...
sábado ,25 janeiro 2025
Home / Meios de comunicação / Hoje é Dia: semana lembra forró e pessoas com deficiência visual

Hoje é Dia: semana lembra forró e pessoas com deficiência visual

Repro­dução: © Luiz Santos/ Iphan

Pub­li­ca­do em 12/12/2021 — 12:05 Por Thi­a­go Guimarães — Estag­iário da Agên­cia Brasil* — Brasília


O Hoje é Dia da sem­ana entre 12 e 18 de dezem­bro traz datas lig­adas à cul­tura nacional, como o Dia do For­ró (13), e hom­e­nageia profis­sion­ais como os arquite­tos e urban­istas (15) e museól­o­gos (18). Tam­bém serão lem­bra­dos, no dia 13 de dezem­bro, os 15 anos da assi­natu­ra da Con­venção Inter­na­cional sobre os Dire­itos da Pes­soa com Defi­ciên­cia, o Dia do Defi­ciente Visu­al e o Dia do Mar­in­heiro.

A poucos dias da data reser­va­da no cal­endário para cel­e­brar o for­ró, este rit­mo musi­cal foi declar­a­do patrimônio ima­te­r­i­al do Brasil pelo Insti­tu­to do Patrimônio Históri­co e Artís­ti­co Nacional (Iphan) . Com um rit­mo úni­co e cati­vante, o for­ró é de origem nordes­ti­na e car­rega fortes traços da pop­u­lação e cul­tura do Nordeste, seja por meio das letras de suas músi­cas quan­to na melo­dia car­ac­terís­ti­ca.

O pro­gra­ma Em Dança, que foi ao ar na TV Brasil, dedi­cou um episó­dio inteiro ao for­ró, con­tan­do a história do rit­mo e suas vari­ações. Assista abaixo:

E para apren­der o pas­so bási­co do for­ró, é só con­ferir a aula que o Em Dança trouxe:

E um dos maiores rep­re­sen­tantes do for­ró é, sem dúvi­da algu­ma, Luiz Gon­za­ga, que rece­beu o títu­lo de Rei do Baião. Nasci­do em 13 de dezem­bro de 1912 (releia matéria pub­li­ca­da pelo Por­tal EBC na ocasião do seu cen­tenário, em 2012), em Exu, no sertão de Per­nam­bu­co, Luiz Gon­za­ga lev­ou o for­ró para todo Brasil e pop­u­lar­i­zou esse esti­lo de músi­ca. Por isso, o Dia Nacional do For­ró é comem­o­ra­do no dia 13 de dezem­bro de cada ano, em hom­e­nagem ao nasci­men­to dessa len­da.

Grandes Musi­cais, da TV Brasil, res­ga­tou uma apre­sen­tação históri­ca de Luiz Gon­za­ga no pro­gra­ma Chão de Estre­las (1983), real­iza­do pela anti­ga TVE-RJ. Con­fi­ra:

Niemeyer, ícone dos arquitetos

Obras esboçadas por Oscar Niemey­er — Foto: Paço Imperial/Divulgação

Nes­ta mes­ma lin­ha, o Dia do Arquite­to e do Urban­ista é comem­o­ra­do no dia 15 de dezem­bro por causa de Oscar Niemey­er, que nasceu nes­ta data. O arquite­to, que tin­ha como mar­ca o con­cre­to arma­do e a cur­va, fale­ceu em 2012, mas deixou em todo o mun­do obras que fazem parte da vida de muitas pes­soas. O História Hoje con­tou a história do gênio da arquite­tu­ra:

 

O Dia do Arquite­to e do Urban­ista lem­bra a importân­cia dess­es profis­sion­ais para a roti­na de cada pes­soa, por meio do plane­ja­men­to das cidades brasileiras. A data começou a ser cel­e­bra­da em todo o Brasil a par­tir de 2018, quan­do foi cri­a­da por lei. Desse modo, neste dia que hom­e­nageia o ofí­cio de profis­sion­ais que aux­il­iam na edi­fi­cação urbana e que deix­am o cotid­i­ano mais boni­to, nada mel­hor do que vis­i­tar parte das obras de Niemay­er, por meio deste episó­dio de 2009 do Cam­in­hos da Reportagem, da TV Brasil:

Pessoas com deficiência

Em data insti­tuí­da pelo então pres­i­dente Jânio Quadros em 1961, o Dia do Defi­ciente Visu­al, cel­e­bra­do em 13 de dezem­bro, tem como intu­ito com­bat­er o pre­con­ceito e a dis­crim­i­nação. De acor­do com dados de 2010 do Cen­so Demográ­fi­co do Insti­tu­to Brasileiro de Geografia e Estatís­ti­ca (IBGE), cer­ca de 6,5 mil­hões de brasileiros tem algum tipo de defi­ciên­cia visu­al.

São pes­soas como o atle­ta, jor­nal­ista e youtu­ber Mar­cos Lima, e o humorista Jeffin­ho, que são cegos e com­par­til­ham com seus seguidores suas histórias e exper­iên­cias. Os dois foram entre­vis­ta­dos neste episó­dio do pro­gra­ma Viral­izan­do, da TV Brasil:

Pro­gra­ma Espe­cial, da TV Brasil, mostrou, em 2014, como as pes­soas que tem defi­ciên­cia visu­al estão con­qui­s­tan­do sua inde­pendên­cia, e como isso é impor­tante para a qual­i­dade de vida delas. Assista:

Neste ano, a Con­venção Inter­na­cional sobre os Dire­itos da Pes­soa com Defi­ciên­cia com­ple­ta 15 anos. O tex­to foi aprova­do pela Assem­bleia Ger­al das Nações Unidas em 13 de dezem­bro de 2006, e pro­mul­ga­do no Brasil em 25 de agos­to de 2009, como nor­ma jurídi­ca inter­na. Essa con­venção recon­hece e garante dire­itos das pes­soas com defi­ciên­cia (leia mais na matéria da Agên­cia Brasil) e proíbe a dis­crim­i­nação em todos os aspec­tos da vida delas (enten­da o que é capacitismo nes­ta matéria da Agên­cia Brasil).

Na Rádio MEC, o quadro Ati­tute Inclusão, que foi ao ar pelo pro­gra­ma Todas as Vozes, é volta­do para as questões das pes­soas com defi­ciên­cia e sua inclusão social. Entre eles, os pro­ced­i­men­tos para que pas­sageiros defi­cientes visuais via­jem de avião com segu­rança, a questão da vio­lên­cia con­tra a mul­her com defi­ciên­cia, a aces­si­bil­i­dade nos trans­portes públi­cos, entre out­ros.

Ain­da no dia 13 de dezem­bro, é comem­o­ra­do o Dia do Man­heiro, mais uma data que surgiu por con­ta de uma figu­ra impor­tante: o almi­rante Joaquim Mar­ques Lis­boa, o Mar­quês de Taman­daré, que nasceu neste dia. Ele é con­sid­er­a­do o Patrono da Mar­in­ha.

Na sem­ana, ain­da lem­bramos os 200 anos de nasci­men­to do escritor francês Gus­tave Flaubert, no dia 12, os dez anos da morte do car­navale­sco Joãos­in­ho Trin­ta, no dia 17, e o Dia Nacional do Museól­o­go, no dia 18. Para o dia, uma boa pedi­da é nave­g­ar pelos episó­dios da série Con­hecen­do Museus, da TV Brasil, que pas­seia por alguns dos prin­ci­pais museus do país.

Confira a lista semanal do Hoje é Dia com datas, fatos históricos e feriados:

12 a 18 de dezem­bro de 2021
12

Nasci­men­to do escritor francês Gus­tave Flaubert (200 anos)

Nasci­men­to do can­tor e com­pos­i­tor flu­mi­nense Wil­son Mor­eira (85 anos)

Morte do can­tor e com­pos­i­tor flu­mi­nense Mil­ton de Oliveira (35 anos) — em 1954, teve gravadas pelo can­tor e radi­al­ista César de Alen­car, então no auge do suces­so de seu pro­gra­ma na Rádio Nacional, o baião O casa­men­to da fil­ha do Tomás e a mar­cha No Japão é que é bom, com Harol­do Lobo

Morte do instru­men­tista e com­pos­i­tor João Pereira Fil­ho (35 anos) — tra­bal­hou como solista e dire­tor de orques­tras e con­jun­tos region­ais, em várias emis­so­ras de rádio e tele­visão car­i­o­cas: Rádio Nacional, Rádio Mayrink Veiga, TV Tupi, TV Excel­sior e TV Globo

Dia Inter­na­cional da Neu­tral­i­dade — data recon­heci­da pela ONU

Lança­men­to do Ópera Rádio, na Rádio Sociedade (97 anos)

13

Morte do músi­co norte-amer­i­cano de heavy e death met­al Chuck Schuldin­er (20 anos) — fre­quente­mente referi­do como O pai do death met­al, foi eleito pela revista ingle­sa Ker­rang! uma das fig­uras mais impor­tantes na história do met­al

Morte do Rei de Por­tu­gal e Algarves dom Manuel I (500 anos) — prosseguiu as explo­rações por­tugue­sas ini­ci­adas pelos seus ante­ces­sores, o que lev­ou à descober­ta do cam­in­ho marí­ti­mo para a Índia, ao desco­bri­men­to do Brasil, e das ambi­cionadas ilhas das espe­cia­rias, as Molu­cas, deter­mi­nantes para a expan­são do império por­tuguês. Tam­bém estim­u­lou um esti­lo de arte e arquitetôni­co con­heci­do como manueli­no

Nasci­men­to do can­tor e com­pos­i­tor paulista Manu Lafer (50 anos)

Clube de Regatas do Fla­men­go con­quista a Copa Europeia/­Sul-Amer­i­cana, recon­heci­do títu­lo mundi­al, após vencer por 3 x 0 Liv­er­pool (40 anos)

Lança­men­to da cédu­la de dois reais (R$ 2) no Brasil (20 anos)

A Con­venção Inter­na­cional sobre os Dire­itos das Pes­soas com Defi­ciên­cia é ado­ta­da pela Assem­bleia Ger­al das Nações Unidas (15 anos)

Dia Nacional do For­ró — em hom­e­nagem ao dia de nasci­men­to de Luiz Gon­za­ga

Dia do Defi­ciente Visu­al — data insti­tuí­da, em 1961, pelo então pres­i­dente Jânio Quadros

Dia do Mar­in­heiro — em hom­e­nagem a Joaquim Mar­ques Lis­boa, o Mar­quês de Taman­daré

O Par­que Nacional da Ser­ra da Capi­vara (Piauí) é um dos bens inscritos pela Unesco na lista do Patrimônio Mundi­al, Cul­tur­al e Nat­ur­al (30 anos)

14

Morte do mul­ti-instru­men­tista, mae­stro, arran­jador e com­pos­i­tor paraibano Sev­eri­no Dias de Oliveira, o Sivu­ca (15 anos)

Dia Nacional de Com­bate à Pobreza — comem­o­ração no Brasil, que foi insti­tuí­da pela Lei nº 11.172, de 6 de setem­bro de 2005

15

Nasci­men­to do advo­ga­do, econ­o­mista e políti­co per­nam­bu­cano Miguel Arraes (105 anos)

Morte do com­pos­i­tor, regente e pro­fes­sor paulista Elias Álvares Lobo (120 anos) — autor da primeira ópera brasileira, em por­tuguês, de temáti­ca nacional: A noite de São João, com libre­to de José de Alen­car e regi­da por Car­los Gomes no Teatro São Pedro de Alcân­tara, em 14 de dezem­bro de 1860

Dia Nacional da Econo­mia Solidária

Dia do Arquite­to e Urban­ista — em hom­e­nagem a Oscar Niemey­er, nasci­do nes­ta data

Inau­gu­ração do Con­jun­to Cul­tur­al da Repúbli­ca (15 anos)

É san­ciona­da a lei que cria a Uni­ver­si­dade de Brasília (UnB) (60 anos)

16

Morte do com­pos­i­tor francês Camille Saint-Saëns (100 anos) — com­pos­i­tor francês da Era Român­ti­ca

Nasci­men­to do pin­tor rus­so Wass­i­ly Kandin­sky (155 anos) — foi pro­fes­sor da Bauhaus e intro­du­tor da abstração no cam­po das artes visuais

Recon­hec­i­men­to do Cen­tro Históri­co de Goiás como Patrimônio Mundi­al, pela Unesco (20 anos)

Recon­hec­i­men­to do arquipéla­go de Fer­nan­do de Noron­ha e o Atol das Rocas como Patrimônio Nat­ur­al Mundi­al, pela Unesco (20 anos)

17

Morte do artista plás­ti­co e car­navale­sco João Clemente Jorge Trin­ta, o Joãos­in­ho Trin­ta (10 anos)

Nasci­men­to do his­to­ri­ador, críti­co de cin­e­ma, pro­fes­sor, ensaís­ta e mil­i­tante políti­co paulista Paulo Emílio Sales Gomes (105 anos)

Nasci­men­to do ator, músi­co e come­di­ante flu­mi­nense Augus­to Temís­to­cles da Sil­va Cos­ta, o Tião Macalé (95 anos)

Morte do ex-dita­dor da Cor­eia do Norte King Jong-Il (10 anos)

Nasci­men­to do can­tor potiguar Gilliard Cordeiro Mar­in­ho (65 anos)

Morte da can­to­ra flu­mi­nense Sylvia Telles (55 anos)

Incên­dio crim­i­noso destrói Gran Cir­co Norte-Amer­i­cano, em Niterói, matan­do mais de 500 pes­soas (60 anos)

18

Morte do com­pos­i­tor e pianista flu­mi­nense Fran­cis­co Mat­toso (80 anos)

Dia Nacional do Museól­o­go — comem­o­ra­do por brasileiros con­forme decre­to de 31 de maio de 2004, pelo qual tam­bém se criou a Sem­ana dos Museus no Brasil

Dia Inter­na­cional dos Migrantes

 

*com super­visão de Nathália Mendes

Edição: Nathália Mendes

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Cinema brasileiro celebra indicações de Ainda Estou aqui ao Oscar

Fernanda Montenegro diz que coração está em estado de graça Elaine Patri­cia Cruz* – Repórter …