...
quinta-feira ,28 março 2024
Home / Cultura / Hoje é Dia: leia, veja e ouça Drummond, que morreu há 35 anos

Hoje é Dia: leia, veja e ouça Drummond, que morreu há 35 anos

Repro­du­ção: © Tomaz Silva/Agência Bra­sil

Publi­ca­do em 14/08/2022 — 08:02 Por Luiz Clau­dio Fer­rei­ra, repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

Ouça a maté­ria:

“Por muito tempo achei que a ausência é falta.

E lastimava, ignorante, a falta.

Hoje não a lastimo.

Não há falta na ausência.

A ausência é um estar em mim (…)”.

A ausên­cia de Car­los Drum­mond de Andra­de (1902 — 1987), há 35 anos, é, bem como ele escre­veu, um estar pre­sen­te. Vivo e a ilu­mi­nar a cul­tu­ra bra­si­lei­ra. O con­sa­gra­do autor minei­ro de Ita­bi­ra dei­xou um lega­do de 50 livros de poe­si­as, crô­ni­cas, con­tos e ensai­os que o tor­na­ram um dos prin­ci­pais escri­to­res da his­tó­ria do Bra­sil. 

Para ler, ver e até ouvir as obras e olha­res do escri­tor, o acer­vo da Empre­sa Bra­sil de Comu­ni­ca­ção (EBC) dis­põe de con­teú­dos que são ver­da­dei­ras relí­qui­as, como é o caso de uma entre­vis­ta que ele con­ce­deu a Maria Muniz, na déca­da de 1950, que foi tra­zi­da a públi­co ago­ra em 2022. Na entre­vis­ta, ele reci­ta poe­si­as como Poe­ma das Sete Faces, Con­fi­dên­cia do Ita­bi­ra­no, Infân­cia, Caso do Ves­ti­do, O Mito, Caso Plu­vi­o­so, Desa­pa­re­ci­men­to de Luí­sa Por­to, Pom­bo-Cor­reio, Can­ção da Moça-Fan­tas­ma de Belo Hori­zon­te.

Em Infân­cia, por exem­plo, ouça Drum­mond decla­man­do: “(…)Lá lon­ge meu pai campeava/ no mato sem fim da fazenda./ E eu não sabia que minha história/ era mais boni­ta que a de Robin­son Cru­soé”.

Ouça aci­ma rara entre­vis­ta de Car­los Drum­mond de Andra­de

O poeta na rádio

Car­los Drum­mond de Andra­de fez par­te da vida da Rádio MEC des­de 1936, quan­do ele assis­tiu à cerimô­nia de doa­ção da frequên­cia da Rádio Soci­e­da­de, por Roquet­te-Pin­to, para o poder públi­co. Em 1954, a radi­a­lis­ta Lya Caval­can­ti ouviu Drum­mond e o con­teú­do gerou uma série que tem nar­ra­ção, por exem­plo, do ator Pau­lo César Pereio e da atriz Con­cei­ção Rios.

Os regis­tros dão con­ta tam­bém que Drum­mond atu­ou na Rádio MECemis­so­ra em que foi reda­tor e cro­nis­ta na déca­da de 1960.

Con­fi­ra ain­da edi­ções espe­ci­ais vei­cu­la­das na déca­da de 1990 e tam­bém de 2015 na Ante­na MEC FM (quan­do teve a par­ti­ci­pa­ção do neto do escri­tor, Pedro Drum­mond).

Con­fi­ra aci­ma his­tó­ri­as, poe­si­as e pro­gra­mas sobre Car­los Drum­mond de Andra­de

Em 2020, a escri­to­ra Adal­gi­sa Cam­pos da Sil­va publi­cou livro com car­tas que ela tro­ca­va com o Drum­mond. Em entre­vis­ta ao pro­gra­ma Arte Clu­be, ela dis­se que se sen­tia tão pró­xi­ma do poe­ta que um dia resol­veu escre­ver pro Jor­nal do Bra­sil onde ele publi­ca­va uma colu­na. A tra­du­to­ra con­ta que, para sur­pre­sa dela, o autor res­pon­deu e nas­ceu ali uma ami­za­de via Cor­rei­os.

“Eu gos­ta­va mui­to dele como poe­ta, mas a colu­na apro­xi­ma­va mais ain­da. Então, um dia eu li um poe­ma que ele escre­veu na colu­na que era um ape­lo em favor da paz. Eu fiquei mui­to toca­da”. Come­ça­va ali uma rela­ção cor­di­al entre autor e lei­to­ra. “Ele sem­pre me res­pon­deu. Inclu­si­ve, na últi­ma car­ta que ele me man­dou, ele assi­na como “o meu escu­dei­ro Drum­mond”.

Escri­to­ra expli­ca que Drum­mond era cor­di­al com lei­to­res

Veja Drummond

Na TV Bra­sil, a obra do autor foi home­na­ge­a­da há 10 anos no pro­gra­ma De Lá Pra Cá. Entre os entre­vis­ta­dos, que expli­cam como o autor é sin­gu­lar, esti­ve­ram o pro­fes­sor Euca­naã Fer­raz, pes­qui­sa­dor de lite­ra­tu­ra bra­si­lei­ra da Uni­ver­si­da­de Fede­ral do Rio de Janei­ro (UFRJ), o poe­ta e edi­tor da Cosac  Naify, Car­li­to Aze­ve­do, o poe­ta Arman­do Frei­tas Filho e a poe­ti­sa Clau­dia Roquet­te-Pin­to.

O pro­gra­ma des­ta­cou a influên­cia dos moder­nis­tas de 1922 na obra de Drum­mond. Os entre­vis­ta­dos iden­ti­fi­cam que o escri­tor pro­du­ziu poe­sia sim­ples e ao mes­mo tem­po gran­di­o­sa.

Con­fi­ra abai­xo a ínte­gra do pro­gra­ma

Confira aqui o inventário completo da obra de Carlos Drummond de Andrade, produzido pela Casa de Rui Barbosa / Ministério da Cultura

Confira outras datas da semana na tabela do Hoje é Dia

14 a 20 de Agos­to de 2022
14

Mor­te do músi­co, maes­tro e com­po­si­tor flu­mi­nen­se Ana­cle­to de Medei­ros (115 anos)

Dia de Com­ba­te à Polui­ção — data de publi­ca­ção do Decre­to-Lei nº 1.413 de 14 de agos­to de 1975, em que se deter­mi­na­va, pela pri­mei­ra vez no país, meca­nis­mos para con­tro­le da polui­ção indus­tri­al

15

Mor­te do flau­tis­ta flu­mi­nen­se Alta­mi­ro Aqui­no Car­ri­lho (10 anos)

Mor­te do pin­tor sur­re­a­lis­ta bel­ga René Fran­çois Ghis­lain Magrit­te (55 anos)

16

Mor­te do can­tor esta­du­ni­den­se Elvis Pres­ley (45 anos)

Mor­te da can­to­ra flu­mi­nen­se Zezé Fon­se­ca (60 anos) — tra­ba­lhou na Rádio Naci­o­nal

Mor­te do bate­ris­ta de jazz esta­du­ni­den­se Max Roa­ch (15 anos)

Mani­fes­tan­tes saem às ruas de todo o Bra­sil para pedir a saí­da do pre­si­den­te Fer­nan­do Col­lor (25 anos)

17

“Nas­ci­men­to do tri­cam­peão de Fórmula‑1 Nel­son Piquet (70 anos)”

Mor­te do poe­ta minei­ro Car­los Drum­mond de Andra­de (35 anos)

Nas­ci­men­to do can­tor goi­a­no Miros­mar José de Camar­go, o Zezé di Camar­go (60 anos)

Nas­ci­men­to da atriz pau­lis­ta Geór­gia Gomi­de (85 anos)

Nas­ci­men­to do empre­sá­rio e ati­vis­ta polí­ti­co jamai­ca­no Mar­cus Gar­vey (135 anos) — cri­a­dor da Asso­ci­a­ção Uni­ver­sal para o Pro­gres­so Negro, íco­ne do Pan-Afri­ca­nis­mo e enca­ra­do como um pro­fe­ta pelo movi­men­to Ras­ta­fa­ri

Publi­ca­ção do roman­ce Tie­ta do Agres­te do escri­tor bai­a­no Jor­ge Ama­do (45 anos)

Dia do Patrimô­nio His­tó­ri­co Naci­o­nal — data em home­na­gem ao nas­ci­men­to de Rodri­go Melo Fran­co de Andra­de, o pri­mei­ro pre­si­den­te do Ins­ti­tu­to do Patrimô­nio His­tó­ri­co e Artís­ti­co Naci­o­nal (Iphan)

18

Nas­ci­men­to do ator pau­lis­ta Osmar Pra­do (75 anos)

Mor­te do impe­ra­dor mon­gol Genghis Khan (795 anos)

Mor­te do com­po­si­tor pau­lis­ta Edu­ar­do Sou­to (80 anos)

19

Dia Mun­di­al da Foto­gra­fia — come­mo­ra­do para mar­car a data de 19 de agos­to de 1849, em que o Daguer­reó­ti­po, um inven­to do pes­qui­sa­dor fran­cês, Louis Jac­ques Man­dé Daguer­re, foi anun­ci­a­do ao mun­do na Aca­de­mia de Ciên­ci­as da Fran­ça em Paris

Dia Naci­o­nal do His­to­ri­a­dor — come­mo­ra­do por bra­si­lei­ros, con­for­me Lei Nº 12.130 DE 17 de dezem­bro de 2009, para mar­car a data do nas­ci­men­to do diplo­ma­ta, polí­ti­co, jor­na­lis­ta, his­to­ri­a­dor e lite­ra­to bra­si­lei­ro, Joa­quim Auré­lio Bar­re­to Nabu­co de Araú­jo, que veio ao mun­do em 19 de agos­to de 1849, e que, mes­mo ten­do sido edu­ca­do por uma famí­lia escra­vo­cra­ta, optou pela luta em favor dos escra­vos do Bra­sil

Dia Naci­o­nal do Ciclis­ta — come­mo­ra­do extra­o­fi­ci­al­men­te no Bra­sil, para mar­car a data da mor­te do ambi­en­ta­lis­ta, bió­lo­go e ciclis­ta bra­si­lei­ro, Pedro Davi­son, que se deu em 19 de agos­to de 2006, depois de ele haver sido atro­pe­la­do por um moto­ris­ta alco­o­li­za­do, enquan­to peda­la­va em ple­no Eixo Rodo­viá­rio da cida­de bra­si­lei­ra de Bra­sí­lia-DF

Dia Mun­di­al Huma­ni­tá­rio — come­mo­ra­ção ins­ti­tuí­da pela 63ª Assem­bleia Geral da ONU na Reso­lu­ção A‑63‑L.49 de 11 de dezem­bro de 2008, em tri­bu­to dos cer­ca de 100 pres­ta­do­res huma­ni­tá­ri­os de ser­vi­ços que foram viti­ma­dos mor­tal­men­te em ser­vi­ço por ano na pri­mei­ra déca­da do sécu­lo 21, e para mar­car a data do aten­ta­do de 19 de agos­to de 2003 con­tra a sede da ONU em Bag­dá no Ira­que

20

Nas­ci­men­to do can­tor e com­po­si­tor esta­du­ni­den­se Isa­ac Hayes (80 anos) — gran­de nome da Soul Music

Nas­ci­men­to do poe­ta e tra­du­tor pau­lis­ta Décio Pig­na­ta­ri (95 anos)

Lan­ça­men­to da nave robó­ti­ca Voya­ger 2 (45 anos)

Edi­ção: Ales­san­dra Este­ves

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Brasília (DF), 06/03/2024 - O presidente da EBC, Jean Lima, durante o evento de expansão RNCP universidades estaduais. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Rede pública passará a contar com 117 emissoras de TV e 155 de rádio

Repro­du­ção: © Rafa Neddermeyer/Agência Bra­sil EBC assinou acordos com 11 universidades estaduais e municipais Publicado …