...
sexta-feira ,14 junho 2024
Home / Noticias / Hoje é Dia: Corpus Christi e irmã Dulce são destaques da semana

Hoje é Dia: Corpus Christi e irmã Dulce são destaques da semana

Repro­du­ção: © Mar­ce­lo Camargo/Agência Bra­sil

Confira as principais datas da semana entre 26/05 e 1º/06 de 2024


Publicado em 26/05/2024 — 08:00 Por Edgard Matsuki — Repórter da Agência Brasil — Brasília

A sema­na entre os dias 26 de maio e 1º de junho é cor­ta­da por uma data impor­tan­te no calen­dá­rio cris­tão. Em 2024, o Cor­pus Chris­ti (fes­ta que cele­bra a pre­sen­ça real de Jesus Cris­to na Euca­ris­tia) é cele­bra­do no dia 30 de maio. De acor­do com o decre­to do gover­no que regu­la­men­tou os feri­a­dos naci­o­nais de 2024, o Cor­pus Chris­ti é con­si­de­ra­do pon­to facul­ta­ti­vo. Porém, diver­sas capi­tais (como apon­ta esta maté­ria da Agên­cia Bra­sil de 2022) con­si­de­ram a data como feri­a­do). Em 2019, o Bra­sil em Dia, da TV Bra­sil, falou sobre a tra­di­ção dos tape­tes que embe­le­zam cida­des na data.

A sema­na tam­bém tem outra data rela­ci­o­na­da ao cato­li­cis­mo. Hoje, o nas­ci­men­to da reli­gi­o­sa bai­a­na Maria Rita de Sou­sa Bri­to Lopes Pon­tes, mais conhe­ci­da como Irmã Dul­ce, com­ple­ta 110 anos. Reco­nhe­ci­da como san­ta pela Igre­ja Cató­li­ca em 2019 (ela é San­ta Dul­ce) e incluí­da no Livro de Heróis e Heroí­nas da Pátria em 2023, ela teve a his­tó­ria con­ta­da em um Cami­nhos da Repor­ta­gem do ano de 2011 e em uma maté­ria no Repór­ter Naci­o­nal, da Rádio Naci­o­nal, em 2019.

Outra figu­ra mar­can­te que tem a data de nas­ci­men­to nes­ta sema­na é João Car­los de Oli­vei­ra, o João do Pulo. Meda­lhis­ta de bron­ze nos Jogos Olím­pi­cos de 1976 e 1980, ele teve sua tra­je­tó­ria con­ta­da no His­tó­ria Hoje em 2017.

Os gran­des fei­tos da len­da do atle­tis­mo bra­si­lei­ro tam­bém foram con­ta­dos no Sta­dium, da TV Bra­sil, em 2019:

No dia 27 de maio é cele­bra­do o Dia Naci­o­nal da Mata Atlân­ti­ca, um dos bio­mas mais ricos e ame­a­ça­dos do Bra­sil. O bio­ma, que é dis­tri­buí­do por 17 esta­dos, foi tema de uma edi­ção do Rádio Ani­ma­da, da Rádio MEC em 2022.

O dia seguin­te, 28 de maio, tem três datas a se des­ta­car: o Dia Naci­o­nal de Luta pela Redu­ção da Mor­ta­li­da­de Mater­na, o Dia Inter­na­ci­o­nal de Luta pela Saú­de da Mulher e o Dia Inter­na­ci­o­nal do Brin­car. As duas pri­mei­ras lem­bram da impor­tân­cia de garan­tir os cui­da­dos e ser­vi­ços de saú­de para as mulhe­res e foram tema des­te espe­ci­al do Viva Maria em 2019 e na série Nos­sos Bio­mas, em 2022.

O Dia Inter­na­ci­o­nal do Brin­car visa reco­nhe­cer a impor­tân­cia da recre­a­ção no desen­vol­vi­men­to infan­til. Maté­ri­as da Agên­cia Bra­sil e um Rádio Ani­ma­da já fala­ram da data:

O 31 de maio cele­bra o Dia Mun­di­al sem Taba­co, uma data ins­ti­tuí­da pela ONU para cons­ci­en­ti­zar sobre os danos à saú­de cau­sa­dos pelo taba­gis­mo. A data já foi tema de repor­ta­gens na TV Bra­sil em diver­sas opor­tu­ni­da­des, como esta em 2023:

Confira as principais datas* da semana de 26 de maio a 1º de junho de 2024:

26 a 31 de maio de 2024
26

Mor­te do pin­tor, escul­tor e pro­fes­sor mara­nhen­se Cel­so Antô­nio Sil­vei­ra de Mene­zes (40 anos) — con­si­de­ra­do um dos mai­o­res escul­to­res do moder­nis­mo bra­si­lei­ro

Nas­ci­men­to da reli­gi­o­sa bai­a­na Maria Rita de Sou­sa Bri­to Lopes Pon­tes, a Irmã Dul­ce (110 anos) — ganhou noto­ri­e­da­de por suas obras de cari­da­de e de assis­tên­cia aos pobres e neces­si­ta­dos, obras essas que ela pra­ti­ca­va des­de mui­to cedo; na juven­tu­de já lota­va a casa de seus pais aco­lhen­do doen­tes

Nas­ci­men­to do can­tor, mul­ti-ins­tru­men­tis­ta, pro­du­tor, arran­ja­dor e ator esta­du­ni­den­se Lenny Kra­vitz (60 anos)

Mor­te do pin­tor, escul­tor, ilus­tra­dor e dese­nhis­ta pau­lis­ta Arcan­ge­lo Ianel­li (15 anos)

Dia Naci­o­nal de Com­ba­te ao Glau­co­ma — come­mo­ra­do no Bra­sil, con­for­me Lei N° 10.456 de 13 de maio de 2002, para aler­tar sobre essa doen­ça silen­ci­o­sa

27

Assas­si­na­to do padre Hen­ri­que Perei­ra, seques­tra­do pelo Coman­do de Caça aos Comu­nis­tas (CCC) e encon­tra­do muti­la­do e cas­tra­do em Reci­fe, de acor­do com rela­tó­rio do Gru­po Tor­tu­ra Nun­ca Mais (55 anos)

Dia Naci­o­nal da Mata Atlân­ti­ca

28

Nas­ci­men­to do atle­ta pau­lis­ta João Car­los de Oli­vei­ra, o João do Pulo (70 anos)

Pro­mul­ga­ção do Esta­tu­to Ori­gi­nal da Orga­ni­za­ção para a Liber­ta­ção da Pales­ti­na (OLP) (60 anos)

Archi­bald Low apre­sen­ta em Lon­dres um apa­re­lho para emis­são de ima­gens a dis­tân­cia, a que deu o nome de Tele­Vis­ta, con­si­de­ra­do um dos pre­cur­so­res da tele­vi­são (110 anos)

Emer­son Fit­ti­pal­di ven­ce as 500 milhas de Indi­a­ná­po­lis (35 anos) — a pri­mei­ra vitó­ria de um bra­si­lei­ro nes­ta pro­va do auto­mo­bi­lis­mo

Dia Naci­o­nal de Luta pela Redu­ção da Mor­ta­li­da­de Mater­na

Dia Inter­na­ci­o­nal de Luta pela Saú­de da Mulher

Dia Inter­na­ci­o­nal do Brin­car

29

Mor­te do atle­ta pau­lis­ta João Car­los de Oli­vei­ra, o João do Pulo (25 anos)

Dia Inter­na­ci­o­nal dos Sol­da­dos da Paz das Nações Uni­das

30

Nas­ci­men­to do cla­ri­ne­tis­ta e músi­co de jazz esta­du­ni­den­se Benny Good­man (115 anos) — cha­ma­do O Rei do Swing, Good­man foi o pri­mei­ro músi­co esta­du­ni­den­se a cri­ar uma ban­da com negros e bran­cos e a dar uma audi­ção de jazz no Car­ne­gie Hall

Dia de Cor­pus Chris­ti

31

- Nas­ci­men­to do atle­ta de sal­tos orna­men­tais pau­lis­ta Cas­sius Duran (45 anos) — com a con­quis­ta da meda­lha de pra­ta nos Jogos Pan-Ame­ri­ca­nos de 2003, tor­nou-se o pri­mei­ro bra­si­lei­ro a obter uma meda­lha na moda­li­da­de mas­cu­li­na na his­tó­ria dos jogos

- Mor­te da artis­ta plás­ti­ca pau­lis­ta Dja­ni­ra da Mot­ta e Sil­va, a Dja­ni­ra (45 anos)

-Dia Mun­di­al sem Taba­co — come­mo­ra­ção ins­ti­tuí­da pela ONU

- Inau­gu­ra­ção da Rádio Naci­o­nal de Bra­sí­lia (66 anos)

1 de junho de 2024
01

Dia Naci­o­nal da Impren­sa

Dia Inter­na­ci­o­nal do Lei­te — cri­a­do pela Orga­ni­za­ção das Nações Uni­das para Ali­men­ta­ção e Agri­cul­tu­ra, para reco­nhe­cer a impor­tân­cia do lei­te como ali­men­to glo­bal

15 anos da que­da do voo AF 447 da Air Fran­ce, um Air­bus A330-200 que fazia o tra­je­to do Rio de Janei­ro a Paris e caiu sobre o Oce­a­no Atlân­ti­co com 228 pes­so­as a bor­do.

Nas­ci­men­to da can­to­ra cana­den­se Ala­nis Moris­set­te (50 anos) — ven­ce­do­ra de 14 Junos e 7 Gram­mi­es, ven­deu mais de 75 milhões de cópi­as no mun­do e é con­si­de­ra­da uma das mulhe­res mais influ­en­tes no mun­do da músi­ca.

Mor­te do maes­tro e com­po­si­tor minei­ro Sil­vio Bar­ba­to (15 anos)

*As datas são sele­ci­o­na­das pela equi­pe de pes­qui­sa­do­res do Pro­je­to Efe­mé­ri­des, da Gerên­cia de Acer­vo da Empre­sa Bra­sil de Comu­ni­ca­ção (EBC), que traz temas rela­ci­o­na­dos à cul­tu­ra, his­tó­ria, ciên­cia e per­so­na­li­da­des, sem­pre res­sal­tan­do mar­cos naci­o­nais e regi­o­nais. A Gerên­cia de Acer­vo tam­bém aten­de aos pedi­dos de pes­qui­sa do públi­co exter­no. Bas­ta envi­ar um e‑mail para [email protected].

 

Edi­ção: Isra­el do Vale

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Biodança, ovnis, perucas: com que trabalham as novas profissões

Repro­du­ção: © ABRAÇA/Arquivo Pes­so­al Lista oficial de ocupações foi atualizada pelo Ministério do Trabalho Publicado …