...
sábado ,18 janeiro 2025
Home / Meios de comunicação / Hoje é Dia: semana tem 80 anos de Sebastião Salgado e Alice Walker

Hoje é Dia: semana tem 80 anos de Sebastião Salgado e Alice Walker

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Confira as principais datas e fatos da semana de 04 a 10 de fevereiro


Pub­li­ca­do em 04/02/2024 — 07:07 Por Ley­ber­son Pedrosa — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

A primeira sem­ana de fevereiro tem como destaque os 80 anos de difer­entes cele­bri­dades. Entre elas, o fotó­grafo brasileiro Sebastião Sal­ga­do e a escrito­ra e ativista estadunidense Alice Walk­er.

É hora de relem­brar tam­bém o lega­do do car­tunista e ativista políti­co Hen­rique de Souza Fil­ho, o Hen­fil, e de pro­je­tos como a Agên­cia Espa­cial Brasileira e a Estação na Antár­ti­ca, que colo­cam o Brasil além das suas fron­teiras con­ti­nen­tais.

Há 60 anos…

No dia 9 de fevereiro, a ban­da The Bea­t­les fazia sua primeira aparição ao públi­co norte-amer­i­cano no pro­gra­ma “The Ed Sul­li­van Show”.

O quar­te­to, for­ma­do por John Lennon, Paul McCart­ney, George Har­ri­son e Ringo Starr, pro­duz­iu 13 dis­cos de estú­dios ao lon­go de oito anos e é, até hoje, fonte de influên­cia musi­cal e com­por­ta­men­tal entre difer­entes ger­ações. O episó­dio foi retrata­do no História Hoje, da Rádio Nacional, em 2017:

50 anos sem o Rei da Capoeira

Na segun­da-feira, 5 de fevereiro, com­ple­tam-se 50 anos da morte do Mestre Bim­ba, capoeirista que aju­dou a der­rubar tabus e lev­ou a mis­tu­ra de luta com dança aos escalões mais altos da sociedade.

“O apeli­do [Bim­ba] foi dado pela parteira que, ao segu­rar o bebê, esclare­ceu à mãe: é meni­no, olha a bim­ba dele aí.”

As aspas aci­ma são do locu­tor José Car­los Andrade durante o episó­dio do História Hoje, ao comen­tar a origem do apeli­do do mestre. O episó­dio lem­bra que Bim­ba se exibiu em 1953 para o então pres­i­dente Getúlio Var­gas, ocasião em que denomi­nou a capoeira como o esporte gen­uina­mente brasileiro. Você pode escu­tar no play­er abaixo:

Mestres da Capoeira – Foto: Ricardo Prado/Divulgação
Repro­dução: Mestres da Capoeira, por Ricar­do Prado/Divulgação

Brasil além das fronteiras

Há quarenta anos, em 6 de fevereiro de 1984, a Estação Antár­ti­ca Coman­dante Fer­raz foi final­mente inau­gu­ra­da sobre a Ilha do Rei George, no con­ti­nente Antár­ti­ca. A estação nacional pas­sou por ampli­ações, foi ocu­pa­da por brasileiros durante todo o ano até que, em 2012, a base foi atingi­da por um incên­dio de grandes pro­porções. Na ocasião, dois mil­itares mor­reram e 70% das suas insta­lações foram per­di­das.

Agên­cia Brasil noti­ciou a rein­au­gu­ração do espaço em 2020, com 17 lab­o­ratórios avança­dos e após um inves­ti­men­to de cer­ca de US$ 100 mil­hões na obra de recon­strução. Tre­cho na Agên­cia Brasil:

“A entre­ga da base pronta ocor­reu jus­ta­mente no iní­cio de 2020, mas não deu tem­po de retomar os pro­je­tos cien­tí­fi­cos porque cer­ca de dois meses depois foi dec­re­ta­da a emergên­cia de saúde glob­al provo­ca­da pelo novo coro­n­avírus.”

Alcântara (MA), 19.03.2023 - Foguete sul-coreano é lançado a partir de Alcântara, no Maranhão O veículo levou a bordo carga útil desenvolvida 100% no Brasil pelos profissionais do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), com o apoio da Agência E
Repro­dução: Alcân­tara (MA), 19.03.2023 — Foguete sul-core­ano é lança­do a par­tir de Alcân­tara, no Maran­hão. O veícu­lo lev­ou a bor­do car­ga útil desen­volvi­da 100% no Brasil pelos profis­sion­ais do Insti­tu­to de Aeronáu­ti­ca e Espaço (IAE), com o apoio da Agên­cia Espa­cial Brasileira — Sar­gen­to Frutuoso/DCTA

No dia 10 de fevereiro de 1994, era inau­gu­ra­da a Agên­cia Espa­cial Brasileira (AEB), out­ro pro­je­to que bus­ca colo­car o Brasil além das fron­teiras con­ti­nen­tais. De acor­do com pub­li­cações da própria Agên­cia, a AEB é respon­sáv­el por for­mu­lar, coor­denar e exe­cu­tar a Políti­ca Espa­cial Brasileira e tra­bal­ha para via­bi­lizar os esforços do Esta­do Brasileiro na pro­moção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego sober­a­no do setor espa­cial.

Assim como ocor­reu na Estação na Antár­ti­ca, a AEB lida com sua própria tragé­dia. Em 2003, ocor­reu a explosão do foguete VLS‑1 V03, no Cen­tro de Lança­men­to de Alcân­tara, no Maran­hão, que matou 21 téc­ni­cos civis e destru­iu a torre de lança­men­to.

Pos­te­ri­or­mente, o Brasil reto­mou o uso da base, fazen­do o lança­men­to do foguete VSB-30 em out­ubro de 2004. O foguete foi desen­volvi­do pelo Insti­tu­to de Aeronáu­ti­ca e Espaço em parce­ria com o Cen­tro Aeroe­s­pa­cial Alemão. Até então, foram lança­dos 33 foguetes do mes­mo tipo, cin­co deles no Brasil e 28 no exte­ri­or.

Em março de 2023, a base da Alcân­tara fez o lança­men­to de um foguete sul-core­ano (foto). Em jul­ho do mes­mo ano, o Brasil em Pau­ta entre­vis­tou o novo pres­i­dente da AEB, Mar­co Cha­mon, que fez um panora­ma sobre o futuro da agên­cia. Assista:

Dias de luta

A sem­ana traz uma série de dias de con­sci­en­ti­za­ção da sociedade. O destaque vai para o Dia Mundi­al de Com­bate ao Câncer, que acon­tece todo dia 4 de fevereiro.

De acor­do com o Insti­tu­to Nacional do Câncer (Inca), um dos tipos da doença mais fre­quentes é o de mama, sendo que o Brasil tem, em média, 5 mil novos casos por ano. Por isso, país tem o Dia Nacional de Mamo­grafia, 5 de fevereiro, para reforçar a importân­cia do diag­nós­ti­co pre­coce. Con­fi­ra reportagem da TV Brasil sobre o tema:

A sem­ana tam­bém traz o Dia Inter­na­cional da Inter­net Segu­ra, 6 de fevereiro, para destacar questões como pri­vaci­dade de dados, ameaças cibernéti­cas e o bom uso das fer­ra­men­tas de tec­nolo­gia. Já o Dia Nacional de Luta dos Povos Indí­ge­nas é cel­e­bra­do em 7 de fevereiro.  A data foi cri­a­da em 2008 e chama a atenção para as questões lig­adas aos povos orig­inários do Brasil.

Octogenários famosos

Hora de reg­is­trar o nasci­men­to de octo­genários céle­bres. Entre eles, está um dos prin­ci­pais fotó­grafos do Brasil, Sebastião Sal­ga­do, que com­ple­ta 80 anos em 5 de fevereiro de 2024.

Além de seu tra­bal­ho fotográ­fi­co recon­heci­do inter­na­cional­mente, Sal­ga­do atua em pro­je­tos de preser­vação ambi­en­tal. Em 2017, a jor­nal­ista Mara Régia esteve com o fotó­grafo em uma ini­cia­ti­va do Insti­tu­to Socioam­bi­en­tal que acon­te­ceu em São Paulo e reg­istrou um áudio dele sobre pro­je­tos de preser­vação na Amazô­nia. Ouça:

Tam­bém em 5 de fevereiro, a escrito­ra, poeta e ativista estadunidense Alice Walk­er tam­bém está entre as aniver­sari­antes da sem­ana.

Ela foi respon­sáv­el pela cri­ação do con­ceito “col­oris­mo”, que aju­da a enten­der como a dis­crim­i­nação racial é mais inten­sa à medi­da que o tom de pele é mais escuro. O assun­to foi tema do Repórter Brasil em 2022:

Henfil faria 80 anos

“Se fos­se vivo, Hen­fil teria” hoje 80 anos, parafrase­an­do reportagem de Leonar­do Rodrigues para a Agên­cia Brasil. Víti­ma da Aids aos 43 anos, o car­tunista e char­gista mineiro Hen­rique de Souza Fil­ho, o Hen­fil, nasceu em 5 de fevereiro de 1944. Ele con­traiu o vírus HIV quan­do adul­to, em uma das trans­fusões que real­iza­va com fre­quên­cia, já que era hemo­fíli­co — assim como seus irmãos, o  sociól­o­go Bet­inho e o músi­co Chico Mário.

Hen­fil viveu a infân­cia e juven­tude na per­ife­ria de Belo Hor­i­zonte, onde fez o primário e o suple­ti­vo noturno. Cur­sou soci­olo­gia na Uni­ver­si­dade Fed­er­al de Minas Gerais, mas aban­do­nou o cur­so meses depois.

Cartunista Henfil

Repro­dução: Car­tunista Hen­fil — Divul­gação — Gov­er­no do Rio de Janeiro

Ele tra­bal­hou como embal­ador de quei­jos. Depois, foi con­tín­uo em uma agên­cia de pub­li­ci­dade, onde apren­deu a téc­ni­ca de ilustrador e a pro­dução de histórias em quadrin­hos. Seu recon­hec­i­men­to profis­sion­al veio em 1964, ao tra­bal­har na revista Alterosa. Tam­bém colaborou com o jor­nal Diário de Minas, onde pro­duz­iu car­i­cat­uras políti­cas.

Confira a lista semanal do Hoje é Dia com datas, fatos históricos e feriados:

4 a 10 de fevereiro de 2024
4

Morte da poeta e escrito­ra paulista Hil­da Hilst (20 anos)

Morte do autor de telen­ov­e­las e jor­nal­ista espan­hol nat­u­ral­iza­do brasileiro Daniel Más (35 anos) — escreveu, entre out­ras obras de tele­dra­matur­gia, a série “Armação Ilim­i­ta­da”

Nasci­men­to do can­tor e com­pos­i­tor flu­mi­nense Jessé Gomes da Sil­va Fil­ho, o Zeca Pagod­in­ho (65 anos)

Yass­er Arafat é eleito chefe supre­mo da Orga­ni­za­ção para a Lib­er­tação da Palesti­na (55 anos)

Fun­dação do Face­book (20 anos)

Dia Mundi­al de Com­bate ao Câncer

5

Nasci­men­to do car­tunista e char­gista mineiro Hen­rique de Souza Fil­ho, o Hen­fil (80 anos)

Nasci­men­to do escritor estadunidense William S. Bur­roughs (110 anos)

Nasci­men­to do jogador de fute­bol argenti­no Car­los “Car­l­i­to” Tévez (40 anos)

Nasci­men­to da atriz capix­a­ba Már­cia Maria Brisa (80 anos)

Morte do capoeirista baiano Manoel dos Reis Macha­do, o Mestre Bim­ba (50 anos) — fun­dador da primeira esco­la de capoeira do Brasil, tam­bém é con­heci­do por ini­ciar um novo esti­lo des­ta arte mar­cial chama­do “capoeira region­al”

Fun­dação da Com­pan­hia de Cin­e­ma estadunidense Unit­ed Artists por Charles Chap­lin e out­ras per­son­al­i­dades de Hol­ly­wood (105 anos)

Dia Nacional da Mamo­grafia

6

Nasci­men­to do can­tor paulista Jair Rodrigues (85 anos)

Morte do escritor, desen­hista e ilustrador estadunidense Jack Kir­by (30 anos)

Esta­b­elec­i­men­to da Estação Antár­ti­ca Coman­dante Fer­raz (40 anos)

Fran­co e Rober­to Lopes são campeões mundi­ais de vôlei de pra­ia (30 anos)

Dia de Dan­dara e da Con­sciên­cia da Mul­her Negra

Dia Inter­na­cional da Inter­net Segu­ra

7

Morte do con­stru­tor de instru­men­tos bel­ga Adolphe Sax (130 anos) — inven­tor do sax­o­fone

Morte do médi­co alemão Josef Men­gele (45 anos) — ofi­cial nazista e médi­co do cam­po de con­cen­tração de Auschwitz durante a 2ª Guer­ra Mundi­al, foi respon­sáv­el por inúmeros crimes con­tra a humanidade, fug­in­do para o Brasil, onde fale­ceu

Nasci­men­to do reli­gioso cearense Dom Hélder Pes­soa Câmara (115 anos) — Arce­bis­po eméri­to de Olin­da e Recife

Dia Nacional de Luta dos Povos Indí­ge­nas — insti­tuí­do pela Lei Nº 11.696 de 12 de jun­ho de 2008

Dia Nacional do Tra­bal­hador Grá­fi­co — data cri­a­da em 1923, em razão de uma greve prat­i­ca­da por profis­sion­ais grá­fi­cos, que reivin­di­cavam mel­hores condições de tra­bal­ho e salários mais jus­tos

8

Nasci­men­to do políti­co maran­hense Alexan­dre Colares Mor­eira Júnior (175 anos) — fazen­deiro e homem públi­co, foi dire­tor do Ban­co do Maran­hão, da Caixa Econômi­ca, da Com­pan­hia de Nave­g­ação do Maran­hão e mor­do­mo da San­ta Casa de Mis­er­icór­dia de São Luís, onde foi tam­bém prefeito e pres­i­dente da Câmara Munic­i­pal. Seu nome foi dado a uma das prin­ci­pais avenidas da região cen­tral da cidade

Nasci­men­to do ator, dublador, dire­tor e autor mineiro Jonas Bloch (85 anos)

Nasci­men­to do fotó­grafo mineiro Sebastião Sal­ga­do (80 anos)

Incên­dio no Nin­ho do Urubu (5 anos)

Ocorre o mas­sacre da Pacheco Fer­nan­des (65 anos) — no car­naval de 59 acon­te­ceu uma briga nas insta­lações da Con­stru­to­ra e para con­ter a con­fusão, foi chama­da a GEB (Guar­da Espe­cial de Brasília), que ter­mi­nou invadin­do os acam­pa­men­tos e repri­m­in­do dura­mente os operários. Várias ver­sões são con­tadas sobre o caso e em 2009 foi inau­gu­ra­do um mon­u­men­to em hom­e­nagem aos mor­tos no local

9

Morte do com­pos­i­tor e radi­al­ista mineiro Ary Bar­roso (60 anos)

Nasci­men­to da atriz e can­to­ra luso-brasileira Maria do Car­mo Miran­da da Cun­ha, a Car­men Miran­da (115 anos)

Morte da escrito­ra rus­sa Sophie Feodor­ov­na Ros­top­chine, a Con­dessa de Ségur (150 anos) — auto­ra de obras-pri­mas infan­to­ju­ve­nis

Nasci­men­to do com­pos­i­tor mineiro Vicente Fer­nan­do Vieira Fer­reira, o Vicente Amar (95 anos) — fun­cionário do depar­ta­men­to musi­cal da Rádio Nacional, onde pas­sou a ter con­ta­to com o meio musi­cal, teve cer­ca de 50 músi­cas gravadas por vários can­tores do rádio

Morte do baix­ista e com­pos­i­tor cubano Can­de­lario Orlan­do López Ver­gara, o Orlan­do “Cachaí­to” Lopez (15 anos) — inte­grante do movi­men­to Bue­na Vista Social Club

Nasci­men­to da escrito­ra e ativista estadunidense Alice Walk­er (80 anos)

Primeira aparição da ban­da The Bea­t­les, na tele­visão estadunidense no The Ed Sul­li­van Show (60 anos)

10

Nasci­men­to da mãe de san­to baiana Maria Escolás­ti­ca da Con­ceição Nazaré, a Mãe Menin­in­ha do Gan­tois (130 anos) — uma das mais admi­radas Iyálorixás brasileiras

Nasci­men­to do can­tor e com­pos­i­tor flu­mi­nense Rober­to Audi (90 anos) — em 1959, apre­sen­tou-se no Super show da TV Tupi do Rio de Janeiro, pas­san­do pos­te­ri­or­mente a atu­ar em pro­gra­mas da Rádio Nacional, TV Tupi, TV Rio e, em São Paulo, na TV Record e na Ban­deirantes

Cri­ação da Agên­cia Espa­cial Brasileira (30 anos)

Aniver­sário da cidade de San­ta Maria (RA XIII)

Edição: Edgard Mat­su­ki

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Fies: inscrições para o primeiro semestre começam em 4 de fevereiro

Inscrições gratuitas deve ser feitas exclusivamente pela internet Fabío­la Sin­im­bú – Repórter da Agên­cia Brasil …