...
quarta-feira ,12 fevereiro 2025
Home / Meios de comunicação / Hoje é Dia: Ibirapuera, Getúlio e Leminski são destaques da semana

Hoje é Dia: Ibirapuera, Getúlio e Leminski são destaques da semana

Repro­dução: © Rove­na Rosa/Agência Brasil

Confira as principais datas da semana entre 18 e 24 de agosto de 2024


Publicado em 18/08/2024 — 14:33 Por Edgard Matsuki — Repórter da Agência Brasil — Brasília

ouvir:

A sem­ana entre os dias 18 e 24 de agos­to de 2024 tem datas que nos aju­dam a lem­brar de locais, insti­tu­ições e pes­soas. No dia 21, um dos par­ques mais icôni­cos do país com­ple­ta 70 anos. Foi neste dia, em 1954, que o Par­que do Ibi­ra­puera foi fun­da­do. Com vas­to espaço verde e pal­co de diver­sas man­i­fes­tações cul­tur­ais, o espaço foi tema de matérias espe­ci­ais do Repórter Brasil em 2014 e 2019 que podem ser relem­bradas abaixo: 

Um pouco antes, no dia 19, cel­e­bramos o aniver­sário de 55 anos da Embraer, uma das maiores fab­ri­cantes de aeron­aves do mun­do. Com sede em São José dos Cam­pos, a gigante glob­al da avi­ação foi tema de uma matéria do Repórter Brasil em 2019

Ozires Sil­va, fun­dador da empre­sa, tam­bém foi desta­ca­do em con­teú­dos da EBC como a Agên­cia Brasil e o próprio Repórter Brasil (ambos em 2021)

Duas fig­uras mar­cantes tam­bém são lem­bradas no dia 24 de agos­to. Há 70 anos, ocor­reu a morte do ex-pres­i­dente Getúlio Var­gas. A morte trág­i­ca do políti­co gaú­cho (que tirou a própria vida em 1954) foi um mar­co na história do Brasil. O episó­dio foi lem­bra­do nes­ta matéria da Agên­cia Brasil e neste vídeo do Repórter Brasil.

No mes­mo dia, o nasci­men­to de Paulo Lemins­ki, um dos mais tal­en­tosos e ino­vadores escritores e poet­as brasileiros, com­ple­ta 80 anos. Fale­ci­do em 1989, ele é até hoje lem­bra­do por seus ver­sos trans­gres­sivos e foi tema de con­teú­dos da EBC como uma edição do História Hoje e um espe­cial do Momen­to Literário (quadro do pro­gra­ma Ante­na MEC) que podem ser ouvi­dos abaixo:

Datas marcantes

A sem­ana tam­bém tem diver­sas datas que nos aju­dam a cel­e­brar e refle­tir. Três delas são aman­hã (19 de agos­to): o Dia Mundi­al da Fotografia, o Dia Nacional do His­to­ri­ador e o Dia Nacional do Ciclista.

O Dia Mundi­al da Fotografia é cel­e­bra­do em 19 de agos­to para mar­car uma data de 1839 em que Daguer­reótipo, inven­ta­do pelo pesquisador francês Louis Jacques Mandé Daguerre, foi anun­ci­a­do ao mun­do na Acad­e­mia de Ciên­cias da França em Paris. Pro­gra­mas das Rádios EBC como o Rádio Sociedade (da MEC AM) e o Viva Maria (da Rádio Nacional da Amazô­nia) já comem­o­raram a data:

O Dia Nacional do His­to­ri­ador foi insti­tuí­do pela Lei Nº 12.130 de 2009 e é uma hom­e­nagem a Joaquim Nabu­co (que nasceu em 1849). Já o Dia Nacional do Ciclista foi cri­a­do em memória ao ambi­en­tal­ista, biól­o­go e ciclista Pedro Davi­son, que foi tragi­ca­mente atro­pela­do por um motorista alcooliza­do em 2006, enquan­to ped­ala­va em Brasília. A data serve para con­sci­en­ti­zar para o cuida­do no trân­si­to e tam­bém da importân­cia de políti­cas públi­cas para ciclis­tas. A Radioagên­cia Nacional já falou no assun­to em 2014 e 2019:

Para fechar a sem­ana, temos o Dia do Fol­clore, cel­e­bra­do em 22 de agos­to. A data, ded­i­ca­da a recon­hecer e preser­var as tradições, lendas, músi­cas, danças, fes­tas e cos­tumes que com­põem o fol­clore brasileiro, foi desta­ca­da no Repórter Brasil, Repórter Maran­hão e História Hoje:

Confira a relação de datas do Hoje é Dia de 18 a 24 de agosto de 2024:

Agosto de 2024

18

A África do Sul é ban­i­da dos Jogos Olímpi­cos pelo COI por não renun­ciar ao regime de apartheid (60 anos)

19

Morte do quími­co quân­ti­co e bio­quími­co estadunidense Linus Paul­ing (30 anos) — vence­dor do Nobel de Quími­ca e Nobel da Paz

Morte do jor­nal­ista e escritor maran­hense Ody­lo Cos­ta Fil­ho (45 anos) — foi mem­bro da Acad­e­mia Brasileira de Letras

Nasci­mento­do políti­co, diplo­ma­ta, his­to­ri­ador, jurista, orador e jor­nal­ista per­nam­bu­cano de Joaquim Nabu­co (175 anos)

Nasci­men­to da can­to­ra flu­mi­nense Ara­cy de Almei­da (110 anos)

Nasci­men­to do poeta e tradu­tor paulista Harol­do de Cam­pos (95 anos)

Fun­dação da Embraer (55 anos)

Divul­gação da cri­ação do daguer­reótipo pela Acad­e­mia France­sa de Ciên­cias (185 anos) — primeiro proces­so fotográ­fi­co a ser anun­ci­a­do e com­er­cial­iza­do ao grande públi­co. O gov­er­no francês declar­ou o inven­to como domínio públi­co

Dia Mundi­al da Fotografia — comem­o­ra­do para mar­car a data de 19 de agos­to de 1849, em que o Daguer­reótipo, um inven­to do pesquisador francês, Louis Jacques Mandé Daguerre, foi anun­ci­a­do ao mun­do na Acad­e­mia de Ciên­cias da França em Paris

Dia Nacional do His­to­ri­ador — comem­o­ra­do por brasileiros, con­forme Lei Nº 12.130 DE 17 de dezem­bro de 2009, para mar­car a data do nasci­men­to do diplo­ma­ta, políti­co, jor­nal­ista, his­to­ri­ador e lit­er­a­to brasileiro, Joaquim Aurélio Bar­reto Nabu­co de Araújo, que veio ao mun­do em 19 de agos­to de 1849, e que, mes­mo ten­do sido edu­ca­do por uma família escrav­ocra­ta, optou pela luta em favor dos escravos do Brasil

Dia Nacional do Ciclista — comem­o­ra­do extrao­fi­cial­mente no Brasil, para mar­car a data da morte do ambi­en­tal­ista, biól­o­go e ciclista brasileiro, Pedro Davi­son, que se deu em 19 de agos­to de 2006, depois de ele haver sido atro­pela­do por um motorista alcooliza­do, enquan­to ped­ala­va em pleno Eixo Rodoviário da cidade brasileira de Brasília-DF

Dia Mundi­al da Aju­da Human­itária — comem­o­ração insti­tuí­da pela 63ª Assem­bléia Ger­al da ONU na Res­olução A‑63‑L.49 de 11 de dezem­bro de 2008, em trib­u­to dos cer­ca de 100 presta­dores human­itários de serviços que foram viti­ma­dos mor­tal­mente em serviço por ano na primeira déca­da do sécu­lo 21, e para mar­car a data do aten­ta­do de 19 de agos­to de 2003 con­tra a sede da ONU em Bagdá no Iraque

20

Nasci­men­to da poet­i­sa goiana Ana Lins do Guimarães Peixo­to Bre­tas, a Cora Corali­na (135 anos)

Fun­dação da Con­fed­er­ação Brasileira de Desportos (CBD) (110 anos)

Fun­dação da Esco­la Supe­ri­or de Guer­ra (75 anos)

21

Morte do can­tor e com­pos­i­tor baiano Raul Seixas (35 anos)

Nasci­men­to da ativista paulista Rose­ly Roth (65 anos) — pio­neira no movi­men­to de defe­sa da diver­si­dade sex­u­al no Brasil

Iní­cio da Sem­ana Nacional da Pes­soa com Defi­ciên­cia Int­elec­tu­al e Múlti­pla

Fun­dação do Par­que do Ibi­ra­puera (70 anos)

22

Dia do Fol­clore

23

Primeiro Campe­ona­to Brasileiro de Fute­bol com clubes campeões estad­u­ais (Taça Brasil) (65 anos)

24

Nasci­men­to do líder palesti­no Yass­er Arafat (95 anos)

Morte do políti­co gaú­cho Getúlio Var­gas (70 anos)

Nasci­men­to do escritor, poeta, críti­co literário, tradu­tor e pro­fes­sor paranaense Paulo Lemins­ki (80 anos)

Nasci­men­to do escritor argenti­no Jorge Luís Borges (125 anos)

Edição: Izabel­la Sil­veira

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Caminhos da Reportagem destaca importância de cuidados paliativos

Programa vai ao ar nesta segunda-feira, às 23h, na TV Brasil EBC Pub­li­ca­do em 10/02/2025 — …