...
quarta-feira ,9 outubro 2024
Home / Saúde / Hemocentro de Brasília opera em emergência com 60% do estoque

Hemocentro de Brasília opera em emergência com 60% do estoque

Repro­dução: © Davidyson Damasceno/Agência Brasil

Epidemia de dengue impactou estoques de sangue


Publicado em 19/03/2024 — 10:35 Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil — Brasília

ouvir:

A Fun­dação Hemo­cen­tro de Brasília infor­mou que está operan­do em situ­ação de emergên­cia, com ape­nas 60% do estoque con­sid­er­a­do ide­al para aten­der a deman­da da rede públi­ca de saúde do Dis­tri­to Fed­er­al e de hos­pi­tais con­ve­ni­a­dos.

“A que­da no fluxo de doadores des­de o iní­cio do ano, soma­do ao aumen­to da deman­da por trans­fusões em função da epi­demia de dengue, impactou os esto­ques de sangue da Fun­dação Hemo­cen­tro de Brasília”, diz nota da enti­dade.

Por con­ta do nív­el de urgên­cia, o Hemo­cen­tro sus­pendeu a neces­si­dade de agen­da­men­to para doação de sangue entre as 14h e as 18h até 30 de março. “A neces­si­dade é ime­di­a­ta para todos os tipos san­guí­neos, mas os gru­pos O pos­i­ti­vo, O neg­a­ti­vo e AB neg­a­ti­vo estão com níveis mais críti­cos”, acres­cen­ta a infor­mação.

Plaquetas

Em fevereiro de 2023, foram real­izadas 2.316 trans­fusões de pla­que­tas em hos­pi­tais da rede públi­ca do DF e hos­pi­tais con­ve­ni­a­dos. Já em fevereiro de 2024, o número saltou para 3.101 trans­fusões, sendo que cer­ca de 30% são des­ti­nadas a pacientes inter­na­dos com dengue.

Hemo­com­po­nente ger­a­do a par­tir da doação de sangue, as pla­que­tas têm val­i­dade de ape­nas cin­co dias após pro­duzi­das. Até o momen­to, o Hemo­cen­tro reg­is­tra uma média de 127 doações por dia em março. Para man­ter o estoque em níveis seguros, entre­tan­to, o ide­al é que 180 bol­sas sejam cole­tadas diari­a­mente.

Cuidados

Para doar sangue, é pre­ciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 qui­los (kg) e estar saudáv­el. Quem pas­sou por cirur­gia, exame endoscópi­co ou adoe­ceu recen­te­mente deve con­sul­tar o site do Hemo­cen­tro para saber se está apto a doar sangue.

Em caso de dengue, é necessário aguardar 30 dias após o fim dos sin­tomas para se can­di­datar à doação. Para quem teve dengue grave, o pra­zo é de seis meses. Se hou­ve con­ta­to sex­u­al com pes­soas que tiver­am dengue nos últi­mos 30 dias, tam­bém é pre­ciso aguardar 30 dias des­de a últi­ma relação para doar sangue.

Quem teve gripe recen­te­mente deve aguardar 15 dias após o desa­parec­i­men­to dos sin­tomas para poder doar sangue. Em casos de infecção por covid-19, a ori­en­tação é aguardar 10 dias após o fim dos sin­tomas, des­de que sem seque­las. Se ass­in­tomáti­co, o pra­zo é con­ta­do da data de cole­ta do exame.

 

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Saiba o que é doença de Crohn, que afeta o jornalista Evaristo Costa

Síndrome não tem cura, mas o tratamento pode controlar os sintomas Éri­ca San­tana — Repórter …