...
sexta-feira ,23 fevereiro 2024
Home / Noticias / Hoje é Dia: semana tem 80 anos de Sebastião Salgado e Alice Walker

Hoje é Dia: semana tem 80 anos de Sebastião Salgado e Alice Walker

Repro­du­ção: © Mar­ce­lo Camargo/Agência Bra­sil

Confira as principais datas e fatos da semana de 04 a 10 de fevereiro


Publi­ca­do em 04/02/2024 — 07:07 Por Ley­ber­son Pedro­sa — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

ouvir:

A pri­mei­ra sema­na de feve­rei­ro tem como des­ta­que os 80 anos de dife­ren­tes cele­bri­da­des. Entre elas, o fotó­gra­fo bra­si­lei­ro Sebas­tião Sal­ga­do e a escri­to­ra e ati­vis­ta esta­du­ni­den­se Ali­ce Wal­ker.

É hora de relem­brar tam­bém o lega­do do car­tu­nis­ta e ati­vis­ta polí­ti­co Hen­ri­que de Sou­za Filho, o Hen­fil, e de pro­je­tos como a Agên­cia Espa­ci­al Bra­si­lei­ra e a Esta­ção na Antár­ti­ca, que colo­cam o Bra­sil além das suas fron­tei­ras con­ti­nen­tais.

Há 60 anos…

No dia 9 de feve­rei­ro, a ban­da The Bea­tles fazia sua pri­mei­ra apa­ri­ção ao públi­co nor­te-ame­ri­ca­no no pro­gra­ma “The Ed Sul­li­van Show”.

O quar­te­to, for­ma­do por John Len­non, Paul McCart­ney, Geor­ge Har­ri­son e Rin­go Starr, pro­du­ziu 13 dis­cos de estú­di­os ao lon­go de oito anos e é, até hoje, fon­te de influên­cia musi­cal e com­por­ta­men­tal entre dife­ren­tes gera­ções. O epi­só­dio foi retra­ta­do no His­tó­ria Hoje, da Rádio Naci­o­nal, em 2017:

50 anos sem o Rei da Capoeira

Na segun­da-fei­ra, 5 de feve­rei­ro, com­ple­tam-se 50 anos da mor­te do Mes­tre Bim­ba, capo­ei­ris­ta que aju­dou a der­ru­bar tabus e levou a mis­tu­ra de luta com dan­ça aos esca­lões mais altos da soci­e­da­de.

“O ape­li­do [Bim­ba] foi dado pela par­tei­ra que, ao segu­rar o bebê, escla­re­ceu à mãe: é meni­no, olha a bim­ba dele aí.”

As aspas aci­ma são do locu­tor José Car­los Andra­de duran­te o epi­só­dio do His­tó­ria Hoje, ao comen­tar a ori­gem do ape­li­do do mes­tre. O epi­só­dio lem­bra que Bim­ba se exi­biu em 1953 para o então pre­si­den­te Getú­lio Var­gas, oca­sião em que deno­mi­nou a capo­ei­ra como o espor­te genui­na­men­te bra­si­lei­ro. Você pode escu­tar no player abai­xo:

Mestres da Capoeira – Foto: Ricardo Prado/Divulgação
Repro­du­ção: Mes­tres da Capo­ei­ra, por Ricar­do Prado/Divulgação

Brasil além das fronteiras

Há qua­ren­ta anos, em 6 de feve­rei­ro de 1984, a Esta­ção Antár­ti­ca Coman­dan­te Fer­raz foi final­men­te inau­gu­ra­da sobre a Ilha do Rei Geor­ge, no con­ti­nen­te Antár­ti­ca. A esta­ção naci­o­nal pas­sou por ampli­a­ções, foi ocu­pa­da por bra­si­lei­ros duran­te todo o ano até que, em 2012, a base foi atin­gi­da por um incên­dio de gran­des pro­por­ções. Na oca­sião, dois mili­ta­res mor­re­ram e 70% das suas ins­ta­la­ções foram per­di­das.

Agên­cia Bra­sil noti­ci­ou a rei­nau­gu­ra­ção do espa­ço em 2020, com 17 labo­ra­tó­ri­os avan­ça­dos e após um inves­ti­men­to de cer­ca de US$ 100 milhões na obra de recons­tru­ção. Tre­cho na Agên­cia Bra­sil:

“A entre­ga da base pron­ta ocor­reu jus­ta­men­te no iní­cio de 2020, mas não deu tem­po de reto­mar os pro­je­tos cien­tí­fi­cos por­que cer­ca de dois meses depois foi decre­ta­da a emer­gên­cia de saú­de glo­bal pro­vo­ca­da pelo novo coro­na­ví­rus.”

Alcântara (MA), 19.03.2023 - Foguete sul-coreano é lançado a partir de Alcântara, no Maranhão O veículo levou a bordo carga útil desenvolvida 100% no Brasil pelos profissionais do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), com o apoio da Agência E
Repro­du­ção: Alcân­ta­ra (MA), 19.03.2023 — Fogue­te sul-core­a­no é lan­ça­do a par­tir de Alcân­ta­ra, no Mara­nhão. O veí­cu­lo levou a bor­do car­ga útil desen­vol­vi­da 100% no Bra­sil pelos pro­fis­si­o­nais do Ins­ti­tu­to de Aero­náu­ti­ca e Espa­ço (IAE), com o apoio da Agên­cia Espa­ci­al Bra­si­lei­ra — Sar­gen­to Frutuoso/DCTA

No dia 10 de feve­rei­ro de 1994, era inau­gu­ra­da a Agên­cia Espa­ci­al Bra­si­lei­ra (AEB), outro pro­je­to que bus­ca colo­car o Bra­sil além das fron­tei­ras con­ti­nen­tais. De acor­do com publi­ca­ções da pró­pria Agên­cia, a AEB é res­pon­sá­vel por for­mu­lar, coor­de­nar e exe­cu­tar a Polí­ti­ca Espa­ci­al Bra­si­lei­ra e tra­ba­lha para via­bi­li­zar os esfor­ços do Esta­do Bra­si­lei­ro na pro­mo­ção do bem-estar da soci­e­da­de, por meio do empre­go sobe­ra­no do setor espa­ci­al.

Assim como ocor­reu na Esta­ção na Antár­ti­ca, a AEB lida com sua pró­pria tra­gé­dia. Em 2003, ocor­reu a explo­são do fogue­te VLS‑1 V03, no Cen­tro de Lan­ça­men­to de Alcân­ta­ra, no Mara­nhão, que matou 21 téc­ni­cos civis e des­truiu a tor­re de lan­ça­men­to.

Pos­te­ri­or­men­te, o Bra­sil reto­mou o uso da base, fazen­do o lan­ça­men­to do fogue­te VSB-30 em outu­bro de 2004. O fogue­te foi desen­vol­vi­do pelo Ins­ti­tu­to de Aero­náu­ti­ca e Espa­ço em par­ce­ria com o Cen­tro Aero­es­pa­ci­al Ale­mão. Até então, foram lan­ça­dos 33 fogue­tes do mes­mo tipo, cin­co deles no Bra­sil e 28 no exte­ri­or.

Em mar­ço de 2023, a base da Alcân­ta­ra fez o lan­ça­men­to de um fogue­te sul-core­a­no (foto). Em julho do mes­mo ano, o Bra­sil em Pau­ta entre­vis­tou o novo pre­si­den­te da AEB, Mar­co Cha­mon, que fez um pano­ra­ma sobre o futu­ro da agên­cia. Assis­ta:

Dias de luta

A sema­na traz uma série de dias de cons­ci­en­ti­za­ção da soci­e­da­de. O des­ta­que vai para o Dia Mun­di­al de Com­ba­te ao Cân­cer, que acon­te­ce todo dia 4 de feve­rei­ro.

De acor­do com o Ins­ti­tu­to Naci­o­nal do Cân­cer (Inca), um dos tipos da doen­ça mais fre­quen­tes é o de mama, sen­do que o Bra­sil tem, em média, 5 mil novos casos por ano. Por isso, país tem o Dia Naci­o­nal de Mamo­gra­fia, 5 de feve­rei­ro, para refor­çar a impor­tân­cia do diag­nós­ti­co pre­co­ce. Con­fi­ra repor­ta­gem da TV Bra­sil sobre o tema:

A sema­na tam­bém traz o Dia Inter­na­ci­o­nal da Inter­net Segu­ra, 6 de feve­rei­ro, para des­ta­car ques­tões como pri­va­ci­da­de de dados, ame­a­ças ciber­né­ti­cas e o bom uso das fer­ra­men­tas de tec­no­lo­gia. Já o Dia Naci­o­nal de Luta dos Povos Indí­ge­nas é cele­bra­do em 7 de feve­rei­ro.  A data foi cri­a­da em 2008 e cha­ma a aten­ção para as ques­tões liga­das aos povos ori­gi­ná­ri­os do Bra­sil.

Octogenários famosos

Hora de regis­trar o nas­ci­men­to de octo­ge­ná­ri­os céle­bres. Entre eles, está um dos prin­ci­pais fotó­gra­fos do Bra­sil, Sebas­tião Sal­ga­do, que com­ple­ta 80 anos em 5 de feve­rei­ro de 2024.

Além de seu tra­ba­lho foto­grá­fi­co reco­nhe­ci­do inter­na­ci­o­nal­men­te, Sal­ga­do atua em pro­je­tos de pre­ser­va­ção ambi­en­tal. Em 2017, a jor­na­lis­ta Mara Régia este­ve com o fotó­gra­fo em uma ini­ci­a­ti­va do Ins­ti­tu­to Soci­o­am­bi­en­tal que acon­te­ceu em São Pau­lo e regis­trou um áudio dele sobre pro­je­tos de pre­ser­va­ção na Amazô­nia. Ouça:

Tam­bém em 5 de feve­rei­ro, a escri­to­ra, poe­ta e ati­vis­ta esta­du­ni­den­se Ali­ce Wal­ker tam­bém está entre as ani­ver­sa­ri­an­tes da sema­na.

Ela foi res­pon­sá­vel pela cri­a­ção do con­cei­to “colo­ris­mo”, que aju­da a enten­der como a dis­cri­mi­na­ção raci­al é mais inten­sa à medi­da que o tom de pele é mais escu­ro. O assun­to foi tema do Repór­ter Bra­sil em 2022:

Henfil faria 80 anos

“Se fos­se vivo, Hen­fil teria” hoje 80 anos, para­fra­se­an­do repor­ta­gem de Leo­nar­do Rodri­gues para a Agên­cia Bra­sil. Víti­ma da Aids aos 43 anos, o car­tu­nis­ta e char­gis­ta minei­ro Hen­ri­que de Sou­za Filho, o Hen­fil, nas­ceu em 5 de feve­rei­ro de 1944. Ele con­traiu o vírus HIV quan­do adul­to, em uma das trans­fu­sões que rea­li­za­va com frequên­cia, já que era hemo­fí­li­co — assim como seus irmãos, o  soció­lo­go Beti­nho e o músi­co Chi­co Mário.

Hen­fil viveu a infân­cia e juven­tu­de na peri­fe­ria de Belo Hori­zon­te, onde fez o pri­má­rio e o suple­ti­vo notur­no. Cur­sou soci­o­lo­gia na Uni­ver­si­da­de Fede­ral de Minas Gerais, mas aban­do­nou o cur­so meses depois.

Cartunista Henfil

Repro­du­ção: Car­tu­nis­ta Hen­fil — Divul­ga­ção — Gover­no do Rio de Janei­ro

Ele tra­ba­lhou como emba­la­dor de quei­jos. Depois, foi con­tí­nuo em uma agên­cia de publi­ci­da­de, onde apren­deu a téc­ni­ca de ilus­tra­dor e a pro­du­ção de his­tó­ri­as em qua­dri­nhos. Seu reco­nhe­ci­men­to pro­fis­si­o­nal veio em 1964, ao tra­ba­lhar na revis­ta Alte­ro­sa. Tam­bém cola­bo­rou com o jor­nal Diá­rio de Minas, onde pro­du­ziu cari­ca­tu­ras polí­ti­cas.

Confira a lista semanal do Hoje é Dia com datas, fatos históricos e feriados:

4 a 10 de feve­rei­ro de 2024
4

Mor­te da poe­ta e escri­to­ra pau­lis­ta Hil­da Hilst (20 anos)

Mor­te do autor de tele­no­ve­las e jor­na­lis­ta espa­nhol natu­ra­li­za­do bra­si­lei­ro Dani­el Más (35 anos) — escre­veu, entre outras obras de tele­dra­ma­tur­gia, a série “Arma­ção Ili­mi­ta­da”

Nas­ci­men­to do can­tor e com­po­si­tor flu­mi­nen­se Jes­sé Gomes da Sil­va Filho, o Zeca Pago­di­nho (65 anos)

Yas­ser Ara­fat é elei­to che­fe supre­mo da Orga­ni­za­ção para a Liber­ta­ção da Pales­ti­na (55 anos)

Fun­da­ção do Face­bo­ok (20 anos)

Dia Mun­di­al de Com­ba­te ao Cân­cer

5

Nas­ci­men­to do car­tu­nis­ta e char­gis­ta minei­ro Hen­ri­que de Sou­za Filho, o Hen­fil (80 anos)

Nas­ci­men­to do escri­tor esta­du­ni­den­se Wil­li­am S. Bur­roughs (110 anos)

Nas­ci­men­to do joga­dor de fute­bol argen­ti­no Car­los “Car­li­to” Tévez (40 anos)

Nas­ci­men­to da atriz capi­xa­ba Már­cia Maria Bri­sa (80 anos)

Mor­te do capo­ei­ris­ta bai­a­no Mano­el dos Reis Macha­do, o Mes­tre Bim­ba (50 anos) — fun­da­dor da pri­mei­ra esco­la de capo­ei­ra do Bra­sil, tam­bém é conhe­ci­do por ini­ci­ar um novo esti­lo des­ta arte mar­ci­al cha­ma­do “capo­ei­ra regi­o­nal”

Fun­da­ção da Com­pa­nhia de Cine­ma esta­du­ni­den­se Uni­ted Artists por Char­les Cha­plin e outras per­so­na­li­da­des de Hollywo­od (105 anos)

Dia Naci­o­nal da Mamo­gra­fia

6

Nas­ci­men­to do can­tor pau­lis­ta Jair Rodri­gues (85 anos)

Mor­te do escri­tor, dese­nhis­ta e ilus­tra­dor esta­du­ni­den­se Jack Kirby (30 anos)

Esta­be­le­ci­men­to da Esta­ção Antár­ti­ca Coman­dan­te Fer­raz (40 anos)

Fran­co e Rober­to Lopes são cam­peões mun­di­ais de vôlei de praia (30 anos)

Dia de Dan­da­ra e da Cons­ci­ên­cia da Mulher Negra

Dia Inter­na­ci­o­nal da Inter­net Segu­ra

7

Mor­te do cons­tru­tor de ins­tru­men­tos bel­ga Adolphe Sax (130 anos) — inven­tor do saxo­fo­ne

Mor­te do médi­co ale­mão Josef Men­ge­le (45 anos) — ofi­ci­al nazis­ta e médi­co do cam­po de con­cen­tra­ção de Aus­chwitz duran­te a 2ª Guer­ra Mun­di­al, foi res­pon­sá­vel por inú­me­ros cri­mes con­tra a huma­ni­da­de, fugin­do para o Bra­sil, onde fale­ceu

Nas­ci­men­to do reli­gi­o­so cea­ren­se Dom Hél­der Pes­soa Câma­ra (115 anos) — Arce­bis­po emé­ri­to de Olin­da e Reci­fe

Dia Naci­o­nal de Luta dos Povos Indí­ge­nas — ins­ti­tuí­do pela Lei Nº 11.696 de 12 de junho de 2008

Dia Naci­o­nal do Tra­ba­lha­dor Grá­fi­co — data cri­a­da em 1923, em razão de uma gre­ve pra­ti­ca­da por pro­fis­si­o­nais grá­fi­cos, que rei­vin­di­ca­vam melho­res con­di­ções de tra­ba­lho e salá­ri­os mais jus­tos

8

Nas­ci­men­to do polí­ti­co mara­nhen­se Ale­xan­dre Cola­res Morei­ra Júni­or (175 anos) — fazen­dei­ro e homem públi­co, foi dire­tor do Ban­co do Mara­nhão, da Cai­xa Econô­mi­ca, da Com­pa­nhia de Nave­ga­ção do Mara­nhão e mor­do­mo da San­ta Casa de Mise­ri­cór­dia de São Luís, onde foi tam­bém pre­fei­to e pre­si­den­te da Câma­ra Muni­ci­pal. Seu nome foi dado a uma das prin­ci­pais ave­ni­das da região cen­tral da cida­de

Nas­ci­men­to do ator, dubla­dor, dire­tor e autor minei­ro Jonas Blo­ch (85 anos)

Nas­ci­men­to do fotó­gra­fo minei­ro Sebas­tião Sal­ga­do (80 anos)

Incên­dio no Ninho do Uru­bu (5 anos)

Ocor­re o mas­sa­cre da Pache­co Fer­nan­des (65 anos) — no car­na­val de 59 acon­te­ceu uma bri­ga nas ins­ta­la­ções da Cons­tru­to­ra e para con­ter a con­fu­são, foi cha­ma­da a GEB (Guar­da Espe­ci­al de Bra­sí­lia), que ter­mi­nou inva­din­do os acam­pa­men­tos e repri­min­do dura­men­te os ope­rá­ri­os. Vári­as ver­sões são con­ta­das sobre o caso e em 2009 foi inau­gu­ra­do um monu­men­to em home­na­gem aos mor­tos no local

9

Mor­te do com­po­si­tor e radi­a­lis­ta minei­ro Ary Bar­ro­so (60 anos)

Nas­ci­men­to da atriz e can­to­ra luso-bra­si­lei­ra Maria do Car­mo Miran­da da Cunha, a Car­men Miran­da (115 anos)

Mor­te da escri­to­ra rus­sa Sophie Feo­do­rov­na Ros­top­chi­ne, a Con­des­sa de Ségur (150 anos) — auto­ra de obras-pri­mas infan­to­ju­ve­nis

Nas­ci­men­to do com­po­si­tor minei­ro Vicen­te Fer­nan­do Viei­ra Fer­rei­ra, o Vicen­te Amar (95 anos) — fun­ci­o­ná­rio do depar­ta­men­to musi­cal da Rádio Naci­o­nal, onde pas­sou a ter con­ta­to com o meio musi­cal, teve cer­ca de 50 músi­cas gra­va­das por vári­os can­to­res do rádio

Mor­te do bai­xis­ta e com­po­si­tor cuba­no Can­de­la­rio Orlan­do López Ver­ga­ra, o Orlan­do “Cachaí­to” Lopez (15 anos) — inte­gran­te do movi­men­to Bue­na Vis­ta Soci­al Club

Nas­ci­men­to da escri­to­ra e ati­vis­ta esta­du­ni­den­se Ali­ce Wal­ker (80 anos)

Pri­mei­ra apa­ri­ção da ban­da The Bea­tles, na tele­vi­são esta­du­ni­den­se no The Ed Sul­li­van Show (60 anos)

10

Nas­ci­men­to da mãe de san­to bai­a­na Maria Esco­lás­ti­ca da Con­cei­ção Naza­ré, a Mãe Meni­ni­nha do Gan­tois (130 anos) — uma das mais admi­ra­das Iyá­lo­ri­xás bra­si­lei­ras

Nas­ci­men­to do can­tor e com­po­si­tor flu­mi­nen­se Rober­to Audi (90 anos) — em 1959, apre­sen­tou-se no Super show da TV Tupi do Rio de Janei­ro, pas­san­do pos­te­ri­or­men­te a atu­ar em pro­gra­mas da Rádio Naci­o­nal, TV Tupi, TV Rio e, em São Pau­lo, na TV Record e na Ban­dei­ran­tes

Cri­a­ção da Agên­cia Espa­ci­al Bra­si­lei­ra (30 anos)

Ani­ver­sá­rio da cida­de de San­ta Maria (RA XIII)

Edi­ção: Edgard Mat­su­ki

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Nenhuma aposta acerta a Mega-Sena e prêmio vai a R$ 97 milhões

Repro­du­ção: © Rafa Neddermeyer/Agência Bra­sil Veja os números sorteados: 09 – 28 – 33 – …