...
sexta-feira ,25 abril 2025
Home / Meios de comunicação / Hoje é Dia relembra o início da pandemia de covid e o fim da ditadura

Hoje é Dia relembra o início da pandemia de covid e o fim da ditadura

Confira os destaques da semana entre 9 e 15 de março

Ril­ton Pimentel — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 09/03/2025 — 07:00
Brasília
Repro­dução: Imagem de arqui­vo — Pop­u­lação usa más­caras no cen­tro do Rio durante pan­demia de covid-19. — Foto Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil

Começamos a sem­ana com uma data triste, mas que não pode ser esque­ci­da. Há cin­co anos, no dia 11 de março de 2020, a Orga­ni­za­ção Mundi­al da Saúde (OMS) declar­a­va a pan­demia de covid-19, doença cau­sa­da pelo novo coro­n­avírus. A crise mundi­al afe­tou prati­ca­mente todos os aspec­tos da vida cotid­i­ana, sobre­car­regan­do os sis­temas de saúde, prej­u­di­can­do a econo­mia, mudan­do as for­mas de com­por­ta­men­to social, de con­sumo, e até as relações de tra­bal­ho, já que o home office gan­hou espaço. A Agên­cia Brasil noti­ciou o começo da pan­demia nes­ta reportagem e fez o bal­anço da crise um ano depois, nes­ta out­ra matéria, quan­do a covid-19 já havia mata­do 2,6 mil­hões de pes­soas mun­do afo­ra. A Rádio Nacional noti­ciou o iní­cio da pan­demia nes­ta reportagem e o Repórter Brasil Noite, da TV Brasil, fez o anún­cio nes­ta edição

Ain­da falan­do sobre a pan­demia, no Brasil a covid-19 reg­istrou 39,1 mil­hões de casos e matou 714.736 pes­soas ness­es cin­co anos, segun­do o Min­istério da Saúde. O primeiro óbito acon­te­ceu no dia 12 de março de 2020. O fato foi reg­istra­do pela Agên­cia Brasil nes­ta reportagem, pela Rádio Nacional nes­ta aqui, e pela TV Brasil, nes­ta edição do jor­nal Hoje em Dia.

Con­tin­u­amos a falar sobre saúde. No dia 10 de março é cel­e­bra­do o Dia Mundi­al de Com­bate ao Seden­taris­mo. Ironi­ca­mente, a fal­ta de exer­cí­cios físi­cos já é con­sid­er­a­da uma pan­demia pela Orga­ni­za­ção Mundi­al da Saúde. Segun­do a OMS, de cada qua­tro adul­tos, um não prat­i­ca nen­hu­ma ativi­dade. O quadro pio­ra entre ado­les­centes: a cada grupo de cin­co, qua­tro são seden­tários. As con­se­quên­cias dessa ina­tivi­dade toda – sobrepe­so, doenças crôni­cas como hiperten­são, dia­betes e risco aumen­ta­do para infar­to – gan­haram destaque nes­ta reportagem de 2018 da Agên­cia Brasil. A importân­cia de se movi­men­tar foi expli­ca­da nes­ta edição do Tarde Nacional de 2023, da Rádio Nacional. E a TV Brasil deu o reca­do nes­ta reportagem de 2022.

Radiodifusão

Em sua mis­são de cri­ar e difundir con­teú­dos que con­tribuam para o desen­volvi­men­to da con­sciên­cia críti­ca das pes­soas, a Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC) con­ta com o Par­que do Rodeador, que com­ple­ta 51 anos no dia 11 de março. Tra­ta-se de um dos maiores com­plex­os de trans­mis­são radiofôni­ca do país e da Améri­ca Lati­na, local­iza­do na zona rur­al de Bra­zlân­dia, a 40 quilômet­ros de Brasília. O local abri­ga os trans­mis­sores em ondas cur­tas da Rádio Nacional da Amazô­nia, a úni­ca emis­so­ra do país que con­segue ter alcance nacional e até inter­na­cional. Os veícu­los da EBC pro­duzi­ram vários con­teú­dos espe­ci­ais por ocasião dos 50 anos do Par­que do Rodeador, em 2024, que podem ser con­feri­dos nos links abaixo.
Agên­cia Brasil (parte 1 / parte 2 / parte 3)
Rádio Nacional (série espe­cial)
Radioagên­cia Nacional
TV Brasil

Democracia 

Um dos perío­dos mais som­brios da história brasileira, a ditadu­ra mil­i­tar acabou há 40 anos. A data sim­bóli­ca que mar­ca o fim do regime é o dia 15 de março de 1985, quan­do João Figueire­do, o últi­mo pres­i­dente mil­i­tar, deixou o car­go. Des­de o golpe de esta­do de 1964, que der­rubou o então pres­i­dente João Goulart, foram 21 anos de autori­taris­mo e repressão, com a abolição dos dire­itos civis e políti­cos. A Comis­são Nacional da Ver­dade (CNV), cri­a­da em 2011 para inves­ti­gar as vio­lações de dire­itos humanos no perío­do, con­fir­mou em seu relatório final 434 mortes e desa­parec­i­men­tos de víti­mas da ditadu­ra. Em 2024, quan­do o golpe de 64 com­ple­tou 60 anos, a Agên­cia Brasil pub­li­cou reportagem sobre o tema, e a Radioagên­cia Nacional pub­li­cou o pod­cast Per­das e Danos, anal­isan­do as con­se­quên­cias da rup­tura do perío­do democráti­co. Já o Repórter Brasil, da TV Brasil, relem­brou o fim da ditadu­ra com a saí­da de Figueire­do, nes­ta reportagem de 2015.

Direitos Humanos 

Dia Inter­na­cional con­tra a Islam­o­fo­bia, cel­e­bra­do em 15 de março, é uma efeméride recente. A data foi fix­a­da em 2022 pela Orga­ni­za­ção das Nações Unidas (ONU) para estim­u­lar a tol­erân­cia, a paz e respeito aos dire­itos dos quase dois bil­hões de muçul­manos exis­tentes no mun­do. A ONU acres­cen­ta que a islam­o­fo­bia muitas vezes tem como maiores víti­mas as mul­heres mulçu­manas, o que acres­cen­ta o caráter de gênero à dis­crim­i­nação. O Brasil é um exem­p­lo desse quadro, como mostra esta reportagem da Agên­cia Brasil, de 2023. No mes­mo ano, pesquisadores da Uni­ver­si­dade de São Paulo lançaram a segun­da edição do Relatório de Islam­o­fo­bia no Brasil, que mostra que os casos aumen­taram após o ataque orga­ni­za­do con­tra Israel pelo grupo Hamas, em 7 de out­ubro daque­le ano. Veja nes­ta reportagem, tam­bém da Agên­cia Brasil.

Direitos do consumidor

Dia Mundi­al dos Dire­itos do Con­sum­i­dor é comem­o­ra­do em 15 de março. Foi nes­sa data, em 1983, que o então pres­i­dente amer­i­cano John Kennedy fez um famoso dis­cur­so salien­tan­do que todo con­sum­i­dor tem dire­ito à segu­rança, à infor­mação, à escol­ha e de ser ouvi­do. No Brasil, o Códi­go de Defe­sa do Con­sum­i­dor veio em setem­bro de 1990. Os avanços des­de a cri­ação da lei foram dis­cu­ti­dos nes­ta reportagem de 2015 da Agên­cia Brasil, e nes­ta edição de 2024 do Revista Brasil, da Rádio Nacional. Os dire­itos e deveres de quem con­some tam­bém foram debati­dos na TV Brasil, nes­ta edição do jor­nal Brasil em Dia.

Comunicação

O tele­fone faz 149 anos em 2025. A fer­ra­men­ta rev­olu­cionária começou per­mitin­do que duas pes­soas se comu­ni­cas­sem à dis­tân­cia, algo impen­sáv­el na época, o ano de 1876. Mas, com o avanço da tec­nolo­gia e a cri­ação dos smart­phones, se tornou algo que está pre­sente em quase todos os aspec­tos da nos­sa vida (inclu­sive onde não devia). Ao apar­el­ho tem um dia só dele: 10 de março é o Dia do Tele­fone. E sabia que Gra­ham Bell não é o inven­tor do apar­el­ho, com você sem­pre leu ou ouvir falar? O méri­to é do ital­iano Anto­nio Meuc­ci, que tra­bal­hou com ele nos Esta­dos Unidos e de quem Gra­ham roubou a ideia e com ela fez for­tu­na. Con­heça essa história nes­ta reportagem da Agên­cia Brasil, pub­li­ca­da em 2021.

Um pouco de história 

No dia 9 de março de 1500 o nave­g­ador por­tuguês Pedro Álvares Cabral ini­ciou a viagem que resul­tou na chega­da à cos­ta brasileira. Coman­dan­do uma arma­da de 13 navios e uma trip­u­lação de 1.500 home­ns, ele  zar­pou de Lis­boa com des­ti­no a Cali­cute, no sul da Índia. Há teo­rias de que ele desco­briu o Brasil “por aca­so” ao se desviar aci­den­tal­mente da rota. Mas his­to­ri­adores defen­d­em a ideia de que os por­tugue­ses já sabi­am que havia uma ter­ra a ser descober­ta na local­iza­ção onde se encon­tra nos­so país. A viagem de Cabral foi tema des­ta edição do pro­gra­ma História Hoje, da Rádio Nacional, veic­u­la­da em 2018.

Personagens ilustres

Vamos falar ago­ra sobre quem fale­ceu nes­ta sem­ana. No dia 11 de março de 1955 mor­reu Alexan­der Flem­ing, biól­o­go, botâni­co, médi­co, micro­biól­o­go e far­ma­col­o­gista britâni­co. Flem­ing criou a peni­cili­na, o mais famoso antibióti­co da história, em 1928. O medica­men­to é usa­do para várias enfer­mi­dades, mas rev­olu­cio­nou sobre­maneira o trata­men­to da sífil­is, doença sex­ual­mente trans­mis­sív­el que pode levar à morte. O História Hoje, da Rádio Nacional, falou sobre falec­i­men­to de Flem­ming em 2014.

Pas­san­do da med­i­c­i­na à músi­ca, o com­pos­i­tor e sax­o­fon­ista Char­lie Park­er mor­reu há 70 anos, no dia 12 de março, tam­bém no ano de 1955. Apel­i­da­do de “Pás­saro do Jazz”, o músi­co nasceu em Kansas City, nos Esta­dos Unidos. Aos 16 já toca­va profis­sion­al­mente e, com seu sax­o­fone, influ­en­ciou ger­ações, crian­do a téc­ni­ca con­heci­da como “bebop”. Mor­reu de for­ma pre­coce aos 34 anos, de infar­to ful­mi­nante, con­se­quên­cia de sua dependên­cia em heroí­na e álcool, além de maus hábitos ali­menta­res. Os veícu­los da EBC prestaram várias hom­e­na­gens ao tal­en­to de Char­lie Park­er, prin­ci­pal­mente por ocasião de seu cen­tenário. Foi o caso do Repórter Brasil, da TV Brasil, exibido em 2020, des­ta edição do Jazz Livre de 2021, e esta do Momen­to Três de 2018, ambos pro­gra­mas da Rádio Nacional.

Confira a relação completa de datas do Hoje é Dia de 9 a 15 de março de 2025

Março de 2025
9

Nasci­men­to do jor­nal­ista, ensaís­ta, críti­co literário, críti­co de arte, críti­co de músi­ca e his­to­ri­ador literário aus­tría­co nat­u­ral­iza­do brasileiro Otto Karpfen, o Otto Maria Carpeaux (125 anos) — polí­ma­ta, Carpeaux é famoso por sua “Mag­num Opus, A História da Lit­er­atu­ra Oci­den­tal”, uma das obras mais impor­tantes pub­li­cadas no Brasil no sécu­lo XX

Pedro Álvares Cabral ini­cia viagem que resul­tou na chega­da à cos­ta brasileira (525 anos)

Cri­ação da Área de Pro­teção Ambi­en­tal Nhamundá em Ama­zonas (35 anos)

10

Dia Inter­na­cional das Juízas

Dia Mundi­al de Com­bate ao Seden­taris­mo

Dia do Tele­fone

Morte do políti­co mineiro Gus­ta­vo Capane­ma Fil­ho (40 anos) — sua gestão enquan­to Min­istro da Edu­cação assi­nalou a cri­ação de dois órgãos de desta­ca­da atu­ação ao lon­go do Esta­do Novo: o Serviço do Patrimônio Históri­co e Artís­ti­co Nacional e o Insti­tu­to Nacional do Livro, fun­da­dos em novem­bro e dezem­bro de 1937, respec­ti­va­mente; o primeiro foi respon­sáv­el pelo tomba­men­to e preser­vação de cen­te­nas de mon­u­men­tos artís­ti­cos e históri­cos e pela cri­ação do Museu Impe­r­i­al, em Petrópo­lis (RJ), do Museu da Incon­fidên­cia, em Ouro Pre­to (MG), do Museu das Mis­sões, em São Miguel (RS) e do Museu do Ouro, em Sabará (MG); o Insti­tu­to Nacional do Livro foi respon­sáv­el pela cri­ação de mais de uma cen­te­na de bib­liote­cas públi­cas no inte­ri­or do país

Nasci­men­to do can­tor paulista Wan­der­ley Car­doso (80 anos)

Morte do escritor paraibano José Améri­co de Almei­da (45 anos)

Fun­dação do Cor­po de Bombeiros de São Paulo (145 anos)

11

Morte do biól­o­go, botâni­co, médi­co, micro­biól­o­go e far­ma­col­o­gista britâni­co Alexan­der Flem­ing (70 anos)

Morte do pianista e com­pos­i­tor flu­mi­nense Osval­do Car­doso de Mene­ses Fil­ho (90 anos)

A Orga­ni­za­ção Mundi­al de Saúde (OMS) declara pan­demia de Covid-19, doença cau­sa­da pelo novo coro­n­avírus (Sars-Cov­‑2) (05 anos)

Inau­gu­ração do Par­que do Rodeador (51 anos) — o local abri­ga um dos maiores com­plex­os de trans­mis­são radiofôni­ca do país, incluin­do os trans­mis­sores em ondas cur­tas (OC) da Rádio Nacional da Amazô­nia, a úni­ca emis­so­ra do país que con­segue ter alcance nacional e até inter­na­cional. A data será cel­e­bra­da com uma série de ativi­dades pro­movi­das pela Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC)

12

Dia do Bib­liotecário

Nasci­men­to do can­tor, com­pos­i­tor e músi­co gaú­cho Mateus Nunes, o Caco Vel­ho (105 anos)

Morte do com­pos­i­tor e sax­o­fon­ista de jazz estadunidense Char­lie Park­er (70 anos)

Fun­dação da cidade de Olin­da, em Per­nam­bu­co (490 anos)

Primeira morte de Covid 19 con­fir­ma­da no Brasil pelo Gov­er­no de São Paulo (05 anos)

13

Nasci­men­to do com­pos­i­tor eru­di­to mineiro José Orlan­do Alves (55 anos)

Morte do com­pos­i­tor, pianista, regente e ator flu­mi­nense Custó­dio Mesqui­ta (80 anos)

Nasci­men­to do líder reli­gioso cearense Antônio Vicente Mendes Maciel, o Antônio Con­sel­heiro (195 anos) — adquir­iu uma dimen­são mes­siâni­ca ao lid­er­ar o arra­ial de Canudos, um pequeno vilare­jo no sertão da Bahia que atraiu mil­hares de ser­tane­jos, entre cam­pone­ses, índios e escravos recém lib­er­tos, e que foi destruí­do pelo Exérci­to da Repúbli­ca na chama­da Guer­ra de Canudos

Cri­ação do Ria­cho Fun­do, Região admin­is­tra­ti­va XVII (35 anos)

14

Nasci­men­to do com­pos­i­tor Zequin­ha Reis (local de nasci­men­to descon­heci­do) (125 anos) — na primeira metade da déca­da de 1950 seu choro “Saudades do Rio” foi veic­u­la­do no pro­gra­ma “Pes­soal da vel­ha guar­da” cri­a­do e apre­sen­ta­do por Almi­rante na Rádio Nacional, e que con­ta­va com a par­tic­i­pação de músi­cos como Pixin­guin­ha, Bened­i­to Lac­er­da e seu Region­al, Raul de Bar­ros e o Grupo dos Chorões e a Orques­tra do Pes­soal da Vel­ha Guar­da; em 1959, o choro “Saudades do Rio” foi grava­do por Jacob do Ban­dolim no estú­dio da Rádio MEC

Morte do com­pos­i­tor, regente e pro­fes­sor flu­mi­nense Fran­cis­co Bra­ga (80 anos)

Cri­ação do Arqui­vo Públi­co do DF (40 anos)

15

Nasci­men­to do escritor, jor­nal­ista, poeta e pin­tor per­nam­bu­cano Gilber­to de Mel­lo Freyre (125 anos) — dedi­cou-se à ensaís­ti­ca da inter­pre­tação do Brasil sob ângu­los da soci­olo­gia, antropolo­gia e história; é con­sid­er­a­do um dos mais impor­tantes sociól­o­gos do sécu­lo XX

Nasci­men­to do com­pos­i­tor, regente, organ­ista, trompetista e pro­fes­sor flu­mi­nense Hen­rique Alves de Mesqui­ta (195 anos)

Fun­dação da com­pan­hia cin­e­matográ­fi­ca Ciné­dia (95 anos)

Fim da ditadu­ra mil­i­tar no Brasil (40 anos)

Fusão dos esta­dos da Gua­n­abara e do Rio de Janeiro (50 anos). Em 01 de jul­ho de 1974 a fusão foi san­ciona­da pela Lei Com­ple­men­tar nº 20 e, em 15 de março de 1975, foi imple­men­ta­da, seguin­do o arti­go 8°.

Iní­cio da gestão de Fer­nan­do Col­lor de Mel­lo como Pres­i­dente do Brasil (35 anos)

Dia Inter­na­cional con­tra a Islam­o­fo­bia

Dia Mundi­al do Dire­ito do Con­sum­i­dor

Dia da Esco­la

Lança­men­to do pro­gra­ma “A Hora do Pato”, por Heber de Bôs­coli, na Rádio Nacional RJ (83 anos)

*As datas são sele­cionadas pela equipe de pesquisadores do Pro­je­to Efemérides, da Gerên­cia de Acer­vo da Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC), que traz temas rela­ciona­dos à cul­tura, história, ciên­cia e per­son­al­i­dades, sem­pre ressaltan­do mar­cos nacionais e region­ais. A Gerên­cia de Acer­vo tam­bém atende aos pedi­dos de pesquisa do públi­co exter­no. Bas­ta enviar um e‑mail para [email protected].

 

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Funeral do Papa Francisco: a cobertura da mídia do Vaticano

Os canais da Rádio Vaticano — Vatican News irão acompanhar ao vivo a celebração das …