...
sábado ,15 junho 2024
Home / Justiça / Henry Borel: STF nega pedido de mãe do menino para deixar presídio

Henry Borel: STF nega pedido de mãe do menino para deixar presídio

Repro­du­ção: © Tânia Rêgo/Agência Bra­sil

Prisão domiciliar da acusada foi revogada em junho


Publi­ca­do em 24/08/2022 — 22:35 Por Dou­glas Cor­rêa — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Rio de Janei­ro

Ouça a maté­ria:

O minis­tro do Supre­mo Tri­bu­nal Fede­ral (STF) Gil­mar Men­des negou hoje (24) habe­as cor­pus em que a defe­sa de Moni­que Medei­ros, mãe do meni­no Henry Borel, ques­ti­o­na­va seu retor­no ao Com­ple­xo Peni­ten­ciá­rio de Geri­ci­nó, em Ban­gu, zona oes­te do Rio. Moni­que foi denun­ci­a­da por homi­cí­dio qua­li­fi­ca­do, frau­de pro­ces­su­al, tor­tu­ra, fal­si­da­de ide­o­ló­gi­ca e coa­ção no cur­so do pro­ces­so e está pre­sa pre­ven­ti­va­men­te pela mor­te do filho de 4 anos, em 8 de mar­ço de 2021.

Prisão

Em abril, o juí­zo de ori­gem havia con­ce­di­do pri­são domi­ci­li­ar com moni­to­ra­men­to ele­trô­ni­co, mas a medi­da foi revo­ga­da em junho. No pedi­do de habe­as cor­pus, a defe­sa ale­ga­va que, em sua pas­sa­gem ante­ri­or pela Uni­da­de Pri­si­o­nal de Ban­gu, Moni­que havia sofri­do ame­a­ça à inte­gri­da­de físi­ca. Por esse moti­vo, reque­ria que, caso a deci­são fos­se man­ti­da, a cus­tó­dia ocor­res­se no quar­tel pri­si­o­nal do Cor­po de Bom­bei­ros. A medi­da impe­tra­da ante­ri­or­men­te no Supe­ri­or Tri­bu­nal de Jus­ti­ça (STJ) foi inde­fe­ri­da limi­nar­men­te.

Intimidação

Na deci­são, Gil­mar Men­des afir­mou que a pri­são se jus­ti­fi­ca, sobre­tu­do dian­te da gra­vi­da­de con­cre­ta dos deli­tos pra­ti­ca­dos e, tam­bém, para garan­tir a apli­ca­ção da lei penal e para con­ve­ni­ên­cia da ins­tru­ção cri­mi­nal. O minis­tro escre­veu que, “há, nos autos, notí­cia de que Moni­que, enquan­to este­ve em pri­são domi­ci­li­ar, teria coa­gi­do a babá de seu filho a apa­gar men­sa­gens de What­sApp que mos­tra­vam que tinha ciên­cia das agres­sões de seu com­pa­nhei­ro, o então vere­a­dor do Rio de Janei­ro Jai­ro San­tos Sou­za Júni­or, o Dr.Jairinho, ao meni­no”.

O minis­tro escre­veu ain­da, que “a seu ver, a supos­ta ten­ta­ti­va de inti­mi­da­ção de uma tes­te­mu­nha impor­tan­te, a fim de pre­ju­di­car a elu­ci­da­ção dos fatos e a pro­du­ção de pro­vas, repre­sen­ta um ris­co con­cre­to ao bom anda­men­to pro­ces­su­al sur­gi­do no gozo de um bene­fí­cio que havia sido con­ce­di­do pela jus­ti­ça”.

Edi­ção: Pedro Ivo de Oli­vei­ra

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Nenhuma aposta acerta a Mega-Sena e prêmio acumula para R$ 40 milhões

Repro­du­ção: © Rafa Neddermeyer/Agência Bra­sil Foram sorteadas as dezenas 05 - 33 - 46 - 47 - 53 - 59 Publicado …