...
quinta-feira ,7 dezembro 2023
Home / Saúde / Hemocentro de Brasília opera com 50% do estoque e pede doações

Hemocentro de Brasília opera com 50% do estoque e pede doações

Repro­dução: © Myke Sena/MS

Há necessidade de todos os tipos sanguíneos


Pub­li­ca­do em 07/11/2023 — 12:19 Por Paula Labois­sière – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

A Fun­dação Hemo­cen­tro de Brasília (FHB) opera atual­mente com ape­nas 50% do estoque estratégi­co de sangue. O nív­el de estoque de sangue de novem­bro é o menor reg­istra­do nos últi­mos 5 anos. “Caso o cenário per­maneça, há risco de desabastec­i­men­to dos hos­pi­tais”, aler­tou a enti­dade, respon­sáv­el por abaste­cer toda a rede públi­ca de saúde do Dis­tri­to Fed­er­al, além de insti­tu­ições con­ve­ni­adas, como o Hos­pi­tal da Cri­ança e o Hos­pi­tal das Forças Armadas.

De acor­do com o Hemo­cen­tro, há neces­si­dade de doação de todos os tipos san­guí­neos, mas a situ­ação é urgente para os gru­pos O pos­i­ti­vo, O neg­a­ti­vo e A pos­i­ti­vo, que têm maior deman­da entre os pacientes e estão 40% abaixo do nív­el con­sid­er­a­do seguro. Além dos pacientes que pre­cisam de trans­fusões reg­u­lares, pes­soas com doenças do sangue, pacientes oncológi­cos, pacientes sub­meti­dos a diver­sos tipos de cirur­gias e atendi­men­tos de emergên­cia tam­bém deman­dam o estoque.

Dados da enti­dade mostram que o mês de out­ubro reg­istrou uma média de 127 doações de sangue por dia. Para man­ter o estoque estratégi­co e aten­der toda a rede públi­ca do Dis­tri­to Fed­er­al e os hos­pi­tais con­ve­ni­a­dos, entre­tan­to, o hemo­cen­tro pre­cisa rece­ber pelo menos 180 doações diárias. A pre­ocu­pação é ain­da maior em razão do número ele­va­do de feri­ados e pon­tos fac­ul­ta­tivos em novem­bro, além da prox­im­i­dade das férias e fes­tas de fim de ano, quan­do o fluxo de doadores tradi­cional­mente cai.

“As doações tam­bém pre­cisam ser con­tínuas porque alguns hemo­com­po­nentes – as partes do sangue que vão para os pacientes – têm val­i­dade lim­i­ta­da. As pla­que­tas usadas em trata­men­to con­tra cânceres, por exem­p­lo, têm duração de ape­nas 5 dias”, desta­cou o Hemo­cen­tro, por meio de nota.

Doações

O agen­da­men­to da doação de sangue pode ser feito pelo site do Serviço de Agen­da­men­to do Dis­tri­to Fed­er­al ou pelo tele­fone 160, opção 2. Há ain­da a pos­si­bil­i­dade de encaixe, de acor­do com a disponi­bil­i­dade de vagas ociosas no dia.

O Hemo­cen­tro de Brasília está local­iza­do no Setor Médi­co Hos­pi­ta­lar Norte, no iní­cio da W3 Norte, próx­i­mo ao Hos­pi­tal Region­al da Asa Norte (HRAN) e à Fun­dação de Ensi­no e Pesquisa em Ciên­cias de Saúde (Fepecs), e atende de segun­da-feira a sába­do, das 7h15 às 18h.

Para doar sangue, é pre­ciso ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar mais de 51 qui­los e estar saudáv­el. Para quem pas­sou por cirur­gia, exame endoscópi­co ou adoe­ceu recen­te­mente, a recomen­dação é con­sul­tar o site do Hemo­cen­tro para saber se está apto a doar sangue.

Edição: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Brasília (DF) 03/11/2023 – Anvisa alerta sobre falsificação dos medicamentos Tysabri® e Ozempic ® Foto: Avisa/Divulgação

Anvisa alerta sobre lotes falsificados de dois medicamentos

Tysabri é indicado para esclerose e Ozempic, para diabetes tipo 2 Pub­li­ca­do em 03/11/2023 — …