...
quinta-feira ,10 julho 2025
Home / Efemérides, Meios de comunicação / Hoje é Dia: namorados, meio ambiente e trabalho infantil são destaques

Hoje é Dia: namorados, meio ambiente e trabalho infantil são destaques

Confira as principais datas da semana entre 8 e 14 de junho.

Ril­ton Pimentel — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 08/06/2025 — 07:00
Brasília
Dia dos Namorados
Repro­dução: © Imagem da inter­net

Esta sem­ana traz mobi­liza­ções impor­tantes nas áreas de dire­itos humanos, preser­vação do meio ambi­ente e saúde. E tam­bém comem­o­rações muito tradi­cionais. Vamos começar com a data mais famosa do perío­do: o Dia dos Namora­dos, comem­o­ra­do em 12 de jun­ho. A data cel­e­bra o amor, o com­pan­heiris­mo e movi­men­ta a econo­mia com os pre­sentes e pro­gra­mas român­ti­cos. Só no ano pas­sa­do, o Dia dos Namora­dos movi­men­tou cer­ca de R$ 2,6 bil­hões, como desta­ca esta reportagem da Radioagên­cia Nacional. Mas, falan­do de roman­tismo, as novas tec­nolo­gias — como os aplica­tivos de namoro e as redes soci­ais — têm aju­da­do cada vez mais pes­soas a achar seu par, como desta­ca esta reportagem de 2022 da Agên­cia Brasil. A Rádio Nacional abor­dou o tema, expli­can­do o que acon­tece no nos­so cére­bro quan­do esta­mos apaixon­a­dos, nes­ta edição do Tarde Nacional, de 2022. E o Repórter Brasil, da TV Brasil, falou sobre os desafios de quem começou um namoro nos tem­pos da pan­demia de covid 19, em reportagem de 2021.

Dia dos Namora­dos não foi fix­a­do em 12 de jun­ho à toa. Tam­bém é uma for­ma de hom­e­nagear aque­le que é con­heci­do como o san­to casa­menteiro, pois 13 de jun­ho é o Dia de San­to Antônio. Esta edição de 2018 do História Hoje, da Rádio Nacional, expli­ca como o frade fran­cis­cano nasci­do no sécu­lo XII, em Por­tu­gal, se tornou o padroeiro dos matrimônios. A tradição de cel­e­brar San­to Antônio, por meio de ativi­dades reli­giosas e fes­tas jun­i­nas, foi o foco de edição do Tema Livre, da Rádio Nacional, em 2015; de reportagem da Radioagên­cia Nacional, em 2022; e de edição do Repórter Brasil Tarde, da TV Brasil, em 2022.

Direitos Humanos

Tam­bém em 12 de jun­ho temos o Dia Mundi­al Con­tra o Tra­bal­ho Infan­til, efeméride insti­tuí­da em 2002 pela Orga­ni­za­ção Inter­na­cional do Tra­bal­ho (OIT). A data ressalta que as ativi­dades lab­o­rais exer­ci­das por cri­anças e ado­les­centes prej­u­dicam seu desen­volvi­men­to ao não per­mi­tir que os menores ten­ham tem­po para brin­car ou estu­dar de for­ma ade­qua­da, e tam­bém expõem sua saúde e suas vidas a riscos, por con­ta de tra­bal­hos insalu­bres e pos­si­bil­i­dade de aci­dentes graves. No ano pas­sa­do, a OIT aler­tou que 160 mil­hões de cri­anças no mun­do todo tra­bal­havam, como mostra esta edição do Revista Brasil, da Rádio Nacional. No Brasil, quase 40% das cri­anças tra­bal­ham, como desta­cou esta reportagem da Radioagên­cia Nacional, veic­u­la­da em 2024. A boa notí­cia é que o tra­bal­ho infan­til diminuiu 14,6% no país, de 2022 para 2023, como mostrou esta reportagem da Agên­cia Brasil, tam­bém do ano pas­sa­do. A com­plex­i­dade do prob­le­ma e as difi­cul­dades para o seu enfrenta­men­to, que envolvem inclu­sive questões cul­tur­ais, foi abor­da­da no pro­gra­ma Diál­o­go Brasil, da TV Brasil, em 2017.

Meio ambiente

No dia 8 de jun­ho é comem­o­ra­do o Dia Mundi­al dos Oceanos. A data foi esta­b­ele­ci­da durante a Con­fer­ên­cia das Nações Unidas sobre o Meio Ambi­ente real­iza­da no Rio de Janeiro em 1992, a “Eco92”, para enfa­ti­zar a importân­cia de pro­te­ger os oceanos do plan­e­ta. Os veícu­los da EBC se dedicam fre­quente­mente à pau­ta. Em 2023, o pro­gra­ma Tarde Nacional, da Rádio Nacional, falou sobre a importân­cia dos oceanos para reg­u­lar a tem­per­atu­ra da Ter­ra e pro­dução do ar que res­pi­ramos. Já esta reportagem da Agên­cia Brasil, pub­li­ca­da em 2024, trouxe o aler­ta de que as mudanças climáti­cas estão provo­can­do o aque­c­i­men­to, a acid­i­fi­cação e a que­da de oxigênio dos oceanos. A TV Brasil se dedi­cou ao tema nes­ta edição de 2021 do Repórter Brasil Tarde, e a Radioagên­cia Nacional nes­ta reportagem, veic­u­la­da em 2022.

Saúde 

Dia Mundi­al dos Alcoóli­cos Anôn­i­mos, fix­a­do em 10 de jun­ho, comem­o­ra a data de fun­dação do grupo de autoa­ju­da para pes­soas com dependên­cia de bebidas alcoóli­cas na cidade de Akron, nos Esta­dos Unidos, em 1935. O pro­gra­ma Tarde Nacional, da Rádio Nacional, dedi­cou uma edição em 2025 para explicar como é o tra­bal­ho dos mais de cin­co mil gru­pos de apoio espal­ha­dos pelo Brasil para aju­dar quem dese­ja se man­ter sóbrio. A Agên­cia Brasil tam­bém desta­cou o papel da orga­ni­za­ção em reportagem de 2023, bem como a TV Brasil, nes­ta edição de 2022 do Repórter Brasil Tarde, quan­do a irman­dade dos Alcóoli­cos Anôn­i­mos com­ple­tou 87 anos.

O dia 14 de jun­ho é o Dia Mundi­al do Doador de Sangue. Ape­sar da trans­fusão san­guínea ser indis­pen­sáv­el no trata­men­to de pes­soas grave­mente feri­das e para apoiar pro­ced­i­men­tos médi­cos e cirúr­gi­cos com­plex­os, prati­ca­mente todos os hemo­cen­tros do país sofrem com esto­ques insu­fi­cientes, sobre­tu­do nas épocas do ano em que as doações caem. A efeméride estim­u­la o ato de doar, que aju­da a sal­var muitas vidas, como foi desta­ca­do nes­ta reportagem da Agên­cia Brasil, pub­li­ca­da em 2020, nes­ta da Radioagên­cia Nacional (2024), no pro­gra­ma Revista Brasil, da Rádio Nacional (2021), e no Repórter Brasil Tarde, da TV Brasil (2023).

Preservação da memória 

Dia Inter­na­cional dos Arquiv­os é comem­o­ra­do em 9 de jun­ho. A efeméride foi cri­a­da pelo Con­sel­ho Inter­na­cional dos Arquiv­os (CIA), lig­a­do à Orga­ni­za­ção das Nações Unidas para a Edu­cação, a Ciên­cia e a Cul­tura (Unesco), para mar­car a importân­cia dess­es órgãos para a efi­ciên­cia das orga­ni­za­ções, preser­vação da história e garan­tia de dire­itos. Anual­mente, insti­tu­ições cul­tur­ais de todo o país real­izam ativi­dades para cel­e­brar a data, como mostra essa reportagem da Agên­cia Brasil de 2017.

Esporte 

Há 15 anos, no dia 11 de jun­ho de 2010, começa­va na África do Sul a primeira Copa do Mun­do FIFA em con­ti­nente africano. O país não tin­ha tradição no esporte e, até então, havia par­tic­i­pa­do ape­nas dos mundi­ais de 2002, na Cor­eia do Sul e Japão, e de 2008, na França. Os desafios para sedi­ar um even­to dessa mag­ni­tude foram con­ta­dos nes­ta edição do História Hoje, da Rádio Nacional, em 2014. Havia mui­ta expec­ta­ti­va de que a Copa do Mun­do, com toda a vis­i­bil­i­dade iner­ente, incre­men­to da infraestru­tu­ra e movi­men­tação da econo­mia, aju­dasse no desen­volvi­men­to da África do Sul. Mas não foi bem o que acon­te­ceu, como desta­cou esta edição do pro­gra­ma Cotid­i­anos, exibido pela TV Brasil em 2013, e esta reportagem da Agên­cia Brasil, pub­li­ca­da em 2014.

Aniversariantes da semana

Neste ano, cel­e­bramos o cen­tenário do escritor paranaense Dal­ton Tre­visan, que nasceu no dia 14 de jun­ho de 1925. Autor de mais de 50 livros, vence­dor dos prêmios literários Jabu­ti e Camões (este últi­mo o mais impor­tante da lín­gua por­tugue­sa), Dal­ton era aves­so aos holo­fotes e não dava entre­vis­tas des­de os anos 1970. Tan­to que rece­beu a alcun­ha de “Vam­piro de Curiti­ba”, títu­lo de um dos seus mais famosos livros. A cap­i­tal paranaense, sua cidade natal, teve suas ruas e bair­ros eterniza­dos em seus diver­sos con­tos. Fal­tou pouco para Dal­ton Tre­visan comem­o­rar o cen­tenário. O escritor fale­ceu no ano pas­sa­do, aos 99 anos, e seu óbito foi destaque em reporta­gens da Agên­cia Brasil, da Radioagên­cia Nacional e do Repórter Brasil Tarde, da TV Brasil. Ele tam­bém foi hom­e­nagea­do pelo pro­gra­ma Ante­na MEC, da Rádio MEC, em edição de 2019.

Tam­bém presta­mos aqui uma hom­e­nagem à escrito­ra, poet­i­sa, dire­to­ra de teatro, tradu­to­ra, desen­hista, car­tunista e jor­nal­ista Patrí­cia Rehder Galvão, mais con­heci­da como Pagu. Ela nasceu no dia 9 de jun­ho de 1910. Há 115 anos, por­tan­to. Ape­sar de não ter par­tic­i­pa­do dire­ta­mente da Sem­ana de Arte Mod­er­na de 1922, ela é con­sid­er­a­da musa do mod­ernismo pela prox­im­i­dade com o casal Oswald de Andrade e Tar­si­la do Ama­r­al, que a apre­sen­taram ao movi­men­to. Fem­i­nista e avança­da para os padrões da época, Pagu atu­ou con­tra o fas­cis­mo e foi a primeira pre­sa políti­ca do país. Sofreu 23 detenções ao lon­go da vida. A primeira foi em 1931, quan­do par­ticipou da orga­ni­za­ção de uma greve de esti­vadores em San­tos e foi pre­sa pela polí­cia de Getúlio Var­gas. Sua vida e obra foram tema des­ta edição do História Hoje, da Rádio Nacional, de 2017, e des­ta do Ante­na MEC, da Rádio MEC, em 2021. Pagu foi nova­mente lem­bra­da em 2023, quan­do foi hom­e­nagea­da na Fes­ta Literária de Paraty, como noti­ciou a Radioagên­cia Nacional. No mes­mo ano tam­bém foi lança­do livro com man­u­scritos inédi­tos seus, como desta­cou a Agên­cia Brasil.

Fechamos a lista de aniver­sari­ante da sem­ana com a atriz, can­to­ra, apre­sen­ta­do­ra e pro­du­to­ra paranaense nat­u­ral­iza­da estadunidense Sônia Bra­ga, que com­ple­ta 75 anos no dia 8 de jun­ho. Ela é eter­na­mente lem­bra­da por suas inter­pre­tações de per­son­agens da lit­er­atu­ra de Jorge Ama­do, como “Gabriela” (1975 e 1983), “Dona Flor e seus dois mari­dos” (1976) e “Tieta do agreste” (1996). Quan­do decid­iu bus­car novos ares no mer­ca­do cin­e­matográ­fi­co norte-amer­i­cano, a atriz gan­hou noto­riedade de públi­co e críti­ca com suas atu­ações nos filmes “O Bei­jo da Mul­her Aran­ha” (1985) e “Luar sobe Parador” (1988). O pro­gra­ma Rádio Sociedade, da Rádio Nacional, prestou hom­e­nagem a Sônia Bra­ga em duas ocasiões. Nes­ta edição, de 2020, anal­isou sua car­reira.  E nes­ta out­ra, de 2023, veicu­lou uma mem­o­ráv­el entre­vista com a atriz, fei­ta em 1981.

Confira a relação completa de datas do Hoje é Dia de 8 a 14 de Junho de 2025.

Jun­ho de 2025
8

Nasci­men­to do ator, can­tor, com­pos­i­tor e mul­ti-instru­men­tista flu­mi­nense Jorge Mário da Sil­va, o Seu Jorge (55 anos)

Nasci­men­to da atriz, can­to­ra, apre­sen­ta­do­ra, e pro­du­to­ra paranaense nat­u­ral­iza­da estadunidense Sônia Bra­ga (75 anos)

Dia Mundi­al dos Oceanos. A comem­o­ração foi esta­b­ele­ci­da em 1992 durante a “Eco92” ou “Cimeira da Ter­ra” ou “Con­fer­ên­cia do Rio” sobre Meio Ambi­ente, com o fim de enfa­ti­zar a importân­cia de todos os pro­du­tos forneci­dos pelo Oceano Atlân­ti­co, Oceano Pací­fi­co, Oceano Antár­ti­co, Oceano Índi­co e Oceano Árti­co

9

Nasci­men­to da escrito­ra, poeta, dire­to­ra de teatro, tradu­to­ra, desen­hista, car­tunista, jor­nal­ista e mil­i­tante políti­ca paulista Patrí­cia Galvão, a Pagu (115 anos)

Dia Nacional de Anchi­eta. Con­forme o decre­to nº 55.588, de 18 de janeiro de 1965, e a Lei nº 5.196, de 24 de dezem­bro de 1966, a data dev­erá ser cel­e­bra­da nas esco­las primárias e médias do Brasil com palestras alu­si­vas à vida e à obra do Padre José de Anchi­eta

Dia Inter­na­cional dos Arquiv­os. Comem­o­ra­do para mar­car a data da cri­ação do Con­sel­ho Inter­na­cional dos Arquiv­os, que foi insti­tuí­do pela Unesco em 9 de jun­ho de 1948, quan­do se aprovei­ta a data da cel­e­bração para pro­mover o val­or das insti­tu­ições de arquiv­os no serviço da pesquisa, da cul­tura, da memória e da transparên­cia

10

Morte do poeta por­tuguês Luís de Camões (445 anos)

Morte do nadador, ator, can­tor, músi­co, com­pos­i­tor e empresário flu­mi­nense Rômu­lo Arantes (25 anos)

Nasci­men­to do com­pos­i­tor e vio­lonista flu­mi­nense Car­los Alth­i­er de Sousa Lemos Esco­bar, o Guin­ga (75 anos)

Dia Mundi­al dos Alcoóli­cos Anôn­i­mos, comem­o­ra­do para mar­car aque­la que é tradi­cional­mente tida como a data da fun­dação do grupo de autoa­ju­da de home­ns e mul­heres que par­til­ham entre si sua dependên­cia das bebidas alcoóli­cas, ocor­ri­da na cidade estadunidense de Akron, em 10 de jun­ho de 1935

Dia de Por­tu­gal, de Camões e das Comu­nidades Por­tugue­sas. A data tam­bém relem­bra a morte de Camões, em 10 de Jun­ho de 1580

11

Nasci­men­to do ofi­cial da mar­in­ha france­sa, doc­u­men­tarista, cineas­ta, oceanó­grafo e inven­tor francês Jacques-Yves Cousteau (115 anos), mundial­mente con­heci­do por suas via­gens de pesquisa a bor­do do bar­co Calyp­so

Começa na África do Sul a primeira Copa do Mun­do FIFA no con­ti­nente africano (15 anos)

Batal­ha Naval do Riachue­lo é trava­da no ria­cho Riachue­lo, na Argenti­na, entre a Mar­in­ha do Paraguai e a Mar­in­ha do Brasil (160 anos). A vitória brasileira foi cru­cial para o suces­so pos­te­ri­or da Trí­plice Aliança (Brasil, Uruguai e Argenti­na) na Guer­ra do Paraguai

83 espec­ta­dores mor­rem e pelo menos 100 ficam feri­dos depois que um Austin-Healey e um Mer­cedes-Benz col­i­dem na pro­va das 24 Horas de Le Mans, o mais mortífero aci­dente do auto­mo­bil­is­mo (70 anos)

O tenista brasileiro Gus­ta­vo Kuerten tor­na-se bicam­peão do torneio de Roland Gar­ros (25 anos)

Dia da Mar­in­ha do Brasil

12

Morte do com­pos­i­tor mineiro Fer­nan­do Brant (10 anos)

Morte do com­pos­i­tor e letrista cearense José de Sá Roris (50 anos)

O ônibus da lin­ha 174 é sequestra­do por San­dro Bar­bosa do Nasci­men­to, que man­teve por qua­tro horas dez reféns, no bair­ro do Jardim Botâni­co, no Rio de Janeiro (25 anos)

Dia Mundi­al Con­tra o Tra­bal­ho Infan­til, insti­tuí­do em 2002 pela Orga­ni­za­ção Inter­na­cional do Tra­bal­ho

Dia dos Namora­dos. A data é uma comem­o­ração extrao­fi­cial do Brasil des­de 1948, e surgiu a par­tir de uma cam­pan­ha pub­lic­itária encomen­da­da pela extin­ta rede de Lojas de Depar­ta­men­tos “Exposição Clip­per”, de São Paulo

13

Morte do instru­men­tista, vio­lonista e cavaquista capix­a­ba José Paulo Miran­da, o Mestre Zé Paulo (20 anos)

Dia de San­to Antônio

14

Morte do sociól­o­go e econ­o­mista alemão Max Weber (105 anos)

Nasci­men­to do escritor paranaense Dal­ton Tre­visan (100 anos)

Seque­stro do voo 847 da TWA, que ia de Ate­nas para Roma, asso­ci­a­do ao grupo Hezbol­lah (40 anos)

Assalto ocor­ri­do con­tra o trem de paga­men­tos da Estra­da de Fer­ro Cen­tral do Brasil, nas prox­im­i­dades da Estação Japeri-RJ (65 anos). O fato inspirou o filme “O Assalto ao Trem Pagador” (1962), dirigi­do por Rober­to Farias

Dia Mundi­al do Doador de Sangue

*As datas são sele­cionadas pela equipe de pesquisadores do Pro­je­to Efemérides, da Gerên­cia de Acer­vo da Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC), que traz temas rela­ciona­dos à cul­tura, história, ciên­cia e per­son­al­i­dades, sem­pre ressaltan­do mar­cos nacionais e region­ais. A Gerên­cia de Acer­vo tam­bém atende aos pedi­dos de pesquisa do públi­co exter­no. Bas­ta enviar um e‑mail para [email protected].

 

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Enem 2025: Inep publica resultados de recursos de atendimento especial

Consulta deve ser feita na Página do Participante do exame Daniel­la Almei­da — Repórter da …