...
quarta-feira ,19 março 2025
Home / Noticias do Mundo / Helicóptero uruguaio ajuda em operações de resgate no RS

Helicóptero uruguaio ajuda em operações de resgate no RS

Repro­dução: © FAU/Divulgação

São falsas notícias de que o Brasil teria desprezado ajuda do Uruguai


Publicado em 08/05/2024 — 15:27 Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil — Brasília

Um helicóptero uruguaio opera no Rio Grande do Sul para socor­rer víti­mas das enchentes reg­istradas no esta­do des­de o fim de abril. Em nota divul­ga­da nes­ta quar­ta-feira (8), a Sec­re­taria de Comu­ni­cação Social (Sec­om) da Presidên­cia da Repúbli­ca reba­teu fake news que ale­gavam que o Brasil teria recu­sa­do aju­da do país viz­in­ho.

“O gov­er­no brasileiro não recu­sou a ofer­ta de aju­da fei­ta pelo Uruguai para as oper­ações de socor­ro às víti­mas das cheias no Rio Grande do Sul. Um helicóptero empresta­do pelo país viz­in­ho e ami­go está em oper­ação no esta­do, apar­el­ho de grande valia para o auxílio dos socor­ris­tas. O Brasil é gra­to ao Uruguai pelo pron­to-auxílio.”

“São fal­sas, por­tan­to, as notí­cias de que o Brasil teria despreza­do aju­da do Uruguai ou qual­quer out­ro país. Todas as ofer­tas de auxílio são bem-vin­das, serão anal­isadas con­forme a ade­quação às urgên­cias e serão bem rece­bidas.”

Avião

De acor­do com a Sec­om, além do helicóptero, o Uruguai tam­bém ofer­e­ceu um mod­e­lo especí­fi­co de avião para aux­il­iar os tra­bal­hos no Rio Grande do Sul. “Neste caso, a avali­ação téc­ni­ca foi a de que o apar­el­ho, em razão de suas car­ac­terís­ti­cas, não seria ade­qua­do para o tipo de oper­ação exigi­da e a infraestru­tu­ra aero­por­tuária disponív­el”.

“Con­sideran­do ain­da que já há, no Rio Grande do Sul, avião em oper­ação da fro­ta brasileira com a mes­ma fun­cional­i­dade do ofer­ta­do, a con­clusão foi a de que não havia neces­si­dade desse tipo de aeron­ave”, con­cluiu a nota.

Edição: Maria Clau­dia

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Cúpula de chefes de Estado do Brics será em julho no Rio de Janeiro

Encontro foi marcado para os dias 6 e 7 do mês Ana Cristi­na Cam­pos — …