...
quinta-feira ,10 julho 2025
Home / Efemérides, Meios de comunicação / Hoje é Dia destaca o respeito aos idosos, orgulho autista e refugiados

Hoje é Dia destaca o respeito aos idosos, orgulho autista e refugiados

Confira as principais datas da semana entre 15 e 21 de junho.

Ril­ton Pimentel – Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 15/06/2025 — 07:00
Brasília
14/06/2023 Brasília (DF) - Lar dos velhinhos - Dia 15/06/2023, Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. Foto Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Repro­dução: © Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

A primeira efeméride des­ta sem­ana é o Dia Mundi­al de Con­sci­en­ti­za­ção da Vio­lên­cia con­tra a Pes­soa Idosa, fix­a­do no dia 15 de jun­ho. Um prob­le­ma que, infe­liz­mente, só cresce. Em 2023 o país reg­istrou 400 mil denún­cias, quase 50 mil agressões a mais do que no ano ante­ri­or, como mostra esta reportagem da Radioagên­cia Nacional, pub­li­ca­da em 2024. E as mul­heres são a maio­r­ia das víti­mas, escan­car­an­do o caráter de gênero do prob­le­ma, como reg­is­tra esta matéria da Agên­cia Brasil, tam­bém do ano pas­sa­do. Os vários tipos de vio­lên­cia a que estão expostas as pes­soas idosas – físi­ca, psi­cológ­i­ca, aban­dono, neg­ligên­cia e pat­ri­mo­ni­al – foram abor­da­dos no Revista Brasil, da Rádio Nacional, em 2023. O aumen­to das agressões a idosos tam­bém foi tema de um capí­tu­lo do Cam­in­hos da Reportagem, da TV Brasil, exibido em 2023. 


Meio ambiente 

Em 17 de jun­ho temos o Dia Mundi­al do Com­bate à Seca e à Deser­ti­fi­cação, data insti­tuí­da em 1994 pela Orga­ni­za­ção das Nações Unidas (ONU), que aler­ta que bil­hões de hectares de ter­ra estão degrada­dos em todo o plan­e­ta, o que já afe­ta metade da pop­u­lação mundi­al. O com­bate à deser­ti­fi­cação foi inclu­sive o tema da Sem­ana do Meio Ambi­ente no ano pas­sa­do, como desta­cou esta reportagem da Agên­cia Brasil. Em 2023, pesquisadores aler­taram que as regiões deser­ti­fi­cadas no semi­ári­do nordes­ti­no brasileiro têm inten­si­fi­ca­do a fal­ta de chu­vas, reforçan­do o ciclo de per­da do bio­ma. Esse prob­le­ma foi expos­to nes­ta reportagem da Agên­cia Gov. Por out­ro lado, o Brasil Rur­al, da Rádio Nacional, trouxe em 2019 uma entre­vista esclare­ce­do­ra sobre téc­ni­cas de reflo­resta­men­to para revert­er a deser­ti­fi­cação.

Inclusão 

Dia do Orgul­ho Autista, cel­e­bra­do em 18 de jun­ho, foi cri­a­do em 2005 no Reino Unido. A data propõe uma per­spec­ti­va que com­bate o estig­ma de doença, val­oriza a neu­ro­di­ver­si­dade e recon­hece as habil­i­dades e tal­en­tos úni­cos das pes­soas que fazem parte do Transtorno do Espec­tro Autista (TEA) em todo o mun­do. A Agên­cia Brasil, em reportagem deste ano, desta­cou que a detecção pre­coce do autismo aju­da na alfa­bet­i­za­ção e inclusão esco­lar das cri­anças com esta condição. O recém lança­do pod­cast Vide Bula, da Radioagên­cia Nacional, dedi­cou um capí­tu­lo para desmisti­ficar o TEA. E o Repórter Brasil, da TV Brasil, abor­dou a descober­ta do autismo na vida adul­ta, em edição de 2023.

Contribuição japonesa

O dia 18 de jun­ho é moti­vo de cel­e­bração para japone­ses e brasileiros. É o Dia da Imi­gração Japone­sa no Brasil. Foi nes­ta data, em 1908, que apor­tou no por­to de San­tos o navio japonês Kasato-Maru, trazen­do os primeiros migrantes, que vier­am tra­bal­har em lavouras de café no esta­do de São Paulo. Des­de então, a comu­nidade de descen­dentes só cresceu. Hoje, o Brasil tem a maior pop­u­lação de origem japone­sa fora do país asiáti­co. São cer­ca de dois mil­hões de pes­soas. Todos os anos o Dia da Imi­gração Japone­sa no Brasil é comem­o­ra­do com várias ativi­dades, como mostra esta reportagem da Agên­cia Brasil, de 2021, esta da Radioagên­cia Nacional, pub­li­ca­da em 2022, e estas edições dos jor­nais Repórter Brasil (2021) e Brasil em Dia (2019), da TV Brasil.

Religiosidade

Efeméride impor­tante do cal­endário cristão, o dia de Cor­pus Christi é uma data móv­el, cel­e­bra­da sem­pre 60 dias após a Pás­coa. Neste ano, cai no dia 19 de jun­ho. A data sim­boliza a pre­sença de Cristo na Eucaris­tia, que lem­bra a morte e ressur­reição de Jesus. É o úni­co dia do ano em que o San­tís­si­mo Sacra­men­to sai em pro­cis­são pelas ruas. Esta reportagem da Agên­cia Brasil, pub­li­ca­da em 2024, mostra a cel­e­bração dos fiéis pelo Brasil, com destaque para a con­fecção dos tapetes. Esta tradição, trazi­da ao país pelos por­tugue­ses, tam­bém gan­hou vis­i­bil­i­dade nes­ta matéria da Radioagên­cia Nacional, tam­bém de 2024, e nes­ta edição do jor­nal Brasil em Dia, da TV Brasil, de 2019.

Direitos Humanos 

Mais de 120 mil­hões de pes­soas em todo o mun­do estão deslo­cadas à força de suas casas dev­i­do a perseguições, con­fli­tos, vio­lên­cia e vio­lação de dire­itos. O número de refu­gia­dos mais do que dobrou em dez anos, des­de 2014. Para realçar a cor­agem, os dire­itos e as neces­si­dades dessas pes­soas, a ONU criou no ano 2000 o Dia Mundi­al dos Refu­gia­dos, fix­a­do em 20 de jun­ho. A Agên­cia Brasil abor­dou o tema em reportagem de 2024. A respon­s­abil­i­dade dos país­es em pro­te­ger essas pes­soas foi abor­da­da em entre­vista veic­u­la­da pelo Revista Brasil, da Rádio Nacional, em 2022. No Brasil vivem mais de 700 mil refu­gia­dos. Os desafios que eles enfrentam, inclu­sive, para con­seguir emprego, foram abor­da­dos nes­ta edição do Repórter Brasil, da TV Brasil, exibido em 2021.

Cul­tura

Dia do Cin­e­ma Brasileiro é comem­o­ra­do em 19 de jun­ho. Foi nes­ta data, em 1898, que o primeiro cineas­ta do país, Afon­so Seg­re­to, fil­mou a baía de Gua­n­abara pela primeira vez, a bor­do do navio francês Brésil. Ele retor­na­va de uma viagem à Europa, onde fora apren­der téc­ni­cas de fil­magem e com­prar equipa­men­tos. O episó­dio foi con­ta­do em 2024 em edição do História Hoje, da Rádio Nacional, e em reportagem da Radioagên­cia Nacional. Não podemos esque­cer que 2025 foi um ano espe­cial para o cin­e­ma brasileiro. O filme “Ain­da estou aqui” con­quis­tou, pela primeira vez na história, o Oscar de Mel­hor Filme Inter­na­cional, como mostra esta reportagem da Agên­cia Brasil. E o lon­ga-metragem “O agente secre­to”, par­tic­i­pan­do do Fes­ti­val de Cannes, gan­hou o prêmio de Mel­hor Dire­tor para Kle­ber Men­donça Fil­ho e de Mel­hor Ator para Wag­n­er Moura, como desta­cou esta edição do Repórter Brasil, da TV Brasil.

Esporte 

Há 55 anos o Brasil encan­ta­va o mun­do ao fat­u­rar seu tri­cam­pe­ona­to na Copa do Mun­do do Méx­i­co. Na final do mundi­al, em 21 de jun­ho de 1970, a seleção brasileira goleou a Itália por 4 a 1. Com a vitória, gan­hou em defin­i­ti­vo a posse da taça Jules Rimet. Pelas regras, o troféu que lev­a­va o nome do cri­ador da Copa do Mun­do ficaria com o país que vencesse três edições do mundi­al. A con­quista do tri foi relem­bra­da nes­ta reportagem de 2020 da Agên­cia Brasil e neste espe­cial da Rádio Nacional, veic­u­la­do por ocasião da Copa de 2018, na Rús­sia.

O Mara­canã, o mais icôni­co está­dio de fute­bol do Brasil, com­ple­ta 75 anos este ano. Mas até a inau­gu­ração do Está­dio Jor­nal­ista Mário Fil­ho, no dia 16 de jun­ho de 1950, hou­ve momen­tos del­i­ca­dos, com dis­putas sobre a local­iza­ção da estru­tu­ra e con­tes­tação dos altos cus­tos. Con­struí­da para a final da primeira Copa do Mun­do real­iza­da no Brasil, a are­na estre­ou inacaba­da, com os torce­dores ten­do que dividir espaço com enormes andaimes. E para pio­rar, o Brasil perdeu de 2 a 1 para o Uruguai, no episó­dio que ficou famoso como “Mara­cana­zo”. A história do Mara­canã foi relem­bra­da em reportagem da série espe­cial “A bola e a taça”, exibi­da em 2014 no Repórter Brasil Tarde, da TV Brasil. O está­dio gan­hou novo destaque nos veícu­los da EBC em 2020, quan­do com­ple­tou 70 anos. É o caso des­ta reportagem da Agên­cia Brasil, des­ta edição do pro­gra­ma No mun­do da Bola, da Rádio Nacional, e des­ta do jor­nal Repórter Brasil, da TV Brasil, que relem­brou par­tidas e con­quis­tas mem­o­ráveis que acon­te­ce­r­am na are­na.


Confira a relação completa de datas do Hoje é Dia de 15 a 21 de Junho de 2025.

Jun­ho de 2025
15

Pelé estre­ou pelo Cos­mos, no está­dio Down­ing, em Nova York (50 anos)

Dia Mundi­al de Con­sci­en­ti­za­ção da Vio­lên­cia con­tra a Pes­soa Idosa. A comem­o­ração foi insti­tuí­da em 2006 pela Rede Inter­na­cional de Pre­venção de Abu­sos con­tra Idosos, que con­ta com o apoio da Orga­ni­za­ção Mundi­al de Saúde (OMS)

Eman­ci­pação políti­ca e fun­dação dos municí­pios goianos de Val­paraí­so de Goiás e Novo Gama (30 anos)

16

Nasci­men­to do ator cômi­co, escritor e real­izador inglês Arthur Stan­ley Jef­fer­son, o Stan Lau­rel (135 anos). Ele tornou-se famoso prin­ci­pal­mente por seu tra­bal­ho com Oliv­er Hardy, com o qual for­mou a dupla cômi­ca Lau­rel & Hardy (con­heci­da no Brasil como “O Gor­do e o Magro”)

Nasci­men­to do can­tor, pianista e com­pos­i­tor flu­mi­nense Ivan Lins (80 anos)

Blooms­day – dia insti­tuí­do na Irlan­da para hom­e­nagear o per­son­agem “Leopold Bloom”, pro­tag­o­nista de Uliss­es, de James Joyce. Em todo o mun­do, é o úni­co dia ded­i­ca­do ao per­son­agem de um livro

Dia Mundi­al da Tar­taru­ga Mar­in­ha

Inau­gu­ração do Está­dio Mara­canã (75 anos)

Inau­gu­ração da TV Nacional de Brasília (65 anos)

17

Nasci­men­to do pro­du­tor musi­cal e empresário flu­mi­nense João Mar­cel­lo Bôs­coli (55 anos)

Dia Mundi­al do Com­bate à Seca e à Deser­ti­fi­cação. A comem­o­ração foi insti­tuí­da pela Res­olução A/RES/49/115 de 30 de janeiro de 1995 da Assem­bleia Ger­al da ONU para mar­car a data da adoção da Con­venção das Nações Unidas para o Com­bate à Deser­ti­fi­cação, que foi esta­b­ele­ci­da na cidade france­sa de Paris em 17 de jun­ho de 1994

Inau­gu­ra­do ofi­cial­mente em For­t­aleza o The­atro José de Alen­car (115 anos)

18

Morte do escritor por­tuguês José Sara­m­a­go (15 anos)

Iní­cio da Batal­ha de Water­loo (210 anos). Foi a últi­ma de Napoleão Bona­parte, mar­can­do sua der­ro­ta como imper­ador

Dia Nacional da Imi­gração Japone­sa. Comem­o­ra­do por brasileiros, con­forme Lei Nº 11.142 de 25 de jul­ho de 2005, para mar­car a data da chega­da ao Brasil do navio japonês Kasato-Maru, que apor­tou na cidade brasileira de San­tos-SP em 18 de jun­ho de 1908

Dia Nacional do Tam­bor de Crioula

Dia do Orgul­ho Autista. Comem­o­ra­do para mar­car a data da cri­ação da “Aspies/Autistas para a Liber­dade”, que foi con­sti­tuí­da em 18 de jun­ho de 2004 e que con­ver­teu-se na 1ª insti­tu­ição mundi­al a uti­lizar o ter­mo “orgul­ho” rela­ciona­do ao autismo, com o fim de edu­car o públi­co em ger­al sobre o descon­hec­i­men­to das questões rela­cionadas a esta condição

19

Dia de Cor­pus Christi (data móv­el)

Dia do Cin­e­ma Brasileiro. Comem­o­ra­do no Brasil para mar­car a data da 1ª fil­magem da baía da Gua­n­abara, que foi real­iza­da em 19 de jun­ho de 1898 com uma câmera Lumiére pelo primeiro cineas­ta brasileiro, Afon­so Seg­re­to, a par­tir do navio francês “Brésil”, quan­do ele retor­na­va de uma viagem à Europa, onde fora para bus­car equipa­men­tos de fil­magem

20

Samuel Morse paten­teia o Telé­grafo (185 anos)

Começam em São Paulo os testes da vaci­na con­tra covid-19 (5 anos), lid­er­a­dos pela Uni­ver­si­dade de Oxford em parce­ria com o lab­o­ratório AstraZeneca. A vaci­na foi tes­ta­da em profis­sion­ais da saúde de São Paulo

Cri­ação do Serviço de Pro­teção aos Índios, extin­to e sub­sti­tuí­do pela Fun­dação Nacional do Índio (Funai), em 1967 (115 anos)

Dia Mundi­al dos Refu­gia­dos. Comem­o­ração insti­tuí­da pelo Alto Comis­sari­a­do das Nações Unidas para os Refu­gia­dos na Res­olução 55/76 de 2000, para mar­car a data do aniver­sário da Con­venção de Gene­bra de 1951, que entrou em vig­or em 1974, definin­do o refu­gia­do como toda pes­soa que, em razão de fun­da­dos temores de perseguição dev­i­do à sua raça, religião, nacional­i­dade, asso­ci­ação a deter­mi­na­do grupo social ou opinião políti­ca, encon­tra-se fora de seu país de origem e que, por causa dos ditos temores, não pode ou não quer regres­sar a esse país

Sol­stí­cio de Inver­no no Hem­is­fério Sul

21

Nasci­men­to do filó­so­fo, escritor e críti­co francês Jean Paul Sartre (120 anos)

Nasci­men­to do desen­hista, gravurista, pin­tor, ilustrador, cenó­grafo, roteirista e design­er grá­fi­co gaú­cho Car­los Scliar (105 anos)

Morte do pro­fes­sor, com­pos­i­tor, pianista, mae­stro, fol­clorista e musicól­o­go gaú­cho Ênio de Fre­itas e Cas­tro (50 anos)

Morte do com­pos­i­tor e vio­lonista mineiro Clau­dionor Cruz (30 anos). Nas décadas de 1940 e 1950, seu region­al foi um dos mais req­ui­si­ta­dos para gravações e apre­sen­tações em rádios. Nes­sa época, atu­ou nas rádios Nacional, Globo, Tupi e Munic­i­pal, no Rio de Janeiro. Atu­ou ain­da nas TVs Rio e Educa­ti­va, no Rio de Janeiro, e Excel­sior e Cul­tura, de São Paulo

Nasci­men­to do cien­tista flu­mi­nense Her­mann Gonçalves Schatz­mayr (75 anos). Expoente da ciên­cia no Brasil, foi respon­sáv­el pelo iso­la­men­to do vírus da dengue, além de autor de diver­sos estu­dos na área de virolo­gia

Nasci­men­to do pro­du­tor musi­cal, empresário, vio­lonista, com­pos­i­tor, edi­tor, pro­fes­sor, escritor, e pesquisador musi­cal flu­mi­nense Almir Che­di­ak (75 anos)

Brasil tor­na-se tri­cam­peão mundi­al (55 anos)

Dia Mundi­al do Skate

Chega ao fim o seque­stro do empresário Rober­to Med­i­na (35 anos)

*As datas são sele­cionadas pela equipe de pesquisadores do Pro­je­to Efemérides, da Gerên­cia de Acer­vo da Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC), que traz temas rela­ciona­dos à cul­tura, história, ciên­cia e per­son­al­i­dades, sem­pre ressaltan­do mar­cos nacionais e region­ais. A Gerên­cia de Acer­vo tam­bém atende aos pedi­dos de pesquisa do públi­co exter­no. Bas­ta enviar um e‑mail para [email protected].

 

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Enem 2025: Inep publica resultados de recursos de atendimento especial

Consulta deve ser feita na Página do Participante do exame Daniel­la Almei­da — Repórter da …