...
terça-feira ,10 dezembro 2024
Home / Saúde / Hemorio lança hoje campanha Unidos pelo Sangue

Hemorio lança hoje campanha Unidos pelo Sangue

Haverá apresentação de artistas e influenciadores digitais

Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 25/11/2024 — 08:36
Rio de Janeiro
Pessoas participam de campanha de doação de sangue.
Repro­dução: © Davidyson Damasceno/Agência Brasília

O Insti­tu­to Estad­ual de Hema­tolo­gia Arthur de Siqueira Cav­al­can­ti – Hemorio — com­ple­ta 80 anos com o lança­men­to da cam­pan­ha Unidos pelo Sangue, nes­ta segun­da-feira (25), quan­do é cel­e­bra­do o Dia Nacional do Doador de Sangue.

No maior hemo­cen­tro do esta­do do Rio de Janeiro, a pro­gra­mação começa às 8h30, com ativi­dades para destacar a importân­cia da doação de sangue como um gesto solidário e de amor ao próx­i­mo, que sal­va vidas.

Para a aber­tu­ra ofi­cial, a pro­gra­mação pre­vê apre­sen­tação de artis­tas e influ­en­ci­adores dig­i­tais. Os come­di­antes do Grupo 4K apre­sen­tarão a Comé­dia entre Ami­gos, segui­da de um corte­jo musi­cal que per­cor­rerá as dependên­cias da unidade. Para­le­la­mente, no pátio do Hemo­cen­tro, haverá inter­venções dos artis­tas plás­ti­cos inde­pen­dentes André Ron­go e Alfre­do Bor­ret.

“André vai preparar um grafite em tapume gigante, onde os doadores poderão deixar men­sagens de estí­mu­lo à doação e sua assi­natu­ra. Já Alfre­do pro­duzirá mil ímãs de geladeira em tamp­in­has de gar­rafa para dis­tribuir aos doadores. O Hemorio tam­bém fará hom­e­na­gens aos doadores mais anti­gos e mais assí­du­os e às famílias doado­ras”, infor­mou a insti­tu­ição.

O dire­tor do Hemo­cen­tro, Luiz Amor­im, afir­mou que o estoque de sangue do Hemorio abastece 100 unidades públi­cas de saúde, entre elas todos os grandes hos­pi­tais de emergên­cia do esta­do e unidades da rede fed­er­al, além do próprio hos­pi­tal, que atende pacientes com doenças hema­tológ­i­cas como ane­mia fal­ci­forme, hemofil­ia e leucemia, entre out­ras.

“Por isso, os doadores são peças fun­da­men­tais nes­sa engrenagem, nada mais jus­to do que hom­e­nageá-los. É uma for­ma de agrade­cer por este gesto nobre e de amor ao próx­i­mo”, disse.

Entre janeiro e o dia 21 de novem­bro deste ano, o Hemorio rece­beu 81.792 doações. A expec­ta­ti­va é fechar o ano com 92 mil. Amor­im aler­tou, que durante o perío­do de fes­tas de fim de ano, as doações cos­tu­mam diminuir.

“Com a prox­im­i­dade das fes­tas de Natal e Ano Novo as doações ten­dem a cair tam­bém entre 10% e 15%. Somente com o apoio de doadores de sangue con­seguire­mos man­ter os esto­ques equi­li­bra­dos, por isso a mobi­liza­ção pre­cisa ser con­stante”, indi­cou.

Campanha

Este será o sex­to ano con­sec­u­ti­vo em que uma empre­sa de brand­ing — espe­cial­iza­da em gas­trono­mia — vai realizar, em parce­ria com o Hemorio, a cam­pan­ha Coz­in­har tá no Sangue. Reuni­ra chefs de coz­in­ha como Janaí­na Tor­res, Car­ole Cre­ma, Tati Lund, Dani­lo Parah e João Paulo Franken­feld em ações nas redes soci­ais para incen­ti­var a doação de sangue.

“A chef Rena­ta Igle­sias, ide­al­izado­ra da ação con­jun­ta, estará no Salão do Doador do Hemorio para doar sangue e falar sobre a ini­cia­ti­va que con­tará com tan­tas estre­las da gas­trono­mia brasileira”, con­cluiu.

A pro­gra­mação segue nes­ta terça-feira (26), quan­do haverá tam­bém apre­sen­tação da Bate­ria do Botafo­go Sam­ba Clube, Rei Momo, Kaio Macken­zie e a rain­ha de bate­ria da Portela, Bian­ca Mon­teiro, além da bate­ria-mir­im da esco­la de sam­ba Unidos de Vila Isabel.

Para doar sangue, é pre­ciso ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar mais de 50 kg, estar em boas condições de saúde, dormir pelo menos seis horas na noite ante­ri­or à doação e não ingerir bebi­da alcoóli­ca nas 12 horas antes da doação. Não é necessário estar em jejum, ape­nas deve-se evi­tar ali­men­tos gor­durosos nas qua­tro horas que antes da doação, não fumar duas horas antes, apre­sen­tar um doc­u­men­to ofi­cial com foto, como carteira de iden­ti­dade, carteira nacional de habil­i­tação e pas­s­aporte, entre out­ros.

Consentimento

Os menores de 18 anos devem apre­sen­tar Ter­mo de Con­sen­ti­men­to padrão assi­na­do pelos pais ou respon­sáv­el legal. Alguns medica­men­tos podem impedir a doação, ocor­ren­do o mes­mo se tiv­er feito tat­u­agem em perío­do infe­ri­or a seis meses.

“Doenças hema­tológ­i­cas, cardía­cas, renais, pul­monares, hep­áti­cas, autoimunes, dia­betes, hiper­tireoidis­mo, hanseníase, tuber­cu­lose, câncer, san­gra­men­tos anor­mais, con­vul­sões ou por­ta­dores de doenças infec­ciosas trans­mis­síveis pelo sangue tam­bém impe­dem a doação. Uma doação pode aju­dar a sal­var até qua­tro vidas”, acres­cen­tou o Hemo­cen­tro.

Quem quis­er mais detal­h­es sobre doações pode aces­sar as redes soci­ais do Hemorio (@hemorio) ou lig­ar para o Disque Sangue de segun­da a sex­ta-feira, exce­to feri­ados, das 7h às 17h, tele­fone (21) 3916–8310.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Mutirão atende população hoje, no dia de combate ao câncer de pele

Dermatologistas estarão de 10h às 15h em mais de 100 postos no país Agên­cia Brasil …