...
sexta-feira ,21 março 2025
Home / Saúde / Hemorio lança campanha para incentivar doações de sangue

Hemorio lança campanha para incentivar doações de sangue

Repro­dução: © Davidyson Dam­a­s­ceno

Campanha marca Dia Mundial do Doador, comemorado hoje


Pub­li­ca­do em 14/06/2022 — 06:34 Por Cristi­na Indio do Brasil — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

O Dia Mundi­al do Doador de Sangue é comem­o­ra­do hoje (14) no Rio de Janeiro, com o iní­cio da cam­pan­ha do Hemorio Ingres­so Solidário, que vai até 30 de jun­ho. A intenção é estim­u­lar a doação de sangue para reforçar os esto­ques no esta­do. A cel­e­bração se estende ao Jun­ho Ver­mel­ho.

Segun­do o dire­tor do Hemorio, Luiz Amor­im, este é o mês mais impor­tante para a doação de sangue no plan­e­ta. “Por isso, preparamos uma série de ini­cia­ti­vas para inspi­rar e incen­ti­var a pop­u­lação a par­tic­i­par. Nos­sa cam­pan­ha, assim como as ante­ri­ores, bus­ca cri­ar conexões com os doadores, mostran­do que esse gesto é uni­ver­sal e une a todos por meio da sol­i­dariedade”, acres­cen­tou.

Como for­ma de con­vo­cação inter­na­cional para a causa, o Mon­u­men­to ao Cristo Reden­tor será ilu­mi­na­do na cor ver­mel­ha das 19h às 20h. Para ampli­ar a divul­gação, o sur­fista Pedro Scoo­by foi con­vi­da­do para ser embaix­ador ofi­cial da cam­pan­ha.

“É muito legal ter a chance de par­tic­i­par de uma ini­cia­ti­va ‘maneira’ como essa. Doação de sangue é algo fun­da­men­tal e pode faz­er a difer­ença no momen­to em que alguém mais pre­cisa. Eu, como profis­sion­al de esportes rad­i­cais, sei muito bem dis­so. Que os fãs e pes­soas que acred­i­tam no meu tra­bal­ho de algu­ma for­ma pos­sam estar pre­sentes, par­tic­i­pan­do e com­par­til­han­do essa cam­pan­ha. Vai ser ira­do” afir­mou.

Quem com­pare­cer ao Hemorio, hoje, dia da aber­tu­ra da cam­pan­ha, poderá rece­ber um dos 100 vouch­ers de R$ 30 que estarão disponíveis, uma parce­ria do insti­tu­to com a rede de cin­e­ma Kino­plex e a Ingresso.com. Além dis­so, durante o perío­do da cam­pan­ha, as pes­soas que forem ao Hemorio para doar sangue, inclu­sive os que não con­seguirem por razões de saúde, tam­bém poderão levar um acom­pan­hante aos cin­e­mas Kino­plex gra­tuita­mente.

“Todos que forem ao Hemorio doar sangue, no mês de jun­ho, rece­berão um com­pro­vante com dire­ito a um ingres­so 2x1 Kino­plex, que con­ced­erá gra­tu­idade ao acom­pan­hante na com­pra de um ingres­so tipo inteira, exclu­si­va­mente nas bil­hete­rias do cin­e­ma, em todo o Rio de Janeiro”, infor­mou.

A cam­pan­ha lança ain­da o aplica­ti­vo Hemorio+, que segun­do o hemo­cen­tro facil­i­tará o proces­so de doação em todo o esta­do. Vai ser pos­sív­el obter dados impor­tantes como infor­mações aos doadores sobre os req­ui­si­tos necessários, acom­pan­hamen­to dos pra­zos e tipo san­guí­neo. O app já está disponív­el para os sis­temas iOS e Android.

Para facil­i­tar tam­bém o deslo­ca­men­to dos doadores até o Hemorio, em out­ra parce­ria, dessa vez com a empre­sa de trans­porte 99, serão ofer­e­ci­dos descon­tos de até R$ 30 em cor­ri­das de ida e vol­ta para doar sangue. Já o MetrôRio, disponi­bi­li­zou 500 pas­sagens para todos que com­pare­cerem ao insti­tu­to. Os cartões unitários de embar­que poderão ser reti­ra­dos, por ordem de chega­da, ao ini­ciar os pro­ced­i­men­tos para doação.

A Com­pan­hia Estad­ual de Águas e Esgo­tos do Rio de Janeiro (Cedae) entrou na ação com a cam­pan­ha Cedae Sangue Bom. Aman­hã, fun­cionários da empre­sa irão até a sede do Hemorio para doar sangue. “Esta é a ter­ceira cam­pan­ha que a Cedae real­iza em apoio ao Hemorio. Na últi­ma, em 2018, foram cole­tadas 71 bol­sas de sangue”, com­ple­tou, desta­can­do que a com­pan­hia tam­bém vai dis­tribuir cer­ca de 250 mudas de espé­cies nati­vas da Mata Atlân­ti­ca, pro­duzi­das nos viveiros man­ti­dos pelo pro­gra­ma socioam­bi­en­tal Replan­tan­do Vida.

Metas

Segun­do o Hemorio, os parâmet­ros da Orga­ni­za­ção Mundi­al da Saúde (OMS), indicam que para man­ter os esto­ques reg­u­lares é pre­ciso que 1,5% a 3% da pop­u­lação doem reg­u­lar­mente e o Brasil tem hoje 1,8% de doadores. “A doação é fun­da­men­tal para garan­tir suporte às prin­ci­pais emergên­cias, mater­nidades e unidades de saúde doeEsta­do do Rio”, aler­tou.

É necessário ter entre 16 e 69 anos para doar sangue, pesar no mín­i­mo 50 kg, estar bem de saúde e por­tar um doc­u­men­to de iden­ti­dade ofi­cial com foto. Somente com autor­iza­ção dos pais ou respon­sáveis legais é que os jovens de 16 e 17 anos podem faz­er a doação. Além dis­so, devem apre­sen­tar um doc­u­men­to de iden­ti­dade do respon­sáv­el. O doador não pre­cisa estar em jejum, deve ape­nas evi­tar ali­men­tos gor­durosos nas qua­tro horas que ante­ce­dem a doação e não ingerir bebidas alcoóli­cas 12 horas antes. Quem fiz­er tat­u­agem e ou colo­cação de pierc­ing só pode doar após seis meses. “Lem­bran­do que a per­furação na região oral ou gen­i­tal ain­da segue como impedi­ti­vo para doações enquan­to hou­ver uso da peça”.

O doador tam­bém não pode ter tido hepatite após os 10 anos, nem estar expos­to a doenças trans­mis­síveis pelo sangue como sífil­is, AIDS, hepatite e doenças de Cha­gas. Mul­heres grávi­das ou ama­men­tan­do e usuários de dro­gas não podem doar sangue. “Quem foi infec­ta­do pela covid-19 pode doar após dez dias do desa­parec­i­men­to dos sin­tomas e quem já rece­beu a vaci­na pode doar após sete dias, sendo 48h em caso da Coro­n­avac”, infor­mou.

Quem pre­cis­ar de mais infor­mações, pode con­sul­tar as redes soci­ais do Hemorio (@hemorio) ou lig­ar para o Disque Sangue de segun­da a sex­ta-feira, exce­to feri­ados, das 7h às 17h, pelo número 0800 282 0708.

 

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Resolução permite que farmacêuticos prescrevam medicamentos

Autorização entra em vigor em 30 dias Paula Labois­sière – Repórter da Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do …