...
terça-feira ,28 novembro 2023
Home / Noticias / Hoje é Dia: Prevenção ao Suicídio e Democracia são destaques da semana

Hoje é Dia: Prevenção ao Suicídio e Democracia são destaques da semana

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Confira as principais datas da semana entre 10 e 16/09 no Hoje é Dia


Pub­li­ca­do em 10/09/2023 — 07:15 Por Pollyane Mar­ques — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

Neste mês mar­ca­do pelas ações do Setem­bro Amare­lo, o dia 10 é o Dia Mundi­al de Pre­venção ao Suicí­dio. A data foi defini­da pela Asso­ci­ação Inter­na­cional para a Pre­venção do Suicí­dio (IASP) e é endos­sa­da pela Orga­ni­za­ção Mundi­al da Saúde (OMS). O momen­to é um con­vite a um com­pro­mis­so glob­al para se refle­tir sobre o tema sem pre­con­ceitos e tabus, focan­do na neces­si­dade de uma ação cole­ti­va para se dar mais vis­i­bil­i­dade à saúde men­tal. Sobre o tema o Radio­jor­nal­is­mo da EBC pro­duz­iu este ano a série Jovens e saúde men­tal.

E a Radioagên­cia Nacional abor­da, na segun­da tem­po­ra­da do pod­cast Histórias Raras, a jor­na­da de pes­soas que tiver­am diag­nós­ti­cos de neu­ro­di­vergên­cias já na fase adul­ta. Ouça e sai­ba como o diag­nós­ti­co impactou suas vidas.

O Anuário Brasileiro de Segu­rança Públi­ca, do Fórum Brasileiro de Segu­rança Públi­ca, apon­ta que o número de suicí­dios cresceu 11,8% em 2022 na com­para­ção com 2021. De acor­do com espe­cial­is­tas, é pre­ciso que­brar o silên­cio sobre o tema e acol­her quem demon­stre o dese­jo de tirar a própria vida. Vale sem­pre lem­brar tam­bém que exis­tem alguns canais aptos para acol­her e ori­en­tar quem pen­sa em suicí­dio como o Cen­tro de Val­oriza­ção da Vida, o Mapa da Saúde Men­tal e o Pode Falar (espe­cial­iza­do no acol­hi­men­to de cri­anças e ado­les­centes). Em 2020, o pro­gra­ma Revista Brasil ouviu o jor­nal­ista Mario Nel­son Duarte sobre a neces­si­dade de obser­var os sinais, você pode ouvir essa con­ver­sa cli­can­do aqui ou no play­er abaixo:

Um assun­to que atinge dire­ta­mente a saúde men­tal é a gord­o­fo­bia (o pre­con­ceito e a pri­vação de dire­itos às pes­soas gor­das). Por isso, tam­bém é cel­e­bra­do no dia 10 de setem­bro o Dia de Luta Con­tra a Gord­o­fo­bia ou Dia de Vis­i­bil­i­dade à Luta Antig­ord­o­fo­bia. A data é uma con­quista do movi­men­to de luta pelos dire­itos das pes­soas gor­das, que con­seguiu der­rubar o infame Dia do Gor­do (geral­mente usa­do para ridic­u­larizar essas pes­soas) e cri­ar uma data propos­i­ti­va. A data visa debater a luta pelo respeito, pela despa­tol­o­giza­ção do cor­po gor­do, o aces­so à edu­cação, à ativi­dade físi­ca, ao mer­ca­do de tra­bal­ho e, claro, à saúde.

Em janeiro desse ano, um jovem de 25 anos mor­reu na por­ta de um hos­pi­tal por não ter uma maca apro­pri­a­da para o taman­ho de seu cor­po. A fal­ta de preparo do sis­tema de saúde, de um país que tem 56% de sua pop­u­lação gor­da, foi um dos destaques do episó­dio “Teu lugar me cabe?” do pro­gra­ma Cam­in­hos da Reportagem da TV Brasil. Assista abaixo:

No ter­ceiro sába­do de setem­bro, que neste ano será dia 16, cel­e­bramos o Dia Mundi­al do Doador de Medu­la Óssea. A Agên­cia Brasil já expli­cou como fun­ciona a doação de medu­la óssea, um pro­ced­i­men­to sim­ples, indo­lor e que pode aju­dar no trata­men­to de mais de 80 doenças.

Democracia

Democ­ra­cia foi uma das palavras mais comen­tadas no Brasil de 2023, prin­ci­pal­mente após os ataques às sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro. Por isso, nesse 15 de setem­bro, Dia Inter­na­cional da Democ­ra­cia, vale lem­brar os obje­tivos que a Orga­ni­za­ção das Nações Unidas (ONU) teve ao cri­ar a data em 2007: pro­mover a democ­ra­ti­za­ção, o desen­volvi­men­to e o respeito pelos dire­itos humanos e liber­dades fun­da­men­tais em todo o mun­do. O episó­dio “a Democ­ra­cia de pé”, do Cam­in­hos da Reportagem, traz reflexões para essa data.

Con­fi­ra tam­bém: Não Se Engane, quadro da Radioagên­cia Nacional que des­mente fakes

 

Meio ambiente

Em 11 de setem­bro cel­e­bramos o Dia Nacional do Cer­ra­do. É impor­tante destacar que o des­mata­men­to no bio­ma vem crescen­do e baten­do recordes. Entre agos­to de 2022 e jul­ho deste ano, mais de 6.359 quilômet­ros quadra­dos foram des­mata­dos no bio­ma, a maior parte deles na região do Matopi­ba, que abrange Maran­hão, Tocan­tins, Piauí e Bahia. Só em jul­ho deste ano, foram des­mata­dos 612 km² no Cer­ra­do, um aumen­to de 26% em com­para­ção a jul­ho de 2022. E isso afe­ta sev­era­mente todo o país, já que o bio­ma é con­sid­er­a­do a “grande caixa d’água do Brasil”. Em 2020 a Agên­cia Brasil fez uma série de reporta­gens expli­can­do a importân­cia da pro­teção dessa área. O assun­to tam­bém foi destaque dos episó­dios “Cafu­ringa – a últi­ma fron­teira verde do DF” e “Um gole de Cer­ra­do” do Cam­in­hos da Reportagem:


Ain­da na área de meio ambi­ente, o dia 16 é o Dia Inter­na­cional para a Preser­vação da Cama­da de Ozônio. Essa cama­da fil­tra os raios ultra­vi­o­le­ta do Sol, e nos pro­tege dos raios que causam câncer de pele, afe­tam o sis­tema imunológi­co e provo­cam efeitos neg­a­tivos tam­bém na visão. No meio ambi­ente, os raios ultra­vi­o­le­ta atingem dire­ta­mente a cadeia ali­men­tar mar­in­ha, com a alter­ação do plânc­ton. No ano pas­sa­do, a Rádio Nacional do Alto Solimões rece­beu o pro­fes­sor Rony Igle­cio Leite de Andrade, que atua na área de geo­ciên­cias, car­tografia, geo­proces­sa­men­to e sis­temas de infor­mação geográ­fi­ca, para falar do impacto da degradação da cama­da de ozônio e o que podemos faz­er para pre­servá-la.

Arte e cultura

A cachaça é uma bebi­da brasileirís­si­ma e bateu recorde de expor­tação em 2022. Mas nem sem­pre a cachaça teve todo esse recon­hec­i­men­to. Inven­ta­da pelos negros escrav­iza­dos, em mea­d­os do sécu­lo XVI, a cachaça foi con­sid­er­a­da por muito tem­po uma bebi­da sem sta­tus, con­sum­i­da por pobres. A sua pro­dução foi até proibi­da no sécu­lo XVII. Mas em 13 de setem­bro de 1661, após uma revol­ta dos pro­du­tores da bebi­da con­tra a coroa por­tugue­sa, a pro­dução e a com­er­cial­iza­ção da cachaça foi lib­er­a­da no Brasil. Por isso, todo dia 13 de setem­bro se cel­e­bra o Dia Nacional da Cachaça. O cam­in­ho da proibição ao domínio de mer­ca­do da bebi­da foi per­cor­ri­do pela Agên­cia Brasil em reportagem de 2020.

Nesse 14 de setem­bro, Arlin­do Cruz, com­pos­i­tor e can­tor de sam­ba, com­ple­ta 65 anos. Atual­mente o músi­co está fora dos holo­fotes, se recu­peran­do de um AVC que sofreu em março de 2017. Um dos maiores nomes do sam­ba car­i­o­ca, fez parce­rias com Zeca Pagod­in­ho, Som­brin­ha, Beth Car­val­ho, Almir Guine­to entre out­ros bam­bas. O Sam­ba da Gam­boa já passeou pela obra de Arlin­do, e fez uma bela hom­e­nagem ao artista.

Tam­bém em 14 de setem­bro é cel­e­bra­do o Dia Nacional do Fre­vo, rit­mo que foi declar­a­do em 2012 um Patrimônio Cul­tur­al Ima­te­r­i­al da Humanidade da Orga­ni­za­ção das Nações Unidas para a Edu­cação, Ciên­cia e Cul­tura (Unesco). Em Per­nam­bu­co a dança tam­bém é cel­e­bra­da no dia 9 de fevereiro, primeira vez que o ter­mo fre­vo foi nom­i­na­da em uma pub­li­cação de jor­nal. Con­tro­vér­sias de datas a parte, o que impor­ta é cel­e­brar o rit­mo que colo­ca “pra fer­v­er”. Mae­stro Spok, instru­men­tista, arran­jador e dire­tor da Spok­Fre­vo Orques­tra, cele­brou essa man­i­fes­tação cul­tur­al na Rádio Nacional em 2022, ouça:

E, ain­da, no dia 14 o com­pos­i­tor, can­tor, instru­men­tista e arran­jador, Mar­cos Kosten­bad­er Valle, o Mar­cos Valle, faz aniver­sário. Nasci­do em 1943 no Rio de Janeiro, o artista tem uma tra­jetória mar­ca­da por canções como “Eu Pre­ciso Apren­der a ser Só”, “Bye, Bye Tris­teza”, “Sam­ba de verão”, “Estre­lar”, “Black is Beau­ti­ful”, entre tan­tas out­ras. E já que o pas­sa­do é mar­ca­do por suces­sos, o É Tudo Brasil rece­beu Mar­cos Valle em março deste ano.

Confira a lista semanal do Hoje é Dia com datas, fatos históricos e feriados:

Setem­bro de 2023
10

Nasci­men­to da atriz e dublado­ra paulista Sel­ma Lopes (95 anos)

Morte do cineas­ta flu­mi­nense Joaquim Pedro de Andrade (35 anos)

Lança­men­to do jor­nal “Gaze­ta do Rio de Janeiro” (215 anos) — a primeira pub­li­cação impres­sa no Brasil, nas máquinas da Impren­sa Régia, no Rio de Janeiro

Primeira apre­sen­tação da ópera “Bene­vu­to Celli­ni”, de Hec­tor Berlioz, em Paris (185 anos)

Dia Mundi­al de Pre­venção ao Suicí­dio — comem­o­ração por ini­cia­ti­va da Asso­ci­ação Inter­na­cional para a Pre­venção do Suicí­dio em parce­ria com a Orga­ni­za­ção Mundi­al da Saúde, que con­ta com o apoio de orga­ni­za­ções de pre­venção ao com­por­ta­men­to sui­ci­da em todo o mun­do

11

Morte do médi­co, políti­co e ex-pres­i­dente chileno Sal­vador Allende (50 anos)

Golpe de Esta­do no Chile (50 anos)

Dia Nacional do Cer­ra­do

12

Morte do can­tor e com­pos­i­tor estadunidense John­ny Cash (20 anos) — con­sid­er­a­do um dos músi­cos mais influ­entes do sécu­lo XX e o “rei da músi­ca coun­try”

Nasci­men­to do jor­nal­ista e escritor gaú­cho Caio Fer­nan­do Abreu (75 anos)

Dia Inter­na­cional da Comem­o­ração Sul-Sul — data recon­heci­da pela ONU

Inau­gu­ração da Rádio Nacional do Rio de Janeiro (87 anos)

13

Nasci­men­to do ator, dire­tor e his­to­ri­ador paulista Luiz Bac­cel­li (80 anos)

Nasci­men­to da escrito­ra paulista Eugê­nia Sereno (110 anos)

Morte do jor­nal­ista e escritor per­nam­bu­cano Aus­tregési­lo de Athayde (30 anos)

Morte do humorista, can­tor e com­pos­i­tor mineiro João Fer­reira de Melo, o Barn­abé (55 anos)

Cri­ação do Ter­ritório Fed­er­al do Rio Bran­co (80 anos) — em 1962 seu nome mudou para Ter­ritório Fed­er­al de Roraima e, pos­te­ri­or­mente, foi ele­va­do a esta­do pela Con­sti­tu­ição Fed­er­al de 1988

Dia Nacional de Luta dos Aci­den­ta­dos por Fontes Radioa­t­i­vas — comem­o­ração insti­tuí­da pela Lei Nº 12.646 de 16 de maio de 2012; tem por fim mar­car a data do iní­cio do aci­dente radi­ológi­co de Goiâ­nia ocor­ri­do a par­tir de 13 de setem­bro de 1987

14

Nasci­men­to do can­tor e com­pos­i­tor flu­mi­nense Mar­cos Valle (80 anos)

Nasci­men­to da can­to­ra e com­pos­i­to­ra britâni­ca Amy Wine­house (40 anos)

Nasci­men­to do his­to­ri­ador paulista Edgard Carone (100 anos)

Nasci­men­to do músi­co flu­mi­nense, com­pos­i­tor e can­tor de sam­ba e pagode Arlin­do Cruz (65 anos)

Iní­cio da cir­cu­lação, no Rio de Janeiro, do jor­nal “O Homem de cor” (190 anos) — primeiro per­iódi­co brasileiro a tratar dos prob­le­mas da pop­u­lação negra

Entra no ar o pro­gra­ma Viva Maria, pela Rádio Nacional de Brasília e Rádio Nacional da Amazô­nia (42 anos)

15

Nasci­men­to da escrito­ra e tradu­to­ra gaúcha Lya Luft (85 anos)

Nasci­men­to do escritor, teól­o­go, psi­canal­ista e edu­cador mineiro Rubem Alves (90 anos)

Primeira apre­sen­tação da ópera “Joana de Flan­dres”, de Car­los Gomes, no Teatro Munic­i­pal do Rio de Janeiro (160 anos)

Dia Inter­na­cional da Democ­ra­cia — data recon­heci­da pela ONU

16

Dia Inter­na­cional para a Preser­vação da Cama­da de Ozônio — data recon­heci­da pela ONU

Edição: Edgard Mat­su­ki

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Federação dos bancos dá dicas de como evitar golpes na Black Friday

Repro­dução: © Paulo Pinto/Agência Brasil Quadrilhas aproveitam promoções para roubar dados pessoais Pub­li­ca­do em 23/11/2023 …