...
quarta-feira ,11 dezembro 2024
Home / Meios de comunicação / Hoje é Dia rememora os 55 anos do assassinato do estudante Edson Luís

Hoje é Dia rememora os 55 anos do assassinato do estudante Edson Luís

Repro­dução: © Acer­vo da Bib­liote­ca Nacional

Secundarista foi um dos mortos pela repressão da ditadura militar


Pub­li­ca­do em 26/03/2023 — 07:18 Por Nathália Mendes — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

Ele tin­ha 17 anos e foi mor­to pela Polí­cia Mil­i­tar em 1968, no restau­rante Cal­abouço, durante um protesto de estu­dantes con­tra a alta do preço da refeição e a má qual­i­dade da comi­da no restau­rante estu­dan­til. No dia 28 de março, com­ple­tam-se 55 anos do assas­si­na­to do estu­dante secun­darista Edson Luís Lima Souto, con­sid­er­a­do um dos mar­cos de repressão da ditadu­ra mil­i­tar que vig­or­ou no país entre 1964 e 1985. 

O velório e o enter­ro de Edson Luís viraram um ato políti­co, e ele se tornou sím­bo­lo do movi­men­to estu­dan­til e da luta por democ­ra­cia. Enten­da neste episó­dio do História Hoje:

O pro­gra­ma Na Tril­ha da História, da Rádio Nacional, já se debruçou sobre o Brasil de 1968, e, claro, falou sobre o assas­si­na­to de Edson Luís:

Dia de expressões artísticas

O que o cir­co, o teatro e o grafite podem ter em comum? Além de serem expressões artís­ti­cas, estas três man­i­fes­tações divi­dem o mes­mo dia no cal­endário de efemérides: é o dia 27 de março, que virou o Dia Nacional do Cir­co, o Dia Mundi­al do Teatro e o Dia Nacional do Grafite.

Foi em um dia 27 de março que nasceu o pal­haço Abelar­do Pin­to — mais con­heci­do como Piolin. A história do pio­neiro defen­sor das artes circens­es, que cresceu den­tro do cir­co, apren­deu do mal­abaris­mo ao con­tor­cionis­mo e virou pal­haço, se repete em várias out­ras vidas lig­adas ao pic­a­deiro — como con­ta o episó­dio Vida de cir­co, da série doc­u­men­tal Cir­cosdisponív­el na TV Brasil Play. Os circens­es falam sobre a itin­erân­cia, a con­vivên­cia, o respeito, a trans­mis­são dos saberes, as próx­i­mas ger­ações, as difi­cul­dades que enfrentam e os rumos do cir­co:

Para quem quer mer­gul­har no uni­ver­so circense, a TV Brasil Play tam­bém disponi­bi­liza o pro­gra­ma Pal­haçaria, com per­for­mances dos per­son­agens mais ama­dos pela cri­ança­da: tem pirue­ta, marme­la­da, pal­haça­da, acroba­cia, mal­abaris­mo, con­tação de histórias, números musi­cais, piadas e mui­ta magia. E tem ain­da o Espe­cial Mirage Cir­cus, com uma apre­sen­tação com­ple­ta de um espetácu­lo do cir­co que dá nome ao episó­dio.

O teatro, cel­e­bra­do mundial­mente tam­bém nes­ta segun­da (27), é tema de vários pro­gra­mas disponíveis na TV Brasil Play. O Cur­ta Tem­po­ra­da exibe peças teatrais e entre­vis­tas com inte­grantes das peças. Em Atosestu­dantes de inter­pre­tação entre­vis­tam atores con­sagra­dos sobre o proces­so de for­mação do ator e fazem pequenos jogos teatrais. Teatro de Bonecos traz uma coletânea de per­for­mances de teatro de bonecos, com diver­sas téc­ni­cas e lin­gua­gens. Para fechar a lista de recomen­dações tem o Teatros no Brasil, que, além de mostrar os espaços físi­cos, de norte a sul do país, em que a atu­ação acon­tece, res­ga­ta ima­gens, depoi­men­tos, arquite­tu­ra e os grandes espetácu­los que pas­saram por lá.

E o grafite, cujo dia é uma hom­e­nagem a Alex Val­lau­ri, mor­to em 27 de março de 1987 e o primeiro a levar arte para os muros das cidades, foi tema de um episó­dio do Cam­in­hos da Reportagem, da TV Brasil:

Pioneiro espacial

Ain­da no dia 27, com­ple­tam-se 55 anos da morte do cos­mo­nau­ta rus­so Iuri Gagarin, o primeiro homem a orbitar o plan­e­ta, em 1961. Ele mor­reu aos 34 anos, em um aci­dente aéreo. Esta reportagem do Repórter Brasil, da TV Brasil, que foi ao ar quan­do o históri­co voo de Gagarin com­ple­tou 60 anos, traz ima­gens de seu velório — e da comoção cau­sa­da pela par­ti­da pre­coce:

E há 50 anos, Mar­lon Bran­do recu­sou o Oscar de Mel­hor Ator por sua atu­ação em O poderoso chefão. Depois que seu nome foi anun­ci­a­do, a ativista Shasheen Lit­tle­feath­er subiu ao pal­co rep­re­sen­tan­do o ator, negou-se a rece­ber a estat­ue­ta e avi­sou que Bran­do dec­li­na­va a hon­raria em protesto pelo trata­men­to dis­pen­sa­do aos povos indí­ge­nas norte-amer­i­canos no cin­e­ma e na tele­visão.

No dis­cur­so lido pela ativista, Bran­do tam­bém chama­va atenção para as reivin­di­cações do povo Oglala na região de Wound­ed Knee, no esta­do da Dako­ta do Sul, que, meses depois de protestos, viria a ser reprim­i­do pelas forças poli­ci­ais. O História Hoje con­tou detal­h­es da per­for­mance recon­heci­da, mas jamais lau­rea­da, de Mar­lon Bran­do em O poderoso chefão:

Dia da mentira

Fechan­do a sem­ana, o primeiro dia do mês de abril é con­heci­do em todo o mun­do como o Dia da Men­ti­ra. Não se sabe de onde vem o cos­tume de con­tar men­ti­ras e pre­gar peças neste dia, mas a ver­são mais difun­di­da tem relação com a mudança do cal­endário, em 1582.

Agên­cia Brasil con­ta que, por aqui, a tradição foi intro­duzi­da em 1828, com o impres­so mineiro “A Men­ti­ra”, que trazia, em sua primeira edição, pub­li­ca­da em 1º de abril, a notí­cia da morte de Dom Pedro I na capa. Claro que não era ver­dade. O História Hoje con­ta como o Dia da Men­ti­ra é lem­bra­do mun­do afo­ra:

Confira a lista semanal* do Hoje é Dia com datas, fatos históricos e feriados:

26 de março a 1º de abril de 2023
26

Morte da atriz france­sa Sarah Bern­hardt (100 anos) — uma das mais famosa atrizes da história. Vis­i­tou o Brasil qua­tro vezes, parte delas durante o reina­do de D. Pedro II

27

Nasci­men­to da apre­sen­ta­do­ra de tele­visão Maria da Graça Meneghel, mais con­heci­da como Xuxa (60 anos)

Morte do cos­mo­nau­ta rus­so Iuri Gagarin (55 anos) — primeiro homem a ir ao espaço, em 1961

Mar­lon Bran­do recusa Oscar de Mel­hor Ator por O poderoso chefão (50 anos)

Uso do Via­gra é aprova­do nos Esta­dos Unidos (25 anos)

Explo­rador espan­hol Juan Ponce de León desco­bre a Flóri­da (510 anos)

Dia Nacional do Cir­co

Dia Mundi­al do Teatro

Dia Nacional da Inclusão Dig­i­tal — data não ofi­cial

Dia do Grafite — data em hom­e­nagem ao pio­neiro do grafite no Brasil, Alex Val­lau­ri, mor­to em 27 de março de 1987

28

Lança­do nos Esta­dos Unidos o clás­si­co do cin­e­ma Os pás­saros, de Alfred Hitch­cock (60 anos)

Assas­si­na­to do estu­dante secun­darista Edson Luís pela Polí­cia Mil­i­tar, durante uma man­i­fes­tação estu­dan­til no restau­rante Cal­abouço (55 anos)

Dia do Dia­gra­mador

Dia do Revi­sor

29

Nasci­men­to do músi­co grego Van­ge­lis (80 anos)

Assas­si­na­to da meni­na Isabel­la Nar­doni (15 anos)

30

Nasci­men­to do pin­tor holandês Vin­cent Van Gogh (170 anos)

31

Nasci­men­to do políti­co estadunidense Albert Arnold Gore Jr., mais con­heci­do como Al Gore (75 anos)

1

Nasci­men­to do sociól­o­go francês Roger Bastide (125 anos)

Fun­dação da com­pan­hia Teatro de Are­na, na cidade de São Paulo (65 anos)

Dia da Men­ti­ra

*As datas são sele­cionadas pela equipe de pesquisadores do Pro­je­to Efemérides, da Gerên­cia de Acer­vo da Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC), que traz temas rela­ciona­dos a cul­tura, história, ciên­cia e per­son­al­i­dades, sem­pre ressaltan­do mar­cos nacionais e region­ais. A Gerên­cia de Acer­vo tam­bém atende aos pedi­dos de pesquisa do públi­co exter­no. Bas­ta enviar um e‑mail para [email protected]

Edição: Suma­ia Vil­lela

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Hemorragia não afeta função cerebral do presidente, diz médico de Lula

Paciente encontra-se lúcido e acordado Pedro Peduzzi — Repórter da Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 10/12/2024 …