...
quarta-feira ,24 julho 2024
Home / Noticias / Hoje é Dia: Mês de julho celebra mulheres negras e a luta antirracista

Hoje é Dia: Mês de julho celebra mulheres negras e a luta antirracista

Repro­dução: © Fun­dação Cul­tur­al Pal­mares — Gov­er­no Fed­er­al

Confira datas, fatos e as principais efemérides de julho de 2024


Publicado em 01/07/2024 — 07:00 Por Beatriz Arcoverde — Radioagência Nacional — Brasília

ouvir:

O mês de jul­ho con­ta com cel­e­brações antir­racis­tas e lem­branças da pro­fes­so­ra e antropólo­ga mineira Lélia Gon­za­lez  e Nel­son Man­dela, que dedicaram a vida à luta con­tra o pre­con­ceito e a desigual­dade social. O mês tam­bém mar­ca as datas de morte de Antônio Car­los Bernardes Gomes, o Mus­sum (30 anos); do jor­nal­ista paulista Júlio de Mesqui­ta Fil­ho (55 anos); e da pin­to­ra e ativista mex­i­cana Fri­da Kahlo (70 anos). E ain­da lem­bra os 120 anos de nasci­men­to do poeta chileno Pablo Neru­da.

Fale­ci­da há 30 anos, no dia 11 de jul­ho, Lélia Gon­za­lez desen­volveu con­ceitos como “Améfrica” e “pre­tuguês”, que definem o papel estru­tur­al das cul­turas africanas nas sociedades que se desen­volver­am deste lado do Oceano Atlân­ti­co. O pro­gra­ma Viva Maria, da Rádio Nacional, relem­brou o lega­do da pesquisado­ra e mil­i­tante antir­racista.

Jor­nal Repórter Brasil, da TV Brasil, tam­bém hom­e­na­geou Lélia:


Em 3 de jul­ho é cel­e­bra­do o Dia Nacional de Com­bate à Dis­crim­i­nação Racial. Ele remete à data da aprovação da primeira lei brasileira con­tra o pre­con­ceito. Tra­ta-se da Lei n° 1.390 de 1951, con­heci­da como Lei Afon­so Ari­nos, que na época esta­b­ele­ceu que racis­mo era uma con­tra­venção. Atual­mente, a lei pre­vê penas de reclusão de um a cin­co anos e mul­ta para os con­de­na­dos por práti­cas racis­tas. Além dis­so, ela esta­b­elece que o crime de racis­mo é inafi­ançáv­el e impre­scritív­el, ou seja, não pode ser obje­to de fiança nem perde a val­i­dade com o pas­sar do tem­po.

Os veícu­los públi­cos da EBC tratam deste tema fre­quente­mente. No ano pas­sa­do, a Rádio Nacional fez uma entre­vista sobre o assun­to com Ângela San­tos, del­e­ga­da do Dis­tri­to Fed­er­al, Tit­u­lar da Del­e­ga­cia de Repressão aos Crimes por Dis­crim­i­nação Racial, Reli­giosa, Ori­en­tação Sex­u­al, Pes­soa Idosa ou com Defi­ciên­cia.

O jor­nal Repórter Brasil, da TV Brasil tam­bém lem­brou do Dia Nacional de Com­bate à Dis­crim­i­nação Racial e da Lei Afon­so Ari­nos.

5  de jul­ho é o Dia Mundi­al da Capoeira, um lega­do de resistên­cia da cul­tura afro-brasileira que envolve os prat­i­cantes por meio do can­to, de instru­men­tos típi­cos como o berim­bau e o atabaque, em uma roda onde os golpes se con­fun­dem com a dança. Uma práti­ca que é, ao mes­mo tem­po, jogo e brin­cadeira. Recon­heci­da há dez anos como Patrimônio Cul­tur­al Ima­te­r­i­al da Humanidade, como con­ta a reportagem de 2014 da Agên­cia Brasil. A pres­i­den­ta do Insti­tu­to do Patrimônio Históri­co e Artís­ti­co Nacional (Iphan) na época, Jure­ma Macha­do, expli­cou que as políti­cas de patrimônio ima­te­r­i­al não exis­tem ape­nas para con­ferir títu­los, mas para que os gov­er­nos assumam com­pro­mis­sos de preser­vação de seus bens cul­tur­ais, mate­ri­ais e ima­te­ri­ais.

“O recon­hec­i­men­to rep­re­sen­ta um trib­u­to à capoeira como man­i­fes­tação cul­tur­al impor­tante que, durante sécu­los foi crim­i­nal­iza­da, além de dar vis­i­bil­i­dade inter­na­cional. Além dis­so, recon­hece que o Brasil tem políti­cas públi­cas para cuidar do seu patrimônio cul­tur­al”, disse Jure­ma, em entre­vista à Agên­cia Brasil.

O Dia Inter­na­cional de Nel­son Man­dela, 18 de jul­ho, é um chama­do à paz, à luta por dire­itos humanos e con­tra as desigual­dades soci­ais. A data tam­bém cel­e­bra os 106 anos do nasci­men­to do líder africano. Man­dela foi o primeiro pres­i­dente negro da África do Sul, e teve papel deter­mi­nante no fim do sis­tema de seg­re­gação racial con­heci­do como “apartheid”. A data foi escol­hi­da em 2009 pelas Nações Unidas para cel­e­brar a pro­teção dos dire­itos humanos e a igual­dade étni­ca. Qua­tro anos depois, em 2013, Man­dela mor­reu aos 95 anos.

Tam­bém con­heci­do como Madi­ba, ele pas­sou 27 anos pre­so, con­de­na­do por seu enga­ja­men­to na luta con­tra o racis­mo. Quan­do com­ple­tou 100 anos de nasci­men­to, a Agên­cia Brasil fez uma série de matérias espe­ci­ais sobre o assun­to. Uma entre­vista do Pro­gra­ma Revista Brasil da Rádio Nacional tam­bém lem­brou Madi­ba e sua luta por igual­dade.

TV Brasil tam­bém lem­brou da data em que a ONU propõe que cada pes­soa dedique 67 min­u­tos ao serviço comu­nitário e defe­sa dos dire­itos humanos, lem­bran­do os 67 anos que Man­dela tra­bal­hou como políti­co e ativista.

Já no dia 25, a fes­ta é fem­i­ni­na e fem­i­nista, com o Dia Inter­na­cional da Mul­her Afro-Lati­no-Amer­i­cana, Afro-Cariben­ha e da Diás­po­ra. Cri­a­do em 1992 pela Orga­ni­za­ção das Nações Unidas (ONU), durante o 1º Encon­tro de Mul­heres Afro-Lati­no-Amer­i­canas e Afro-Cariben­has, em San­to Domin­go, na Repúbli­ca Domini­cana, a data tem como obje­ti­vo lem­brar a luta e a resistên­cia das mul­heres con­tra o racis­mo, o machis­mo, a vio­lên­cia, a dis­crim­i­nação e o pre­con­ceito dos quais ain­da são víti­mas.

O dia 25 de jul­ho tam­bém cel­e­bra o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mul­her Negra. Tereza de Benguela viveu no sécu­lo 18 e foi casa­da com José Piol­ho, que chefi­a­va o Quilom­bo do Piol­ho, até ser assas­si­na­do por sol­da­dos. Tam­bém con­heci­do como Quilom­bo do Quar­iterê, o quilom­bo fica­va na atu­al fron­teira entre o esta­do de Mato Grosso e a Bolívia. Com a morte de José Piol­ho, Tereza se tornou a líder do quilom­bo, que era o maior do esta­do, e, sob sua lid­er­ança, resis­tiu à escravidão por duas décadas.

A TV Brasil fez uma reportagem no Maran­hão sobre a data:

A data é cel­e­bra­da durante todo o mês de jul­ho pelo Fes­ti­val Latinidades, con­sid­er­a­do o maior fes­ti­val de mul­heres negras da Améri­ca Lati­na. A ide­al­izado­ra e dire­to­ra do fes­ti­val, Jaque­line Fer­nan­des, expli­ca que se tra­ta de um espaço de artic­u­lação políti­ca e cul­tur­al, o que pode ser ilustra­do pelo tema que ori­en­tou as dis­cussões no ano pas­sa­do: o lugar do lucro e do desen­volvi­men­to desigual, o cuida­do com as pes­soas e o plan­e­ta.

Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação — EBC apoiou a ini­cia­ti­va e a Agên­cia Brasil fez uma série de reporta­gens sobre o tema e o fes­ti­val. Con­fi­ra aqui!

Confira a relação de datas do Hoje é Dia do mês de julho de 2024:

Jul­ho de 2024
1

Nasci­men­to do ator, roteirista, dire­tor e pro­du­tor cin­e­matográ­fi­co britâni­co Charles Laughton (125 anos) — primeiro ator a inter­pre­tar o dete­tive Her­cule Poirot no teatro, em 1928, e o primeiro ator britâni­co a gan­har o Oscar de mel­hor ator pelo filme britâni­co “Os Amores de Hen­rique VIII”

Nasci­men­to da poet­i­sa e escrito­ra de crôni­cas paranaense Júlia da Cos­ta (180 anos)

Nasci­men­to do dire­tor de filmes, ator, roteirista e pro­du­tor francês Claude Berri (90 anos)

Nasci­men­to do autor e dire­tor de teatro estadunidense, e rad­i­ca­do no Brasil, Ger­ald Thomas (70 anos)

Morte do ator estadunidense Mar­lon Bran­do (20 anos)

Morte do políti­co e mil­i­tar argenti­no Juan Domin­go Perón (50 anos) — pres­i­dente da Argenti­na em três mandatos, entre os anos 1940 e 1970

Iní­cio da Con­fer­ên­cia de Bret­ton Woods, encon­tro que criou o Bird e o FMI (80 anos)

A argenti­na María Estela Martínez de Per­on, con­heci­da como Isabeli­ta Perón, se tor­na a primeira mul­her a ocu­par car­go de pres­i­dente na Améri­ca Lati­na (50 anos)

Iní­cio da cir­cu­lação do Real, nova moe­da brasileira (30 anos)

Lança­men­to do apar­el­ho Walk­man da fab­ri­cante Sony, mod­e­lo TPS-L2, primeiro mod­e­lo colo­ca­do à ven­da no Japão (40 anos)

Dia do Bair­ro Impe­r­i­al de São Cristóvão

O então pres­i­dente Ernesto Geisel san­ciona a Lei Com­ple­men­tar nº 20, que deter­mi­na a fusão dos esta­dos da Gua­n­abara e do Rio de Janeiro (50 anos)

Estreia do pro­gra­ma “Sem Cen­sura” na TVE Brasil, atu­al TV Brasil (39 anos)

2

Nasci­men­to do tenista e empresário francês Jean René Lacoste (120 anos) — cri­ador da mar­ca de roupas Lacoste

Nasci­men­to do físi­co, matemáti­co, políti­co e críti­co de arte per­nam­bu­cano Mário Schen­berg (110 anos) — con­sid­er­a­do o maior físi­co teóri­co do Brasil

Nasci­men­to da políti­ca fil­ip­ina Imel­da Mar­cos (95 anos) — con­heci­da mundial­mente pelo escân­da­lo de pos­suir 3.000 pares de sap­atos, suposta­mente adquiri­dos com din­heiro públi­co

Par­ti­da do 1º Con­tin­gente da Força Expe­di­cionária Brasileira, dan­do iní­cio à par­tic­i­pação brasileira na 2ª Guer­ra Mundi­al (80 anos)

Eclode em Per­nam­bu­co a Con­fed­er­ação do Equador (200 anos) — movi­men­to rev­olu­cionário de caráter sep­a­ratista e repub­li­cano que se alas­trou pelas demais provín­cias do nordeste do Brasil, rep­re­sen­tan­do a prin­ci­pal reação con­tra a tendên­cia monar­quista e a políti­ca cen­tral­izado­ra do gov­er­no de Dom Pedro I

3

Morte do músi­co inglês Bri­an Jones (55 anos) — mem­bro fun­dador da ban­da Rolling Stones

Morte do can­tor e com­pos­i­tor flu­mi­nense Alfre­do Albu­querque (90 anos)

Dia Nacional de Com­bate à Dis­crim­i­nação Racial — cel­e­bra a aprovação da Lei n° 1.390, a Lei Afon­so Ari­nos, de 1951

Cir­cu­la, em São Luís, o primeiro número do per­iódi­co Eco do Norte, do escritor e políti­co maran­hense João Lis­boa (190 anos)

4

Morte do poeta e jurista mineiro Cláu­dio Manuel da Cos­ta (235 anos) — par­ticipou do movi­men­to con­heci­do como Con­ju­ração Mineira, ten­do mor­ri­do em cir­cun­stân­cias sus­peitas

Morte da cien­tista polone­sa Marie Curie (85 anos) — primeira mul­her a rece­ber um prêmio Nobel e primeira pes­soa a rece­bê-lo duas vezes, cujas con­quis­tas envolvem o desen­volvi­men­to da radioa­t­ivi­dade e a descober­ta de ele­men­tos quími­cos

Nasci­men­to do can­tor, com­pos­i­tor e instru­men­tista flu­mi­nense Anescarz­in­ho do Salgueiro (95 anos)

A tenista paulista Maria Esther Andion Bueno se tor­na a primeira pes­soa de nacional­i­dade brasileira a vencer um Grand Slam de tênis, no Torneio de Wim­ble­don (65 anos)

5

Nasci­men­to do tenista e políti­co estadunidense Dwight D. Davis (145 anos) — fun­dador da Copa Davis

Morte do artista plás­ti­co sergi­pano Arthur Bis­po do Rosário (35 anos)

Nasci­men­to do escritor e cineas­ta francês Jean Cocteau (135 anos)

Morte da atriz paulista Con­sue­lo Lean­dro (25 anos) — atu­ou no humorís­ti­co “Bal­ança mas não cai”, da Rádio Nacional do Rio de Janeiro

O avi­ador paulista Eduar­do Chaves, pio­neiro da avi­ação brasileira, real­iza a primeira rota entre São Paulo e Rio de Janeiro (110 anos)

Fun­dação da empre­sa transna­cional de comér­cio eletrôni­co Amazon.com, por Jeff Bezos (30 anos)

Dia Mundi­al da Capoeira — comem­o­ração inter­na­cional, pre­vista no Arti­go 10 da Con­venção Inter­na­cional de Capoeira

6

Dia Inter­na­cional das Coop­er­a­ti­vas — data recon­heci­da pela ONU

Nasci­men­to do com­pos­i­tor, pianista, organ­ista e regente cearense Alber­to Nepo­mu­ceno (160 anos)

Morte do can­tor, com­pos­i­tor e vio­lonista baiano João Gilber­to (05 anos)

Morte do com­pos­i­tor, pianista e vio­lonista vir­tu­oso espan­hol Joaquín Rodri­go (25 anos)

Estreia do primeiro filme dos Bea­t­les, “A Hardy Days Night” (60 anos) — con­heci­do no Brasil como os “Reis do Iê, Iê, Iê”

7

Morte do treinador e ex-jogador de fute­bol argenti­no-espan­hol Alfre­do Di Sté­fano (10 anos)

Dia Estad­ual das Pan­eleiras de Goiabeiras (Espíri­to San­to) — a pan­ela de bar­ro capix­a­ba foi o primeiro bem ima­te­r­i­al reg­istra­do pelo Insti­tu­to do Patrimônio Históri­co e Artís­ti­co Nacional (Iphan), em 21 de novem­bro de 2002. O ofí­cio das Pan­eleiras de Goiabeiras pas­sou a ser inscrito no livro de reg­istro dos Saberes e declar­a­do Patrimônio Cul­tur­al do Brasil

Morte do payador e poeta gaú­cho Jaime Cae­tano Braun (25 anos) — con­sid­er­a­do o patrono do Movi­men­to Pajado­ril no Brasil. A paja­da, ou paya­da em castel­hano, con­siste em uma for­ma de se faz­er ver­sos, geral­mente no impro­vi­so

Primeira trans­mis­são do pro­gra­ma “Som Infini­to”, na MEC FM (39 anos)

Estreia da faixa infan­til da TV Brasil Ani­ma­da (07 anos)

8

Morte do advo­ga­do, int­elec­tu­al e políti­co paulista Plínio de Arru­da Sam­paio (10 anos)

Dia Nacional da Ciên­cia e Dia Nacional do Pesquisador

9

Nasci­men­to do matemáti­co alagoano Elon Lages Lima (95 anos)

Nasci­men­to da can­to­ra, com­pos­i­to­ra e atriz estadunidense Court­ney Love (60 anos)

Rev­olução Con­sti­tu­cional­ista de 1932 — feri­ado estad­ual

Fun­dação de Boa Vista-RR (134 anos)

10

Nasci­men­to da pro­fes­so­ra e políti­ca paulista Eunice Michiles (95 anos) — a primeira mul­her a ocu­par vaga de senado­ra no Brasil, após a Prince­sa Isabel

Morte do jor­nal­ista e escritor flu­mi­nense Paulo Hen­rique Amor­im (05 anos)

Dia Mundi­al da Saúde Ocu­lar

Dia Nacional da Piz­za

Dia Estad­ual do Fres­cobol

O poe­ma “Hino dos Ban­deirantes” é insti­tuí­do como letra ofi­cial do Hino do esta­do de São Paulo (50 anos)

11

Morte da int­elec­tu­al, políti­ca, pro­fes­so­ra e antropólo­ga mineira Lélia Gon­za­lez (30 anos) — refer­ên­cia nos estu­dos e debates de gênero, raça e classe no Brasil, na Améri­ca Lati­na e no mun­do, e con­sid­er­a­da uma das prin­ci­pais autoras do fem­i­nis­mo negro no país

Nasci­men­to do pro­du­tor de cin­e­ma estadunidense Wal­ter Wanger (130 anos) — pro­duz­iu clás­si­cos do cin­e­ma mundi­al e foi pres­i­dente da Acad­e­mia de Artes e Ciên­cias Cin­e­matográ­fi­cas, respon­sáv­el pela cri­ação das cat­e­go­rias do Oscar: Mel­hor Filme Estrangeiro e Mel­hor Doc­u­men­tário

Nasci­men­to do treinador e ex-jogador de fute­bol paulista Emer­son Leão (75 anos)

Morte do ex-bater­ista punk hún­garo Tom­my Ramone (10 anos) — inte­grante da for­mação orig­i­nal da ban­da Ramones, foi o últi­mo a fale­cer

Morte do advo­ga­do, jor­nal­ista, críti­co de cin­e­ma, poeta, ensaís­ta e tradu­tor paulista Guil­herme de Almei­da (55 anos) — primeiro mod­ernista da Acad­e­mia Brasileira de Letras

Morte da pro­fes­so­ra e pin­to­ra baiana Lucília Fra­ga (45 anos)

Morte do ator, pro­du­tor e dire­tor cin­e­matográ­fi­co britâni­co Lau­rence Olivi­er (35 anos) — vence­dor de qua­tro Oscars, três Glo­bos de Ouro, três BAF­TAs, três prêmios NBR e cin­co Emmys, é con­sid­er­a­do por muitos como o maior ator de todos os tem­pos, tan­to no cin­e­ma quan­to no teatro

Nasci­men­to do físi­co paranaense César Lattes (100 anos) — code­sco­bri­dor do méson pi e hom­e­nagea­do pelo Con­sel­ho Nacional de Desen­volvi­men­to Cien­tí­fi­co e Tec­nológi­co (CNPq) com a Platafor­ma Lattes

Nasci­men­to do estilista ital­iano Gior­gio Armani (90 anos)

Dia Mundi­al da Pop­u­lação — comem­o­ração sug­eri­da pelo Con­sel­ho de Gov­er­nadores do UNDP (Pro­gra­ma das Nações Unidas para o Desen­volvi­men­to) da ONU após o “Dia dos 5 Bil­hões” de 11 de jul­ho de 1987, quan­do o plan­e­ta teria alcança­do a então quan­ti­dade recorde de 5 bil­hões de pes­soas

O Prefeito Pedro Ernesto assi­na o decre­to de cri­ação do Museu Históri­co da Cidade do Rio de Janeiro (90 anos)

12

Nasci­men­to do poeta chileno Pablo Neru­da (120 anos)

Nasci­men­to do come­di­ante estadunidense Joe DeRi­ta (115 anos) — mem­bro do grupo humorís­ti­co Os Três Pate­tas

Nasci­men­to do can­tor e com­pos­i­tor paulista Chau­ki Mad­di, o Tito Madi (95 anos)

Nasci­men­to do artista plás­ti­co e escul­tor ital­iano Amadeo Modigliani (140 anos)

Morte do jor­nal­ista paulista Júlio de Mesqui­ta Fil­ho (55 anos) — com a cri­ação da UNESP, em 1976, é hom­e­nagea­do como patrono da Uni­ver­si­dade Estad­ual Paulista “Júlio de Mesqui­ta Fil­ho”

Dia de Malala — a ONU declara o Dia de Malala, em hom­e­nagem à ativista paquis­tane­sa Malala Yousurfzai

13

Nasci­men­to do jor­nal­ista, escritor, fol­clorista, empresário e ativista cul­tur­al paulista Cornélio Pires (140 anos)

Morte da pin­to­ra e ativista mex­i­cana Fri­da Kahlo (70 anos)

Nasci­men­to do escritor nige­ri­ano Wole Soyin­ka (90 anos) — gan­hador do prêmio Nobel de Lit­er­atu­ra de 1986

Sanção da Lei n° 9.807, crian­do o Pro­gra­ma Fed­er­al de Pro­teção a Teste­munhas e Víti­mas Ameaçadas (25 anos)

Final da Copa do Mun­do FIFA no Brasil (10 anos)

Dia Mundi­al do Rock

14

Morte do pin­tor e ilustrador checo Alfons Maria Mucha (85 anos) — um dos prin­ci­pais expoentes do movi­men­to Art Nou­veau

Nasci­men­to do ex-árbi­tro, radi­al­ista e apre­sen­ta­dor paulista Sil­vio Luiz (90 anos)

Nasci­men­to do far­ma­cêu­ti­co britâni­co James Black (100 anos) — con­sid­er­a­do o cri­ador dos beta-blo­queadores, impor­tantes fár­ma­cos usa­dos no trata­do de doenças car­dio­vas­cu­lares

Morte do escritor espan­hol Jac­in­to Benavente (70 anos) — gan­hador do prêmio Nobel de Lit­er­atu­ra de 1922

Morte da can­to­ra, com­pos­i­to­ra, escrito­ra e ativista paulista Vange Leonel (10 anos)

Toma­da da Bastil­ha, durante a Rev­olução France­sa (235 anos)

Inau­gu­ração do The­atro Munic­i­pal do Rio de Janeiro (115 anos)

A Repúbli­ca do Acre é procla­ma­da pela primeira vez, pelo espan­hol Luiz Galvez (125 anos)

15

Morte do médi­co, escritor e dra­matur­go rus­so Anton Tchekhov (120 anos) — autor de “Tio Vânia” e “Jardim das Cere­jeiras”, den­tre out­ras peças

Morte da atriz e políti­ca mineira Con­ceição da Cos­ta Neves (35 anos) — tam­bém con­heci­da pelo nome artís­ti­co de Regi­na Mau­ra, foi a primeira mul­her a pre­sidir um par­la­men­to estad­ual no Brasil

Acon­tece, no Equador, a Primeira Con­fer­ên­cia Sobre a Mul­her Negra nas Améri­c­as (40 anos)

Dia Mundi­al das Habil­i­dades dos Jovens — data recon­heci­da pela ONU

16

Morte do dra­matur­go, ator e dire­tor de teatro e tele­visão paulista Odu­val­do Vian­na Fil­ho (50 anos)

Morte do com­pos­i­tor mineiro Hervé Cor­dovil (45 anos) — estre­ou em 1931 na Rádio Sociedade como pianista e com­pos­i­tor da Orques­tra de Romeu Sil­va

Morte do jurista e políti­co paulista Fran­co Mon­toro (25 anos)

Morte do mae­stro aus­tría­co Her­bert Von Kara­jan (35 anos) — um dos mae­stros de maior destaque do perío­do pós-guer­ra. Ele pas­sou 27 anos de sua vida à frente da Orques­tra Filar­môni­ca de Berlim

Nasci­men­to da escul­to­ra, artista plás­ti­ca e mul­ti­mí­dia con­tem­porânea paulista Denise Milan (70 anos)

Morte do gui­tar­rista e can­tor de blues estadunidense John­ny Win­ter (10 anos)

Lança­men­to da mis­são espa­cial estadunidense Apol­lo 11 no Com­plexo de Lança­men­to 39, do Cen­tro Espa­cial Kennedy (55 anos) — primeira mis­são trip­u­la­da a chegar à Lua

A Assem­bléia Con­sti­tu­inte pro­mul­ga a con­sti­tu­ição e elege Getúlio Var­gas Pres­i­dente da Repúbli­ca do Brasil em 1934 (90 anos)

O políti­co iraquiano Sad­dam Hus­sein assume a Presidên­cia do Iraque (45 anos)

O arti­go 4º da Con­sti­tu­ição de 1934 pre­vê a trans­fer­ên­cia da Cap­i­tal da União para um pon­to cen­tral do Brasil (90 anos)

17

Nasci­men­to do com­pos­i­tor de sam­ba baiano Décio Antônio Car­los, o Mano Décio da Vio­la (115 anos)

Morte da can­to­ra e com­pos­i­to­ra estadunidense Eleano­ra Fagan Gough, a Bil­lie Hol­i­day (65 anos)

Nasci­men­to do jogador de fute­bol, comen­tarista e treinador flu­mi­nense Car­los Alber­to Tor­res (80 anos) — campeão mundi­al em 1970

Nasci­men­to da can­to­ra paulista Wilma Ben­tiveg­na (95 anos) — a primeira can­to­ra a se apre­sen­tar na extin­ta TV Tupi

Nasci­men­to do músi­co estadunidense Geezer But­ler (75 anos) — baix­ista da ban­da de Heavy Met­al Black Sab­bath

Nasci­men­to do can­tor e apre­sen­ta­dor de TV flu­mi­nense Ron­nie Von (80 anos)

Nasci­men­to da físi­ca, políti­ca alemã e atu­al chancel­er alemã Angela Dorothea Merkel (70 anos)

Nasci­ment­do do padre católi­co, astrônomo, cos­mól­o­go e físi­co bel­ga Georges Lemaître (130 anos) — propôs o que ficou con­heci­do como teo­ria da origem do uni­ver­so do Big Bang

Morte do Bàbálórìsà angolano rad­i­ca­do no Brasil Agenor Miran­da, o Pai Agenor (20 anos)

Nasci­men­to da his­to­ri­ado­ra flu­mi­nense Eulália Maria Lah­mey­er Lobo (100 anos) — pio­neira na his­to­ri­ografia brasileira, foi a primeira mul­her a doutorar-se em História no Brasil

Brasil tor­na-se tetra­cam­peão na Copa do Mun­do FIFA, sedi­a­da nos Esta­dos Unidos (30 anos)

Dia de Pro­teção às Flo­restas no Brasil

18

Morte do escritor, jor­nal­ista, cro­nista, roteirista e pro­fes­sor brasileiro baiano João Ubal­do Ribeiro (10 anos)

Dia Inter­na­cional Nel­son Man­dela — insti­tuí­do pela Assem­bleia Ger­al da ONU em apoio à data comem­o­ra­ti­va ini­ci­a­da em 2009, pela Fun­dação Nel­son Man­dela, para incen­ti­var as pes­soas a dedi­carem 67 min­u­tos de seu tem­po na aju­da ao próx­i­mo. Nel­son Man­dela dedi­cou 67 anos de sua vida a serviço da humanidade

19

Nasci­men­to do pin­tor, gravurista, escul­tor e fotó­grafo francês Edgar Degas (190 anos)

Morte do psi­canal­ista, edu­cador, teól­o­go, escritor mineiro Rubem Azeve­do Alves, o Rubem Alves (10 anos)

Nasci­men­to do engen­heiro estadunidense Per­cy Spencer (130 anos) — inven­tor do forno de micro-ondas

O can­tor estadunidense Elvis Pres­ley gra­va seu primeiro sin­gle com a músi­ca “That’s all Right” (70 anos)

20

Nasci­men­to do min­istro do Supe­ri­or Tri­bunal de Justiça, advo­ga­do, poeta e jor­nal­ista maran­hense Edson Vidi­gal (80 anos)

Nasci­men­to do músi­co estadunidense Chris Cor­nell (60 anos) — con­sid­er­a­do um dos fun­dadores do movi­men­to grunge e con­heci­do como vocal­ista das ban­das Soundgar­den, Tem­ple of the Dog e Audioslave

Morte do líder reli­gioso cearense Cícero Romão Batista, o Padim Ciço ou Padre Cícero (90 anos)

Morte do bailar­i­no espan­hol Anto­nio Gades (20 anos) — um dos prin­ci­pais respon­sáveis pela evolução mod­er­na da dança fla­men­ca

Morte do ator flu­mi­nense Lau­ro Coro­na (35 anos)

O astro­nau­ta estadunidente Neil Arm­strong é o primeiro homem a pis­ar na Lua (55 anos)

Dia do Ami­go — é uma data pro­pos­ta para cel­e­brar a amizade entre as pes­soas. No Brasil, Uruguai, Argenti­na e Moçam­bique a data mais difun­di­da para esta cel­e­bração é 20 de jul­ho, aniver­sário da chega­da do homem à lua.

Dia Nacional do Tat­u­ador — insti­tuí­da pelo SETAP-SP (Sindi­ca­to das Empre­sas de Tat­u­agem e Body Pierc­ing de São Paulo), para mar­car a data em que o tat­u­ador dina­mar­quês, Knud Har­ald Lykke Gregersen, chegou em São Paulo dan­do iní­cio à tat­u­agem artís­ti­ca profis­sion­al fei­ta com máquina elétri­ca no Brasil

21

Nasci­men­to do escritor estadunidense Ernest Hem­ing­way (125 anos)

Morte do com­pos­i­tor estadunidense Jer­ry Gold­smith (20 anos) — reno­ma­do com­pos­i­tor de tril­has sono­ras para cin­e­ma e tele­visão, ficou mundial­mente famoso ao com­por a tril­ha dos episó­dios de Star Trek. Rece­beu o Oscar por “The Omen” em 1976

Nasci­men­to do his­to­ri­ador francês Philippe Ariès (110 anos)

A seleção brasileira de fute­bol joga pela primeira vez con­tra o “Exeter City”, da Inglater­ra, no cam­po das Laran­jeiras (110 anos)

22

Nasci­men­to do cineas­ta britâni­co rad­i­ca­do nos Esta­dos Unidos James Whale (135 anos) — con­heci­do pelo seu tra­bal­ho em filmes de hor­ror bas­tante pop­u­lares, prin­ci­pal­mente “Franken­stein” (1931), “A noi­va de Franken­stein” (1935) e “O homem invisív­el” (1933)

Dia do Can­tor Líri­co

Primeira trans­mis­são da Hora do Brasil, hoje “A Voz do Brasil” (89 anos) — pro­gra­ma de rádio mais anti­go do país e do hem­is­fério sul ain­da em trans­mis­são

23

Nasci­men­to do can­tor e com­pos­i­tor mineiro Flávio Ven­turi­ni (75 anos)

Morte do dra­matur­go, romancista, ensaís­ta, poeta e pro­fes­sor paraibano Ari­ano Vilar Suas­suna (10 anos)

Nasci­men­to do ator inglês Daniel Rad­cliffe (35 anos) — ator mundial­mente con­heci­do pelo per­son­agem Har­ry Pot­ter

Nasci­men­to do ator sue­co Emil Jan­nings (140 anos) — primeiro vence­dor do Oscar de mel­hor ator, em 1928

Defla­gação da oper­ação Spoof­ing, com o obje­ti­vo de inves­ti­gar as invasões às con­tas de Telegram de autori­dades brasileiras e de pes­soas rela­cionadas à oper­ação Lava Jato (05 anos)

24

Nasci­men­to do com­pos­i­tor e vio­lonista flu­mi­nense Cân­di­do das Neves (125 anos)

Morte do escritor flu­mi­nense José Mau­ro de Vas­con­ce­los (40 anos) — autor do clás­si­co “Meu Pé de Laran­ja Lima”

Morte do físi­co inglês James Chad­wick (50 anos) — gan­hador do prêmio Nobel de Físi­ca, em 1935, pela pro­va da existên­cia do nêutron

Giuseppe Garibal­di procla­ma a Repúbli­ca Juliana, durante a Rev­olução Far­roupil­ha (185 anos)

A baiana Martha Rocha, a primeira miss Brasil, fica em 2º lugar no con­cur­so de Miss Uni­ver­so (70 anos)

Cri­ação da Liga Inde­pen­dente das Esco­las de Sam­ba do Rio de Janeiro, a LIESA (40 anos)

25

Nasci­men­to do com­pos­i­tor, can­tor, pesquisador da músi­ca pop­u­lar brasileira, artista plás­ti­co, ator e escritor flu­mi­nense Nel­son Mat­tos, o Nel­son Sar­gen­to (100 anos)

Nasci­men­to do ator paulista Ney Lator­ra­ca (80 anos)

Morte do ator, come­di­ante e musi­co baiano Rony Cóce­gas (25 anos)

Nasci­men­to da can­to­ra e com­pos­i­to­ra flu­mi­nense Marília Medaglia, a Marília Medal­ha (80 anos)

Dia Inter­na­cional da Mul­her Afro-Lati­no-Amer­i­cana, Afro-Cariben­ha e da Diás­po­ra / Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mul­her Negra

Dia Nacional do Escritor — data insti­tuí­da em 25 de jul­ho de 1960, quan­do hou­ve a real­iza­ção do I Fes­ti­val do Escritor Brasileiro, ini­cia­ti­va da União Brasileira de Escritores (UBE). À época, a UBE era pre­si­di­da por Jorge Ama­do e João Pere­gri­no Júnior, que pro­puser­am a ofi­cial­iza­ção anu­al da data como cel­e­bração dess­es profis­sion­ais

26

Morte do ator paulista Sér­gio Luiz Viot­ti (15 anos) — foi um dos fun­dadores da TV Cul­tura, quan­do ela tornou-se tele­visão educa­ti­va. Na déca­da de 1970, foi para a Rádio MEC do Rio de Janeiro, como dire­tor artís­ti­co e onde pro­duz­iu a série ‘Teatro Sér­gio Viot­ti’

Morte do jurista, jor­nal­ista e críti­co cearense Clóvis Beviláqua (80 anos) — mem­bro fun­dador e ex-ocu­pante da Cadeira 14 da Acad­e­mia Brasileira de Letras

Nasci­men­to do escritor inglês Aldous Hux­ley (130 anos) — autor de “Admiráv­el Mun­do Novo”

Morte do bailar­i­no e coreó­grafo estadunidense Mer­ce Cun­ning­ham (15 anos) — con­heci­do por seu esti­lo exper­i­men­tal e van­guardista na dança mod­er­na

Nasci­men­to do músi­co inglês Roger Med­dows-Tay­lor (75 anos) — mundial­mente con­heci­do como bater­ista e com­pos­i­tor da ban­da ingle­sa Queen

Dia do Jon­go — data estad­ual ofi­cial­iza­da no Rio de Janeiro. A man­i­fes­tação é con­sid­er­a­da, des­de 2005 pelo IPHAN, Patrimônio Cul­tur­al Ima­te­r­i­al do Brasil. Tra­ta-se da her­ança cul­tur­al dos gru­pos ban­tos da África Merid­ion­al pre­sente em diver­sos esta­dos brasileiros.

Dia dos Avós — dia fes­ti­vo em lou­vor a San­ta Ana e São Joaquim, ven­er­a­dos como pais de San­ta Maria e avós do Meni­no Jesus.

Iní­cio dos Jogos Olímpi­cos de 2024, ofi­cial­mente denom­i­na­dos Jogos da XXXIII Olimpía­da — comu­mente con­heci­dos como Paris 2024

27

Nasci­men­to do escritor francês Alexan­dre Dumas (fil­ho) (200 anos) — autor do romance “A Dama das Camélias”

Nasci­men­to do sociól­o­go e filó­so­fo francês Jean Bau­drillard (95 anos)

Nasci­men­to do humorista, com­pos­i­tor e ator flu­mi­nense Paulo Sil­vi­no (85 anos)

Inau­gu­ração do primeiro cin­e­ma de Recife, o Pathé (115 anos)

28

Nasci­men­to do com­pos­i­tor e ban­dolin­ista per­nam­bu­cano Luperce Miran­da (120 anos) — em 1945, trans­feriu-se para a Rádio Nacional

Nasci­men­to do ex-radi­al­ista e locu­tor esporti­vo paulista Osmar San­tos (75 anos)

Invasão Aus­tro-hún­gara da Sérvia dá iní­cio à Primeira Guer­ra Mundi­al (110 anos)

Posse do políti­co paraibano Epitá­cio Pes­soa na Presidên­cia da Repúbli­ca brasileira (105 anos) — sua eleição rep­re­sen­tou uma primeira der­ro­ta da políti­ca café-com-leite

Dia Mundi­al de Com­bate à Hepatite — data insti­tuí­da pela Orga­ni­za­ção Mundi­al de Saúde. O mês de jul­ho é o Jul­ho Amare­lo

Dia do Agricul­tor — a data foi cri­a­da em 1966 — em razão do cen­tenário da fun­dação do Min­istério da Agri­cul­tura — pelo então pres­i­dente da Repúbli­ca, Jusceli­no Kubitschek

Dia da adesão do esta­do do Maran­hão à Inde­pendên­cia do Brasil — Feri­ado estad­ual

Fun­dação da Sociedade Man­u­mis­so­ra Maran­hense Vinte e Oito de jul­ho (155 anos) — enti­dade que estim­u­lou, como práti­ca de benevolên­cia social entre mem­bros da colô­nia, o paga­men­to de alfor­ria, espe­cial­mente de meni­nas menores de idade, con­tribuin­do para o movi­men­to abo­l­i­cionista no país

29

Morte do come­di­ante flu­mi­nense Antônio Car­los Bernardes Gomes, o Mus­sum (30 anos)

Morte do sociól­o­go e filó­so­fo alemão Her­bert Mar­cuse (45 anos)

30

Morte do humorista flu­mi­nense Faus­to Fan­ti (10 anos)

Dia Inter­na­cional da Amizade — em 27 de abril de 2011, a Assem­bleia Ger­al das Nações Unidas resolveu con­vi­dar todos os país­es mem­bros a cel­e­brarem o Dia Inter­na­cional da Amizade.

Dia Mundi­al de Enfrenta­men­to ao Trá­fi­co de pes­soas — insti­tuí­do pela ONU

31

Morte do filó­so­fo e escritor francês Denis Diderot (240 anos) — notáv­el durante o Ilu­min­is­mo, é con­heci­do por ter sido o co-fun­dador, edi­tor chefe e con­tribuidor da “Ency­clopédie”, jun­to com Jean le Rond d’Alembert

Nasci­men­to do escritor ital­iano Pri­mo Levi (105 anos)

Morte do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry (80 anos) — autor do livro “O Pequeno Príncipe”

Nasci­men­to do com­pos­i­tor e bater­ista capix­a­ba Mirabeau Pin­heiro (100 anos)

Inau­gu­ração do Farol da Ilha Rasa, no Rio de Janeiro (195 anos) — o apar­el­ho, cuja con­strução foi deter­mi­na­da por Dom João VI, foi o primeiro do seu gênero a ser insta­l­a­do no Brasil. Encomen­da­do na França, de onde veio ain­da um mecâni­co, espe­cial­mente des­ig­na­do para acom­pan­har os serviços de mon­tagem

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Convívio com animais traz benefícios à saúde física e mental do tutor

Repro­dução: © Fabio Rodrigues-Pozze­bom/ Agên­cia Brasil Estudo aponta que quem tem pet tem menos probabilidade …