...
quinta-feira ,10 julho 2025
Home / Efemérides, Meios de comunicação / Hoje é Dia: programa Sem Censura e campanha Julho Amarelo em destaque

Hoje é Dia: programa Sem Censura e campanha Julho Amarelo em destaque

Confira as principais datas da semana entre 29 de junho e 5 de julho.

Ril­ton Pimentel – Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 29/06/2025 — 07:00
Brasília
Rio de Janeiro, (RJ), 24.01.2024 – Apresentadora do programa Sem Censura, Cissa Guimarães.. Foto: Tomaz Siva/Agência Brasil
Repro­dução: © Tomaz Siva/Agência Brasil

Começamos esta edição do Hoje é Dia com comem­o­ração na EBC. O pro­gra­ma Sem Cen­sura com­ple­ta 40 anos no dia 1º de jul­ho. A atração estre­ou em 1985, na anti­ga TVE do Rio de Janeiro, e depois foi incor­po­ra­da pela TV Brasil. Na época de sua estreia chega­va ao fim a ditadu­ra mil­i­tar no Brasil, e o pro­gra­ma aproveitou o iní­cio da rede­moc­ra­ti­za­ção para abor­dar os assun­tos mais rel­e­vantes para a sociedade, sem­pre com seu for­ma­to já con­sagra­do, com uma apre­sen­ta­do­ra, entre­vis­ta­dos de pres­ti­gio e par­tic­i­pação de debate­dores. Tudo ao vivo.

O Sem Cen­sura estre­ou sob o coman­do de Tetê Muniz. Em segui­da, por muitos anos teve o ros­to de Leda Nagle. Depois Vera Bar­roso e, a par­tir de 2024, é apre­sen­ta­do por Cis­sa Guimarães. Ao lon­go de seus 40 anos de existên­cia, o pro­gra­ma gan­hou prêmios como o “Mel­hores do Ano na Telin­ha 2024”, “Prêmio F5”, “Prêmio Área VIP Mel­hores da Mídia” e, este ano, o prêmio de Mel­hor Pro­gra­ma de Tele­visão pela Asso­ci­ação Paulista de Críti­cos de Arte (APCA), um dos mais tradi­cionais e respeita­dos do país. Esse recon­hec­i­men­to foi desta­ca­do nes­ta reportagem da Agên­cia Brasil e nes­ta da Radioagên­cia Nacional. Os 40 anos do pro­gra­ma foram destaque des­ta edição do Repórter Brasil, da TV Brasil.

Nes­ta sem­ana as fes­tivi­dades jun­i­nas se encer­ram, no dia 29 de jun­ho, com o Dia de São Pedro, hom­e­nagem ao primeiro após­to­lo de Jesus. Padroeiro dos pescadores, São Pedro foi tema des­ta edição do História Hoje, da Rádio Nacional, em 2014. A história do san­to foi con­ta­da tam­bém em edições do Repórter Brasil e do Repórter Maran­hão, jor­nais da TV Brasil, em 2016.

Direitos humanos

O Dia Nacional de Com­bate à Dis­crim­i­nação Racial é cel­e­bra­do em 3 de jul­ho. A data foi cri­a­da para relem­brar a aprovação da Lei n° 1.390, con­heci­da como Lei Afon­so Ari­nos, aprova­da pelo Con­gres­so em 1951. Esta reportagem do Repórter Brasil, da TV Brasil, veic­u­la­da em 2021, abor­dou esta que foi a primeira leg­is­lação cri­a­da para com­bat­er o racis­mo no país. Dados recentes do Min­istério da Igual­dade Racial mostram que 85% da pop­u­lação pre­ta ou par­da no Brasil afir­ma já ter sofri­do pre­con­ceito, como mostra esta reportagem da Agên­cia Brasil. O assun­to tam­bém foi tema de uma entre­vista no Tarde Nacional, da Rádio Nacional, em 2021.

Saúde 

No próx­i­mo dia 1º de jul­ho começa a cam­pan­ha Jul­ho Amare­lo, mês de luta con­tra as hepatites virais, doenças que podem evoluir para cir­rose hep­áti­ca e câncer de fíga­do. No Brasil, o Min­istério da Saúde esti­ma que um mil­hão de pes­soas ten­ha hepatite B e 520 mil brasileiros a hepatite C, os tipos mais comuns no país. Os sin­tomas, a importân­cia do diag­nós­ti­co e do trata­men­to ade­qua­do foram ampla­mente abor­da­dos pelos veícu­los da EBC, com nes­ta reportagem da Radioagên­cia Nacional, veic­u­la­da em 2021, pela Agên­cia Brasil (2023), a Agên­cia Gov (2024), o Tarde Nacional, da Rádio Nacional (2024), e nos jor­nais Brasil em Dia (2021) e Repórter Brasil Tarde (2022), da TV Brasil.


Há cin­co anos, no dia 3 de jul­ho de 2020, foi san­ciona­da a Lei nº 14.019, que tor­na­va obri­gatório o uso de más­caras em espaços públi­cos como for­ma de pre­venir o con­tá­gio pela covid-19, fato que foi noti­ci­a­do pela Agên­cia Brasil naque­le ano. Ape­sar da lei fed­er­al só vir em jul­ho, os gov­er­nos dos esta­dos já vin­ham adotan­do a medi­da em decre­tos e leis estad­u­ais, como mostra esta out­ra reportagem da Agên­cia.

Meio ambiente

As mudanças climáti­cas inten­si­ficaram as secas no Brasil e, com elas, os incên­dios flo­restais cresce­r­am de for­ma nun­ca antes vista. O aumen­to da dev­as­tação começou a ser sen­ti­do com mais força há cin­co anos. No dia 1º de jul­ho de 2020, o bal­anço das autori­dades ambi­en­tais já con­tabi­liza­va mais de 21 mil focos de fogo no Pan­tanal, que destruíram 30% do bio­ma, como noti­ciou a Agên­cia Brasil e a Radioagên­cia Nacional na época. Os esforços para com­bat­er os incên­dios – boa parte deles ini­ci­a­dos de for­ma crim­i­nosa – foram o tema de várias reporta­gens da TV Brasil, como esta do Repórter Brasil e esta do Brasil em Dia

Tecnologia

A inter­net móv­el 5G começou a ser tes­ta­da no Brasil no dia 1º de jul­ho de 2020. A Agên­cia Brasil deu destaque ao iní­cio do fun­ciona­men­to da nova tec­nolo­gia nes­ta reportagem, e expli­cou mais detal­hada­mente como ela fun­ciona neste out­ro tex­to. Pas­sa­dos cin­co anos, o 5G está disponív­el a usuários de mais de 800 municí­pios, incluin­do todas as cap­i­tais do país. A pre­visão do gov­er­no é de que 84% da pop­u­lação seja ben­e­fi­ci­a­da até 2030. Em 2024, o pod­cast Aju­dante Dig­i­tal, da Radi­ogên­cia Nacional, tirou as dúvi­das dos ouvintes sobre como aproveitar a tec­nolo­gia. E a for­ma como o 5G prom­ete rev­olu­cionar as nos­sas comu­ni­cações, inclu­sive na chama­da Inter­net das Coisas, foi abor­da­da nes­ta edição do pro­gra­ma Ciên­cia é Tudo, da TV Brasil, exibi­da em 2021.

Cultura 

San­ciona­da em 29 de jun­ho de 2020, a Lei Aldir Blanc (LAB) é uma das leg­is­lações mais impor­tantes da área cul­tur­al dos últi­mos anos. Cri­a­da para aju­dar o setor a super­ar os desafios impos­tos pela pan­demia de covid-19, a lei deter­mi­nou o repasse de R$ 3 bil­hões a esta­dos, municí­pios e o Dis­tri­to Fed­er­al, como expli­ca esta edição do jor­nal Brasil em Dia, da TV Brasil, de 2020, e esta reportagem da Agên­cia Gov, de 2023. Naque­le ano (2023), a LAB deu origem à Políti­ca Nacional Aldir Blanc, de caráter per­ma­nente, com inves­ti­men­to de R$ 15 bil­hões no setor cul­tur­al até 2027, como detal­ha esta reportagem da Radioagên­cia Nacional.

O Dia Nacional do Bum­ba-Meu-Boi é comem­o­ra­do no dia 30 de jun­ho, em hom­e­nagem à man­i­fes­tação pop­u­lar que se tornar­ia Patrimônio Cul­tur­al Ima­te­r­i­al da Humanidade, como mostra esta reportagem do Brasil em Dia, da TV Brasil, veic­u­la­da em 2019. O espetácu­lo, que mis­tu­ra dança, fol­clore, músi­ca, religião e teatro, tem em São Luís o seu maior pal­co. Esta reportagem da Agên­cia Brasil, pub­li­ca­da em 2024, mostra o pro­je­to que mapeou cer­ca de 100 gru­pos de bum­ba-meu-boi no esta­do do Maran­hão.

O Dia Mundi­al da Capoeira é comem­o­ra­do no dia 5 de jul­ho. A man­i­fes­tação, que mis­tu­ra luta, dança e movi­men­to de resistên­cia, se tornou um sím­bo­lo do Brasil no mun­do inteiro. Ela nasceu como uma for­ma de os negros escrav­iza­dos – vin­dos prin­ci­pal­mente de Ango­la – se defend­erem da vio­lên­cia dos sen­hores de engen­ho, como expli­ca esta reportagem do Repórter Brasil Tarde, de 2014, e esta edição do pro­gra­ma Expe­dições, de 2016, ambos da TV Brasil.

Confira a relação completa de datas do Hoje é Dia de 29 de Junho a 5 de Julho de 2025.

Jun­ho / Jul­ho de 2025
29

Morte do políti­co alagoano Flo­ri­ano Peixo­to (130 anos)

San­ciona­da a Lei Aldir Blanc (LAB), cri­a­da para aju­dar o setor cul­tur­al a super­ar os desafios impos­tos pela pan­demia de covid-19 (5 anos)

Dia de São Pedro

Insta­lação do Museu de Arte Sacra de São Paulo (55 anos)

30

Morte da pianista e com­pos­i­to­ra paulista Mag­dale­na Pesce Vitale, a Lina Pesce (30 anos)

Iní­cio da primeira viagem do Papa João Paulo II ao Brasil (45 anos)

Dia Nacional do Bum­ba meu Boi

Chega­da do Papa João Paulo II a Brasília (45 anos)

1

Inten­si­fi­cação dos incên­dios que destroem área do Pan­tanal (5 anos) — mais de 21 mil focos de fogo dev­as­taram quase um terço da área do bio­ma

Oper­ado­ras de tele­fo­nia celu­lar começam testes no Brasil da tec­nolo­gia de quin­ta ger­ação 5G (5 anos)

Primeiro recorde men­sal de mortes, por Covid-19, no Brasil (5 anos)

Jul­ho Amare­lo — Mês de luta con­tra as hepatites virais

Primeira greve nacional dos entre­gadores de aplica­tivos, movi­men­to se auto­de­nomi­nou “Breque dos Apps” (5 anos)

Nasci­men­to do poeta repen­tista per­nam­bu­cano Roga­ciano Leite (105 anos)

Morte do com­pos­i­tor e pianista francês Éric Alfred Leslie Satie, o Erik Satie (100 anos) — foi o pre­cur­sor de movi­men­tos artís­ti­cos como min­i­mal­is­mo, músi­ca repet­i­ti­va e teatro do absur­do

Nasci­men­to do vio­lonista e com­pos­i­tor flu­mi­nense Guil­herme Bauer (85 anos) — par­ticipou da Orques­tra Sin­fôni­ca Nacional da Rádio MEC

Morte do can­tor por­tuguês Alber­to For­tu­na Vieira de Azeve­do, o Albert­in­ho For­tu­na (30 anos) — estre­ou ain­da meni­no na Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Em 1940, ingres­sou na Rádio Nacional do Rio de Janeiro, emis­so­ra na qual inte­grou o “Trio Melo­dia”, for­ma­do para o lança­men­to do pro­gra­ma “Um mil­hão de melo­dias”, atuan­do ao lado de Nuno Roland e Paulo Tapa­jós

Morte do sam­bista e bicheiro flu­mi­nense Luiz­in­ho Dru­mond (5 anos) — pre­sid­iu a Liga Inde­pen­dente das Esco­las de Sam­ba do Rio de Janeiro e a esco­la de sam­ba Imper­a­triz Leopoldinense

Estreia do pro­gra­ma “Sem Cen­sura” na TVE Brasil, atu­al TV Brasil (40 anos)

2

Cri­ação do Insti­tu­to da Cri­ança do Hos­pi­tal das Clíni­cas da Fac­ul­dade de Med­i­c­i­na da Uni­ver­si­dade de São Paulo (ICr/HCFMUSP) (55 anos)

Con­gres­so Nacional ofi­cial­iza o adi­a­men­to das eleições munic­i­pais de 2020 em meio a pan­demia do novo coro­noavírus (5 anos)

Pub­li­cação da Lei nº 14.019, que deter­mi­nou o uso obri­gatório de más­caras em espaços públi­cos e pri­va­dos, como for­ma de com­bat­er a pan­demia de covid-19 (5 anos)

Desas­tre na mina de jade de Hpakant em Myan­mar (5 anos) — con­sid­er­a­do o aci­dente mais mor­tal da indus­tria do setor, pois um desliza­men­to de ter­ra matou pelo menos 172 pes­soas em um local de min­er­ação

3

San­ciona­da a Lei nº 14.019/2020, que tornou obri­gatório o uso de más­caras em espaços públi­cos (5 anos)

Morte do ator paulista Leonar­do Vil­lar (5 anos) — con­heci­do inter­na­cional­mente pelo filme “O Pagador de Promes­sas (1962)”

Dia Nacional de Com­bate à Dis­crim­i­nação Racial — cel­e­bra a aprovação da Lei n° 1.390, a Lei Afon­so Ari­nos, de 1951

4

Morte da primeira Miss Brasil e mod­e­lo baiana Martha Rocha (5 anos) — segun­do lugar do Miss Uni­ver­so, sendo que jor­nal­is­tas brasileiros se uni­ram na divul­gação da len­da que ela teria per­di­do porque tin­ha duas pole­gadas a mais nos quadris

Lança­men­to da obra clás­si­ca “Alice no país das mar­avil­has”, pelo britâni­co Charles Lutwidge Dodg­son, o Lewis Car­rol (160 anos)

Con­sagração, pelo Papa João Paulo II, da Cat­e­dral Basíli­ca San­tuário Nacional de Nos­sa Sen­ho­ra da Con­ceição Apare­ci­da, na cidade de Apare­ci­da (SP) (45 anos)

5

Morte do escritor e dra­matur­go paulista Antônio Bivar (5 anos) — gan­hador do Prêmio Molière de mel­hor autor com a peça “Abre a Janela”, “Deixa Entrar o Ar Puro” e “O Sol da Man­hã”

Dia Inter­na­cional das Coop­er­a­ti­vas — data recon­heci­da pela ONU, sem­pre ocorre no primeiro sába­do de jul­ho

Dia Mundi­al da Capoeira — comem­o­ração inter­na­cional, pre­vista no Arti­go 10 da Con­venção Inter­na­cional de Capoeira

*As datas são sele­cionadas pela equipe de pesquisadores do Pro­je­to Efemérides, da Gerên­cia de Acer­vo da Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC), que traz temas rela­ciona­dos à cul­tura, história, ciên­cia e per­son­al­i­dades, sem­pre ressaltan­do mar­cos nacionais e region­ais. A Gerên­cia de Acer­vo tam­bém atende aos pedi­dos de pesquisa do públi­co exter­no. Bas­ta enviar um e‑mail para [email protected].

 

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Enem 2025: Inep publica resultados de recursos de atendimento especial

Consulta deve ser feita na Página do Participante do exame Daniel­la Almei­da — Repórter da …