...
sábado ,18 janeiro 2025
Home / Noticias / Hemorragia não afeta função cerebral do presidente, diz médico de Lula

Hemorragia não afeta função cerebral do presidente, diz médico de Lula

Paciente encontra-se lúcido e acordado

Pedro Peduzzi — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 10/12/2024 — 10:17
Brasília
Brasília (DF) 29/09/2023 - Jornalistas na frente do hospital Sírio-Libanês onde presidente Luiz Inácio Lula da Silva, está internado nesta manhã desta sexta-feira (29), em Brasília, para ser submetido a uma cirurgia no lado direito do quadril, em razão de uma artrose na cabeça do fêmur, que é um desgaste na cartilagem que reveste as articulações, o que causa dores e até limitações de movimento. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
Repro­dução: © Fabio Rodrigues-Pozze­bom/Agên­cia Brasil

A hemor­ra­gia intracra­ni­ana detec­ta­da no pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va não com­pro­m­e­teu qual­quer função cere­bral. A expec­ta­ti­va da equipe médi­ca — lid­er­a­da por Rober­to Kalil — é de que Lula retome as ativi­dades na sem­ana que vem. Por pre­caução, ele ficará inter­na­do na Unidade de Ter­apia Inten­si­va do Hos­pi­tal Sírio-Libanês, em São Paulo, por 48 horas.

Ain­da segun­do os médi­cos, o pro­ced­i­men­to pelo qual o pres­i­dente pas­sou inclui uma peque­na per­furação no crânio, entre duas lâmi­nas da meninge, segui­da da colo­cação de um dreno por onde sairá o sangue acu­mu­la­do no local.

O médi­co Rober­to Kalil disse, ain­da, que os orifí­cios feitos no crânio são pequenos, seguin­do um pro­ced­i­men­to padrão que terá cica­triza­ção espon­tânea, sem neces­si­dade de inter­venção futu­ra. O pres­i­dente Lula encon­tra-se lúci­do e acor­da­do, acom­pan­hado ape­nas da primeira-dama Jan­ja da Sil­va.

O ter­mo téc­ni­co para esse pro­ced­i­men­to é trepanação. Kalil infor­mou que o paciente reag­iu bem ao pro­ced­i­men­to e está se ali­men­tan­do e se comu­ni­can­do bem.

Sem sequela

“O pres­i­dente não terá sequela e não há risco de com­pli­cações porque o hematoma esta­va local­iza­do entre o osso cra­nial e o cére­bro. Ele não tem machu­ca­do no cére­bro. Esse pro­ced­i­men­to é para evi­tar que o hematoma com­pri­ma o cére­bro. O hematoma, que fica entre duas fol­has da meninge, foi total­mente drena­do. O mais impor­tante é que ele não teve trau­ma no cére­bro”, disse Kalil durante entre­vista cole­ti­va no Hos­pi­tal Sírio-Libanês.

Segun­do a equipe médi­ca, o pres­i­dente da Repúbli­ca apre­sen­tou, durante a últi­ma madru­ga­da, um mal-estar sim­i­lar a um quadro gri­pal, segui­do de dor de cabeça. Ele foi envi­a­do à unidade do Sírio Libanês, em Brasília.

“Como teve a que­da, fize­mos de ime­di­a­to todos exam­es [tomo­grafia e ressonân­cia mag­néti­ca]”, disse Kalil. Lula foi então encam­in­hado para a unidade do mes­mo hos­pi­tal em São Paulo, onde encon­tra-se inter­na­do.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Aposentados não terão pagamento bloqueado por falta de prova de vida

Portaria suspende bloqueio por 6 meses a contar de janeiro deste ano Lucas Pordeus León …