...
quarta-feira ,17 abril 2024
Home / Noticias / Hoje é Dia: semana tem homenagem a Dias Gomes e aos poetas

Hoje é Dia: semana tem homenagem a Dias Gomes e aos poetas

Repro­du­ção: © Arqui­vo Nacional/Fundo Cor­reio da Manhã

Veja os principais fatos que marcaram a semana de 16 a 22 de outubro


Publi­ca­do em 16/10/2022 — 08:15 Por Gabri­el­la Cas­tro* — Esta­giá­ria da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

Ouça a maté­ria:

O Hoje é Dia da sema­na entre 16 e 22 de outu­bro lem­bra o dra­ma­tur­go Dias Gomes. Nes­ta quar­ta-fei­ra (19), se vivo fos­se, Dias Gomes com­ple­ta­ria 100 anos.

“O tea­tro é a arte por exce­lên­cia da luta, do amor e da pai­xão do homem”. Foi o que des­ta­cou o dra­ma­tur­go Dias Gomes em seu dis­cur­so de pos­se na Aca­de­mia Bra­si­lei­ra de Letras (ABL), em 1991. Ati­vis­ta con­tra a cen­su­ra e pela liber­da­de de expres­são, Gomes ocu­pou a cadei­ra 21, que havia sido bati­za­da por seu ante­ces­sor, Ado­ni­as Filho, como a “Cadei­ra da Liber­da­de”.

Sote­ro­po­li­ta­no de nas­cen­ça, Dias Gomes foi o autor de obras como as tele­no­ve­las Roque San­tei­ro (1985/1986) e Sara­man­daia (1976), e as peças tea­trais O Paga­dor de Pro­mes­sas (1959), adap­ta­da para o cine­ma, e O Bem-Ama­do (1962), leva­da para a tele­vi­são. É o cri­a­dor de per­so­na­gens mar­can­tes, que são lem­bra­dos até hoje: Odo­ri­co Para­guas­su, Dona Redon­da, Sinho­zi­nho Mal­ta, Viú­va Por­ci­na, e tan­tos outros.

Em 1956, o dra­ma­tur­go entrou na Rádio Naci­o­nal. O qua­dro Memó­ria Naci­o­nal traz epi­só­di­os do Gran­de Tea­tro, pro­gra­ma de radi­o­dra­ma­tur­gia que come­çou com peças adap­ta­das por Dias Gomes. Nele, Dias Gomes escre­via ou adap­ta­va tex­tos para o radi­o­te­a­tro. Con­fi­ra a ence­na­ção da peça O Boi San­to:

Dias Gomes mor­reu em 18 de maio de 1999, aos 76 anos, víti­ma de um aci­den­te de car­ro. Em 2012, por oca­sião dos 90 anos de nas­ci­men­to do dra­ma­tur­go, roman­cis­ta, con­tis­ta e rotei­ris­ta de cine­ma, o pro­gra­ma De lá pra cá, da TV Bra­sil, dedi­cou um epi­só­dio à vida e obra de Dias Gomes. Assis­ta:

O Recor­dar É TV, da TV Bra­sil, res­ga­tou o pro­gra­ma Advo­ga­do do Dia­bo, exi­bi­do pela TV Edu­ca­ti­va do Rio em 1985, em que Dias Gomes é entre­vis­ta­do por Osval­do Sar­gen­tel­li. O pro­gra­ma traz tam­bém depoi­men­tos do cine­as­ta Cacá Die­gues, da atriz Íta­la Nan­di e do arqui­te­to Sér­gio Ber­nar­des sobre o tra­ba­lho do imor­tal. Con­fi­ra:

Dia do Poeta

Outros mar­cos impor­tan­tes para a lite­ra­tu­ra bra­si­lei­ra e mun­di­al são come­mo­ra­dos nes­ta sema­na. Na quin­ta-fei­ra (20), é cele­bra­do o Dia do Poe­ta. A data foi cri­a­da para home­na­ge­ar o sur­gi­men­to do Movi­men­to Poé­ti­co Naci­o­nal, em 1976, que deu seus pri­mei­ros pas­sos na casa do jor­na­lis­ta, roman­cis­ta, advo­ga­do e pin­tor bra­si­lei­ro Pau­lo Menot­ti Del Pic­chia.

Em epi­só­dio de 2019, o Tar­de Naci­o­nal con­ver­sou com Mari­na Mara, uma das ide­a­li­za­do­ras do Poe­mApp, apli­ca­ti­vo que per­mi­te ao usuá­rio nave­gar por diver­sos pon­tos de poe­sia do país. Na pau­ta, o mer­ca­do da poe­sia naci­o­nal e influên­cia da inter­net no cená­rio.

Na sex­ta-fei­ra (21), com­ple­tam 40 anos do Prê­mio Nobel de Lite­ra­tu­ra ven­ci­do pelo escri­tor Gabri­el Gar­cía Mar­quez. O autor colom­bi­a­no con­quis­tou fãs por todo o mun­do com obras como Cem Anos de Soli­dão (1967) e Amor nos Tem­pos do Cóle­ra (1985). Em 2010, o His­tó­ria Hoje, da Radi­o­a­gên­cia Naci­o­nal, expli­ca por que os livros de Gar­cía Mar­quez vira­ram um mar­co da lite­ra­tu­ra lati­no-ame­ri­ca­na, inau­gu­ran­do o esti­lo que ficou conhe­ci­do como rea­lis­mo fan­tás­ti­co:

Além de Gabo, ape­nas cin­co outros auto­res lati­nos con­quis­ta­ram o prê­mio. A chi­le­na Gabri­e­la Mis­tral foi a pri­mei­ra, em 1945, segui­da de Miguel Astú­ri­as (em 1967), Pablo Neru­da (1971), Octa­vio Paz (1990) e Mario Var­gas Llo­sa (2010).

Dia Mundial da Menopausa

Os sinais de enve­lhe­ci­men­to ain­da são tra­ta­dos como um tabu. Para as mulhe­res, essa eta­pa na vida pode acar­re­tar pro­ble­mas de auto­es­ti­ma — devi­do às mudan­ças físi­cas e à for­ma como o pas­sar dos anos é retra­ta­do nas mídi­as, com cada vez mais pro­ce­di­men­tos para dis­far­çar as mar­cas da ida­de.

Atre­la­do ao enve­lhe­ci­men­to, a meno­pau­sa é um tema sen­sí­vel e ain­da tabu para uma par­ce­la do públi­co femi­ni­no. Por isso, o Dia Mun­di­al da Meno­pau­sa, cele­bra­do nes­ta ter­ça-fei­ra (18), bus­ca cha­mar aten­ção para o perío­do da meno­pau­sa e falar sobre os cui­da­dos neces­sá­ri­os para uma vida sau­dá­vel nes­sa eta­pa da vida. O Sin­to­nia Naci­o­nal, da Rádio Naci­o­nal, expli­ca como reco­nhe­cer e ali­vi­ar os sin­to­mas da meno­pau­sa:

A meno­pau­sa tam­bém foi assun­to do Tar­de Naci­o­nal, da Rádio Naci­o­nal, com des­ta­que para um dos sin­to­mas mais recor­ren­tes — os calo­res notur­nos — e o tra­ta­men­to com repo­si­ção hor­mo­nal:

A ter­ça-fei­ra ain­da come­mo­ra o Dia do Médi­co. Segun­do dados do Con­se­lho Fede­ral de Medi­ci­na (CFM), são mais de 600 mil médi­cos espa­lha­dos pelo ter­ri­tó­rio naci­o­nal. A dis­tri­bui­ção des­ses pelo país, no entan­to, ain­da é um desa­fio, com regiões com núme­ro peque­no de pro­fis­si­o­nais da saú­de para a popu­la­ção. O Revis­ta Bra­sil, da Rádio Naci­o­nal, fala sobre as con­quis­tas e desa­fi­os dos pro­fis­si­o­nais de medi­ci­na.

Confira a lista semanal do Hoje é Dia com datas, fatos históricos e feriados:

16 a 22 de outu­bro de 2022
16

Dia Mun­di­al da Ali­men­ta­ção — ins­ti­tuí­da pela ONU em come­mo­ra­ção à data de cri­a­ção da Orga­ni­za­ção das Nações Uni­das para Ali­men­ta­ção e Agri­cul­tu­ra (FAO). É cele­bra­da em mais de 150 paí­ses como uma impor­tan­te data para cons­ci­en­ci­a­li­zar a opi­nião públi­ca sobre ques­tões rela­ti­vas à nutri­ção e à ali­men­ta­ção

17

Mor­te da atriz cari­o­ca Yara Cor­tes (20 anos)

Nas­ci­men­to da com­po­si­to­ra, pia­nis­ta e maes­tri­na flu­mi­nen­se Chi­qui­nha Gon­za­ga (175 anos)

Nas­ci­men­to do com­po­si­tor cari­o­ca Luiz Flo­ri­a­no Bon­fá (100 anos)

Dia Inter­na­ci­o­nal para a Erra­di­ca­ção da Pobre­za — come­mo­ra­ção inter­na­ci­o­nal ins­ti­tuí­da pela Assem­bleia Geral da ONU em 1992

Dia Naci­o­nal da Vaci­na­ção

Iní­cio da Sema­na Naci­o­nal de Ciên­cia e Tec­no­lo­gia — data móvel

18

Nas­ci­men­to do sacer­do­te jesuí­ta por­tu­guês Manu­el da Nóbre­ga (505 anos) — che­fe da pri­mei­ra mis­são jesuí­ti­ca à Amé­ri­ca

O car­guei­ro bra­si­lei­ro Macau foi tor­pe­de­a­do por um sub­ma­ri­no ale­mão duran­te a Pri­mei­ra Guer­ra Mun­di­al (105 anos)

Dia Mun­di­al da Meno­pau­sa — come­mo­ra­ção inter­na­ci­o­nal, cri­a­da com o obje­ti­vo de aler­tar as mulhe­res sobre as mudan­ças que acon­te­cem com seu cor­po e incen­ti­vá-las a pro­cu­rar um espe­ci­a­lis­ta que pode auxi­liá-las a pas­sar por essa fase da vida femi­ni­na com mais tran­qui­li­da­de. A data tem o apoio da Orga­ni­za­ção Mun­di­al da Saú­de e de vári­as ONGs do Bra­sil e do mun­do

Dia do Médi­co

19

Nas­ci­men­to escri­tor bai­a­no e imor­tal da Aca­de­mia Bra­si­lei­ra de Letras Dias Gomes (100 anos)

Mor­te da vio­lon­ce­lis­ta bri­tâ­ni­ca Jac­que­li­ne du Pré (35 anos)

Nas­ci­men­to do enge­nhei­ro fran­cês Augus­te Lumiè­re (160 anos) — um dos irmãos Lumiè­re que inven­ta­ram o cine­ma­tó­gra­fo, fre­quen­te­men­te refe­ri­dos como os pais do cine­ma

20

Nas­ci­men­to do arqui­te­to pau­lis­ta Car­los Brat­ke (80 anos)

Nas­ci­men­to da ginas­ta cari­o­ca Yara Vaz (105 anos) — pio­nei­ra na difu­são da ginás­ti­ca no Bra­sil

Dia do Arqui­vis­ta — come­mo­ra­do no Bra­sil para mar­car a data da pro­po­si­ção de um arqui­vo púbi­co no Bra­sil, em 1823 e tam­bém da fun­da­ção da Asso­ci­a­ção dos Arqui­vis­tas Bra­si­lei­ros, em 1971

Dia Mun­di­al da Esta­tís­ti­ca — come­mo­ra­ção inter­na­ci­o­nal, que foi ins­ti­tuí­da pela ONU em tri­bu­to a este ser­vi­ço que é tido como um supor­te fun­da­men­tal para a toma­da de deci­sões gover­na­men­tais e para cida­da­nia cons­ci­en­te

Dia Mun­di­al da Oste­o­po­ro­se — come­mo­ra­ção inter­na­ci­o­nal ado­ta­da pela Fun­da­ção Inter­na­ci­o­nal da Oste­o­po­ro­se, que visa à cons­ci­en­ti­za­ção glo­bal sobre pre­ven­ção, diag­nós­ti­co e tra­ta­men­to da oste­o­po­ro­se

Dia do Poe­ta — cri­a­do em razão do Movi­men­to Poé­ti­co Naci­o­nal, que sur­giu na mes­ma data, em 1976, na casa do jor­na­lis­ta, roman­cis­ta, advo­ga­do e pin­tor bra­si­lei­ro Pau­lo Menot­ti Del Pic­chia

21

Final do 3º Fes­ti­val da Record com Cae­ta­no Velo­so, Gil­ber­to Gil, Mutan­tes, Chi­co Buar­que, entre outros (55 anos)

Escri­tor Gabri­el Gar­cía Már­quez ganha Prê­mio Nobel de Lite­ra­tu­ra (40 anos)

Dia Naci­o­nal do Ecu­me­nis­mo

Dia Naci­o­nal da Ali­men­ta­ção na Esco­la

22

Nas­ci­men­to da atriz flu­mi­nen­se Ana Bea­triz Noguei­ra (55 anos)

Edi­ção: Nathá­lia Men­des

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Entenda em quais casos a saidinha de presos fica permitida ou proibida

Repro­du­ção: © Antô­nio Cruz/Agência Bra­sil Lei que restringe o benefício foi sancionada com vetos Publicado …