...
segunda-feira ,17 março 2025
Home / Saúde / Hemorio e CBF se unem em campanha por doação de sangue

Hemorio e CBF se unem em campanha por doação de sangue

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Houve queda este ano de quase 3 mil bolsas


Pub­li­ca­do em 21/11/2022 — 07:41 Por Vitor Abdala — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

O Insti­tu­to Estad­ual de Hema­tolo­gia do Rio de Janeiro (Hemorio) lança hoje (21) a cam­pan­ha Copa da Sol­i­dariedade, para estim­u­lar a doação de sangue e reforçar os esto­ques no esta­do. A ação con­ta com o apoio da Con­fed­er­ação Brasileira de Fute­bol (CBF), que divul­ga a cam­pan­ha em suas redes e vai pre­sen­tear os doadores mais anti­gos com camisas ofi­ci­ais da seleção.

A cam­pan­ha, que tam­bém cel­e­bra o Dia Nacional do Doador de Sangue (comem­o­ra­do em 25 de novem­bro), vai até o próx­i­mo dia 30 e fará cole­tas tan­to no Hemorio quan­to no Largo da Car­i­o­ca, área movi­men­ta­da do cen­tro da cidade do Rio.

Segun­do o Hemorio, des­de o iní­cio do ano, hou­ve que­da nas doações, com quase 3 mil bol­sas de sangue a menos em relação ao mes­mo perío­do de 2021. O insti­tu­to afir­ma que essa redução causa impactos no atendi­men­to médi­co de emergên­cias, mater­nidades e unidades de saúde do esta­do.

Além da CBF, são par­ceiros do Hemorio na cam­pan­ha o Metrô, que dis­tribuirá 500 bil­hetes unitários para os doadores, e o aplica­ti­vo 99, que dará R$ 30 de descon­to para cada viagem ini­ci­a­da ou encer­ra­da na sede do insti­tu­to (Rua Frei Caneca 8, Cen­tro), através do cupom “HEMORIO99” na cat­e­go­ria 99Pop.

O Hemorio fun­cionará mes­mo no horário dos jogos do Brasil na Copa, man­ten­do seu atendi­men­to todos os dias, incluin­do feri­ados, das 7h às 18h.

Quem pode doar

Para doar sangue, é pre­ciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mín­i­mo 50 kg, estar bem de saúde e por­tar um doc­u­men­to de iden­ti­dade ofi­cial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autor­iza­ção dos pais ou respon­sáveis legais. Devem por­tar ain­da um doc­u­men­to de iden­ti­dade do respon­sáv­el.

É impor­tante evi­tar ali­men­tos gor­durosos nas qua­tro horas que ante­ce­dem a doação e não ingerir bebidas alcoóli­cas 12 horas antes. Tat­u­agem e pierc­ing impe­dem a doação por seis meses.

Há ain­da imped­i­men­to para quem teve hepatite após os 10 anos ou esteve expos­to a doenças trans­mis­síveis pelo sangue (sífil­is, Aids, hepatite e doenças de Cha­gas). Mul­heres grávi­das ou ama­men­tan­do e usuários de dro­gas não podem doar.

Quem foi infec­ta­do pela covid-19 pode doar após 10 dias do desa­parec­i­men­to dos sin­tomas e quem já rece­beu a vaci­na pode doar após sete dias (48h em caso de Coro­n­avac). Para mais infor­mações, pode lig­ar para o Disque Sangue, de segun­da a sex­ta-feira, exce­to feri­ados, das 7h às 17h, pelo número 0800 282 0708.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Mau humor e falta de foco podem indicar distúrbios do sono

Dia Mundial do Sono alerta para importância de hábitos saudáveis Ana Car­oli­na Alli* Pub­li­ca­do em …