...
quinta-feira ,25 julho 2024
Home / Saúde / Hemorio faz campanha de doação de sangue para carnaval fora de época

Hemorio faz campanha de doação de sangue para carnaval fora de época

Repro­dução: © Davidyson Dam­a­s­ceno

Objetivo é manter estoques, que costumam cair durante a festa


Pub­li­ca­do em 14/04/2022 — 09:32 Por Vitor Abdala — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

O Insti­tu­to de Hema­tolo­gia do Rio (Hemorio) lança aman­hã (15)  cam­pan­ha de doação de sangue volta­da para o car­naval fora de época do Rio de Janeiro. A fes­ta será de 20 a 24 deste mês. A ideia é man­ter os esto­ques de hemod­eriva­dos, que cos­tu­mam cair cer­ca de 20% nos feri­ados de car­naval.

A primeira fase da cam­pan­ha, chama­da “Você faz meu tipo”, já tin­ha sido real­iza­da para o perío­do car­navale­sco ocor­ri­do entre 26 de fevereiro e 1º de março deste ano.

Segun­do o Hemorio, para man­ter esto­ques sufi­cientes é pre­ciso que entre 1,5% e 3% da pop­u­lação doem sangue reg­u­lar­mente. No Brasil, essa média é de 1,8%, o que rende cer­ca de 3,5 mil­hões de bol­sas por ano.

No entan­to, em janeiro deste ano, dev­i­do a fatores como a pan­demia de covid-19, a epi­demia de gripe que afe­tou o Rio e as fortes chu­vas, a insti­tu­ição reg­istrou que­da nas doações, em relação ao ano pas­sa­do.

Para doar sangue, é pre­ciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mín­i­mo 50 qui­los, estar bem de saúde e por­tar doc­u­men­to de iden­ti­dade ofi­cial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autor­iza­ção dos pais ou respon­sáveis legais e levar doc­u­men­to de iden­ti­dade do respon­sáv­el.

Não é necessário estar em jejum, ape­nas evi­tar ali­men­tos gor­durosos nas qua­tro horas que ante­ce­dem a doação, e não ingerir bebi­da alcoóli­ca 12 horas antes. Mul­heres grávi­das ou ama­men­tan­do e usuários de dro­gas não podem doar.

Pes­soas infec­tadas pela covid-19 só podem doar após dez dias do desa­parec­i­men­to dos sin­tomas, e quem já rece­beu a vaci­na pode doar após sete dias da apli­cação (48 horas em caso da Coro­n­avac).

Out­ras infor­mações podem ser obti­das nas redes soci­ais do Hemorio (@hemorio), pelo Disque Sangue, de segun­da a sex­ta-feira, exce­to feri­ados, das 7h às 17h, ou pelo número 0800 282 0708.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Inscrição para 1ª etapa do Revalida termina nesta sexta-feira

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil Provas estão previstas para dia 25 de agosto Publicado em …