF na quar­ta-feira, Del­gat­ti deixou de fora infor­mações que rev­el­ou à Comis­são Par­la­men­tar Mista de Inquéri­to (CPMI), nes­ta quin­ta-feira (17), porque o del­e­ga­do fed­er­al que o inquir­iu “enten­deu que não eram infor­mações rel­e­vantes para o inquéri­to que inves­ti­ga a invasão do sis­tema do CNJ”.

“Hoje, [à PF] ele reit­er­ou o que foi dito ontem, na CPMI”, disse o advo­ga­do, que, mais cedo, já tin­ha dito a jor­nal­is­tas que Del­gat­ti não descar­ta a pos­si­bil­i­dade de faz­er um acor­do de delação pre­mi­a­da. Per­gun­ta­do sobre o que seu cliente teria a ofer­e­cer em tro­ca de van­ta­gens após fornecer tan­tas infor­mações à PF e à CPMI, Mor­eira disse que Del­gat­ti tem colab­o­ra­do para as autori­dades obterem “indí­cios de provas”.

“Enten­do quan­do vocês [jor­nal­is­tas] per­gun­tam se há provas [do que Del­gat­ti afir­ma]. Há indí­cios de provas. Porque não há dúvi­das de que o Wal­ter esteve com Jair Bol­sonaro. Ontem, o fil­ho do Bol­sonaro [o senador Flávio Bol­sonaro] con­fes­sou isso. E há, com certeza, no Min­istério da Defe­sa, câmeras e ima­gens. Com o Wal­ter [infor­man­do as] datas e horários [em que afir­ma ter esta­do no pré­dio do min­istério], muito provavel­mente será pos­sív­el obter estas provas”, disse Mor­eira.

Agên­cia Brasil entrou em con­ta­to com a asses­so­ria da dep­uta­da Car­la Zam­bel­li e aguar­da a man­i­fes­tação da par­la­men­tar. A dep­uta­da está inter­na­da em um hos­pi­tal par­tic­u­lar em Brasília des­de terça-feira (15), dev­i­do a uma diver­ti­c­ulite — infla­mação que cos­tu­ma afe­tar partes do tra­to gas­troin­testi­nal.

Ouça na Radioagên­cia Nacional

 

Edição: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Cinema brasileiro celebra indicações de Ainda Estou aqui ao Oscar

Fernanda Montenegro diz que coração está em estado de graça Elaine Patri­cia Cruz* – Repórter …