...
sábado ,9 novembro 2024
Home / Meios de comunicação / Hoje é Dia: cinema brasileiro celebra 124 anos da primeira filmagem

Hoje é Dia: cinema brasileiro celebra 124 anos da primeira filmagem

Repro­dução: © Arquivo/Agência Brasil­ia

Confira eventos que marcam a semana entre 19 a 25 de junho


Pub­li­ca­do em 19/06/2022 — 09:02 Por Luiz Cláu­dio Fer­reira, repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

Quan­do as luzes se apagam, um feixe de magia chega à telona. Daque­la poltrona, via­ja-se para um mun­do tão novo capaz de encon­trar histórias dis­tantes ou mes­mo um embar­que para den­tro de cada um de nós.

O faz­er cin­e­matográ­fi­co no Brasil, que pro­move, em telonas e telin­has, um encon­tro com a cul­tura nacional, começou no dia 19 de jun­ho do ano de 1898. Foi naque­la data que o íta­lo-brasileiro Afon­so Seg­re­to (1875 — 1919), con­sid­er­a­do o primeiro cineas­ta nacional, fil­mou a Baía da Gua­n­abara, quan­do esta­va a bor­do do navio Brèsil.

Ele volta­va da França, onde apren­deu téc­ni­cas de fil­magem. O feito fez com que o dia 19 de jun­ho se trans­for­masse no Dia do Cin­e­ma Nacional. Out­ra data tam­bém é comu­mente cel­e­bra­da pela séti­ma arte, o 5 de novem­bro (em 1896, hou­ve a primeira exibição públi­ca).

As históri­c­as fil­ma­gens de jun­ho de 1898 inspi­raram o pio­neiro para o doc­u­men­tário A Pra­ia de San­ta Luzia, real­iza­do em par­ceira com o irmão dele, o empresário Paschoal Seg­re­to.

O acer­vo das pro­duções da Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC) guar­da pre­ciosi­dades da história da séti­ma arte no Brasil.

TV Brasil guar­da espaço em sua grade para o filme nacional, como é o caso das obras de Maz­zaropi  (sai­ba mais sobre o mul­ti­artista em reportagem da Agên­cia Brasil).

Mazzaropi em
Repro­dução: Hoje é Dia — Maz­zaropi em “Betão ron­ca fer­ro” de 1970. Arqui­vo Nacional. Fun­do Cor­reio da Man­hã.  Arqui­vo Nacional. Fun­do Cor­reio da Man­hã

O Pro­gra­ma Cam­in­hos da Reportagem, da TV Brasil, já esmi­uçou a vocação do cin­e­ma brasileiro para faz­er história.

A atração expli­ca que o recon­hec­i­men­to em todo o país e tam­bém no exte­ri­or movi­men­ta o mer­ca­do cin­e­matográ­fi­co des­de que a genial­i­dade dos real­izadores brasileiros gan­hou equipa­men­to e recur­sos.

Em 2013, o Cam­in­hos da Reportagem tam­bém desta­cou o esforço dos real­izadores para a pro­dução de filmes no Brasil, com suces­sos em lon­gas e cur­tas.

Críti­cos, dire­tores e artis­tas expli­cam os bons resul­ta­dos do cin­e­ma nacional e a neces­si­dade de inves­ti­men­to.

As rádios da EBC tam­bém guardam espaço cati­vo para destacar a pro­dução cin­e­matográ­fi­ca, como o Cin­e­ma no Ar e o Cla­que­te, que podem ser ouvi­dos tam­bém na inter­net.

Dia Mundial dos Refugiados

Ain­da no começo des­ta sem­ana (segun­da, dia 20), desta­ca-se o Dia Mundi­al dos Refu­gia­dos. Sobre esse tema, entre as prin­ci­pais víti­mas de refu­gia­dos, estão as cri­anças. Isso motivou um pro­gra­ma Cam­in­hos da Reportagem, com o títu­lo Depois da fron­teira (con­fi­ra abaixo).

Uma out­ra reportagem da TV Brasil tam­bém desta­cou a importân­cia do idioma para quem escol­he o Brasil para se refu­giar. O pro­gra­ma, veic­u­la­do neste ano, desta­cou que dois a cada três estrangeiros refu­gia­dos no Brasil relatam difi­cul­dades para encon­trar emprego no país. Entre os obstácu­los, a fal­ta de domínio da lín­gua por­tugue­sa mostrou-se o maior deles.

Aniversário de Dercy Gonçalves

A sem­ana tam­bém é de cel­e­brar a vida da atriz Der­cy Gonçalves, que nasceu em 23 de jun­ho de 1907 (há 115 anos). Ela fale­ceu em 2008.

Para quem quer con­hecer mais da icôni­ca artista, o pro­gra­ma Recor­dar é TV relem­bra entre­vista em que Der­cy expli­ca, de for­ma bem humora­da, o lon­go per­cur­so profis­sion­al.

O pro­gra­ma Todas as Vozes, da Rádio Nacional, recu­per­ou uma entre­vista real­iza­da em 16 de janeiro de 1981 com Der­cy Gonçalves no pro­gra­ma Bal­ancê, da Rádio Excel­sior de São Paulo, em con­ver­sa mar­ca­da pela irreverên­cia. Con­fi­ra abaixo:

Confira a lista semanal do Hoje é Dia com datas, fatos históricos e feriados:

19 a 25 de Jun­ho de 2022
19

Nasci­men­to do com­pos­i­tor rus­so Igor Stravin­s­ki (140 anos)

Dia do Cin­e­ma Brasileiro — mar­ca a data da 1a fil­magem da baía da Gua­n­abara, que foi real­iza­da em 19 de jun­ho de 1898 com uma câmera Lumière pelo primeiro cineas­ta brasileiro, Afon­so Seg­re­to, a par­tir do navio francês Brèsil, quan­do ele retor­na­va de uma viagem à Europa, aonde fora para bus­car equipa­men­tos de fil­magem

20

Morte do com­pos­i­tor piauiense João Evan­ge­lista de Melo Fortes, o João Só (30 anos)

Nasci­men­to da atriz aus­traliana Nicole Kid­man (55 anos)

Cri­ação do Ban­co Nacional de Desen­volvi­men­to Econômi­co e Social — BNDES (70 anos)

Dia Mundi­al dos Refu­gia­dos — comem­o­ração insti­tuí­da pelo Alto Comis­sari­a­do das Nações Unidas para os Refu­gia­dos na Res­olução 55/76 de 2000, para mar­car a data do aniver­sário da Con­venção de Gene­bra de 1951, que entrou em vig­or em 1974, definin­do o refu­gia­do como toda a pes­soa que, em razão de fun­da­dos temores de perseguição dev­i­do à sua raça, religião, nacional­i­dade, asso­ci­ação a deter­mi­na­do grupo social ou opinião políti­ca, encon­tra-se fora de seu país de origem e que, por causa dos ditos temores, não pode ou não quer regres­sar a esse país

21

Nasci­men­to do jor­nal­ista, pro­du­tor musi­cal e dire­tor de tele­visão sergi­pano Fer­nan­do Faro (95 anos)

Sol­stí­cio de Inver­no no Hem­is­fério Sul

Dia Mundi­al do Skate

Dia Inter­na­cional do Ioga — a data foi ofi­cial­iza­da pela ONU em sua 69ª Assem­bleia Ger­al, real­iza­da no dia 11 de dezem­bro de 2014 e rece­beu a mais alta taxa de aprovação até então rece­bi­da numa assem­bleia da orga­ni­za­ção, ten­do rece­bido votos a favor por 175 nações

22

Morte do ator, can­tor e dançari­no estadunidense Fred Astaire (35 anos)

Dia Mundi­al do Fus­ca

23

Nasci­men­to da atriz e humorista flu­mi­nense Der­cy Gonçalves (115 anos)

Nasci­men­to do instru­men­tista e can­tor uruguaio Heber Arti­ga Fróis, o Gaú­cho da Fron­teira (75 anos) — gravou a canção de suces­so Herdeiro da Pam­pa Pobre, parce­ria com Vainê Darde, que foi regrava­da pelo grupo gaú­cho de rock Engen­heiros do Hawaii, em 1991

Dia do Desporto — cri­a­do pela Lei Pelé

Dia Olímpi­co

24

Nasci­men­to do com­pos­i­tor e regente paraibano José de Lima Siqueira (115 anos) — regente e com­pos­i­tor recon­heci­do em nív­el inter­na­cional, de suma importân­cia como edu­cador, pelo papel de lid­er­ança que exerceu no meio musi­cal de sua época e pela par­tic­i­pação da cri­ação de várias enti­dades de classe e cul­tur­ais, tor­nan­do-se uma das grandes fig­uras da músi­ca brasileira no sécu­lo 20

Nasci­men­to de Mil­ton da Sil­va — Pai de Ayr­ton Sen­na e maior incen­ti­vador da car­reira do fil­ho, do iní­cio no kart, até o tri­cam­pe­ona­to da Fór­mu­la 1 (95 anos)

Dia de São João

25

Morte do explo­rador francês Jacques Cousteau (25 anos)

Primeira trans­mis­são mundi­al de TV ao vivo, via satélite (55 anos) — o canal inglês BBC se uniu a um pool de emis­so­ras de 26 país­es para trans­mi­tir uma apre­sen­tação do grupo The Bea­t­les gra­van­do ao vivo no Abbey Road Stu­dios a músi­ca All You Need Is Love

Edição: Alessan­dra Esteves

Você pode Gostar de:

BC comunica exposição de dados de 644 chaves Pix da Caixa

Foram expostas informações cadastrais, como nome e CPF Well­ton Máx­i­mo – Repórter da Agên­cia Brasil …