...
domingo ,20 abril 2025
Home / Economia / Hidrelétricas terminarão novembro com 49,9% da capacidade

Hidrelétricas terminarão novembro com 49,9% da capacidade

Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal jr/Agência Brasil

Estimativa significa alta de 30 pontos percentuais em relação a 2021


Pub­li­ca­do em 28/10/2022 — 19:23 Por Wel­ton Máx­i­mo — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

Ouça a matéria:

As usi­nas hidrelétri­c­as do Sud­este e do Cen­tro-Oeste dev­erão encer­rar novem­bro com os reser­vatórios com 49,9% da capaci­dade, divul­gou hoje (28) o Oper­ador Nacional do Sis­tema Elétri­co (ONS). A pro­jeção rep­re­sen­ta alta de mais de 30 pon­tos per­centu­ais em relação a novem­bro de 2021, quan­do havia ameaça de raciona­men­to de ener­gia.

O Sud­este e o Cen­tro-Oeste con­cen­tram os prin­ci­pais reser­vatórios das hidrelétri­c­as no país. Em out­ubro, a capaci­dade ocu­pa­da está nos mes­mos 49,9%. No mes­mo perío­do de 2021, os lagos das usi­nas das duas regiões estavam em torno de 19% da capaci­dade.

Ben­e­fi­ci­a­do com fortes chu­vas neste mês, as usi­nas da Região Sul estão quase cheias. Os reser­vatórios da região encer­ram out­ubro com 91,7% da capaci­dade, recuan­do para 83,8% no fim de novem­bro.

Nos sis­temas Norte e Nordeste, os reser­vatórios das hidrelétri­c­as estão, respec­ti­va­mente, com 60,1% e 60,7% da capaci­dade. Para o fim de novem­bro, o ONS esti­ma que­da nos níveis: 50,3% no Norte e 56,6% no Nordeste.

Média de chuvas

O ONS tam­bém divul­gou as esti­ma­ti­vas de chu­vas para novem­bro. No Sud­este, no Cen­tro-Oeste e no Sul, as hidrelétri­c­as dev­erão rece­ber 96% da média históri­ca das chu­vas pre­vis­tas para o mês.

Ape­sar da pro­jeção de que­da nos reser­vatórios, o Norte dev­erá ter exces­so de chu­vas no mês que vem, com 173% da média. Somente o Nordeste está em situ­ação mais del­i­ca­da, com pre­visão de ape­nas 45% da média em novem­bro.

Em relação à car­ga de ener­gia elétri­ca, o ONS pre­vê redução de 0,6% em novem­bro na com­para­ção com o mes­mo mês do ano pas­sa­do. Na esti­ma­ti­va por regiões, a car­ga não dev­erá vari­ar no Sud­este e no Cen­tro-Oeste e reg­is­trar que­da de 5,7% no Sul, 2,7% no Nordeste e alta de 10,1% no Norte.

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Hospitais têm programação especial de Páscoa para crianças internadas

Profissionais e voluntários levaram alegria para os pequenos Tâmara Freire — Repórter da Agên­cia Brasil …